A História da Ciência e suas possibilidades como ferramenta de ensino na Base Nacional Curricular

Autores

  • Aline Martins de Oliveira Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ubá
  • Priscila Paschoalino Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Marco Antonio Barroso Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Palavras-chave:

Base Nacional Curricular Comum, História da Ciência, História da Química, Método de Ensino

Resumo

Diante das diretrizes apontadas na Base Nacional Curricular Comum, o trabalho apresentado teve por objetivo listar argumentos que suportam a necessidade de inclusão do tema História da Ciência, focando-se principalmente na História da Química, baseados nas exigências do documento fundamental para o ensino de ciências na educação básica e média. Para ilustrar a importância do tema, seguiu-se uma descrição histórica do desenvolvimento da Química até a atualidade e exemplos de diferentes formas de inserção da História da Química no currículo escolar. O estudo conclui que, antes de tudo, é preciso preparar o professor para tratar do tema de forma ampla desde a sua formação na licenciatura e que a adaptação da linguagem com a qual o tema é transmitido é objeto fundamental de eficácia dos métodos de transmissão do conhecimento.

Biografia do Autor

Aline Martins de Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ubá

Bacharel em Design (UEMG-Ubá). Licencianda em Química na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade Ubá

Priscila Paschoalino, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora em Letras e Linguística pela Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Docente na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade Ubá,

Marco Antonio Barroso, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Docente na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade Ubá

Referências

BELTRAN, M. H. R.; Saito, F.; Trindade, L. S. P. História da Ciência para formação de professores. São Paulo: Editora da Física, 2014.

BORTOLLOTO, Andrea. CHIERENTIN, Maria Aparecida. Como a História da Ciência pode Auxiliar no Processo de Apropriação dos Conhecimentos Químicos. In: BELTRAN, Maria Helena Roxo (org.) SAITO, Fumikazu (org.) SANTOS, Rosana Nunes dos (org.) WUO, Wagner (org.) História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de interfaces. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2009, p. 119-123.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. (Versão dezembro 2017). Brasília, DF: MEC, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n º 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC- formação). Brasília, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 18 mai. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 8/2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química. Brasília, DF: CNE, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES08-2002.pdf. Acesso em: 20 dez. 2019.

OLIVEIRA, Aline M. MARCOLINO, Claudio B. PASCHOALINO, Priscila. HQ e Ciências: Metodologias Alternativas no Ensino Fundamental. Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Ubá. Ubá, 2019. Trabalho não publicado.

TRINDADE, Laís dos Santos Pinto. História da Ciência na Construção do Conceito de Ciências. In: BELTRAN, Maria Helena Roxo (org.) SAITO, Fumikazu (org.) SANTOS, Rosana Nunes dos (org.) WUO, Wagner (org.) História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de interfaces. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2009, p. 91-96.

VIDAL, Bernard. História da Química. Tradução de Antonio Filipe Marques. Lisboa: Edições 70, 1986.

Downloads

Publicado

08/06/2020

Como Citar

Martins de Oliveira, A., Paschoalino, P., & Barroso, M. A. (2020). A História da Ciência e suas possibilidades como ferramenta de ensino na Base Nacional Curricular. Revista Mediação, (10), 101–112. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/mediacao/article/view/4676

Edição

Seção

Artigos