MEDIAÇÕES PERFORMÁTICAS PARA O CONHECIMENTO: O YOUTUBE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

Palavras-chave:

Mídia, Covid-19, Comunicação, Performances

Resumo

Com o ineditismo da situação causada pela Covid-19 trazer informações sobre ciência para os ambientes da internet se tornou fundamental. Este trabalho, portanto, tem como objetivo investigar as práticas de comunicação dos YouTubers Rita Von Hunty e Atila Iamarino, para entender como suas ações proporcionam mediações que favorecem a aquisição de conhecimento em tempos de pandemia. Para a realização do estudo, optou-se pela pesquisa bibliográfica, amparada por uma etnografia da internet para estudos da mídia, com o intuito de usar a capacidade interpretativa do etnógrafo para criar reflexões sobre a utilização do YouTube como prática de comunicação. Como resultado, o trabalho procura demonstrar que as mediações desses comunicadores no YouTube, se dão através de performances na cultura da mídia, em um ambiente aberto para falar de ciência, política e humanidades, com vídeos criativos, transmissões ao vivo e conteúdos didáticos que fazem parte de uma linguagem presente no cotidiano midiatizado das pessoas. Assim espera-se que a mídia possa ser difusora de conhecimento científico no momento da pandemia, e que o YouTube possa ser visto como um canal para resistir a falta de informação e aos charlatanismos.

Biografia do Autor

Vinícius Oliveira Silva, Universidade Federal de Goiás/Mestrando

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais (PPGPC) na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG), e Técnico de Laboratório do Núcleo de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). E-mail: v.i.nni@hotmail.com

Lara Lima Satler, Universidade Federal de Goiás/Docente

Pós-Doutora em Estudos Culturais, pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua nos Programas de Pós-Graduação em Performances Culturais (PPGPC) e em Comunicação (PPGCOM) e na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), todos na Universidade Federal de Goiás (UFG). E-mail: lara_lima_satler@ufg.br

Referências

ALVES, Maíra. Atila Iamarino e a projeção de 1 milhão de mortos da covid no país; entenda. Correio Braziliense. Brasília, 14 jul. 2020. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2020/07/14/interna-brasil,872144/atila-iamarino-e-a-projecao-de-1-milhao-de-mortos-da-covid-no-pais-en.shtml Acesso em: 27 jul. 2020.

CAMARGO, Robson Camargo. Milton Singer e as Performances Culturais: Um conceito interdisciplinar e uma metodologia de análise. Karpa, California State University, n. 6, 01-27 p, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/319677960_Milton_Singer_e_as_Performances_Culturais_Um_conceito_interdisciplinar_e_uma_metodologia_de_analise_KARPA Acesso em 05 nov. 2019.

CUNHA, Mágda Rodrigues da; SCALEI, Vanessa. O valor das novas mediações no contexto da personalização do consumo televisivo. Conexão – Comunicação e Cultura, v. 17, p.27-45, 2018. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/download/6574/3661 Acesso em 09 mai. 2020.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: Por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac & Naif, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

G1 PR; RPC CURITIBA. Youtuber é indiciado por divulgar notícias falsas e receitas caseiras com promessa de proteção contra o coronavírus, diz polícia. G1 PR. Curitiba, 14 abr. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2020/04/14/youtuber-e-indiciado-por-divulgar-noticias-falsas-e-receitas-caseiras-com-promessa-de-protecao-contra-o-coronavirus-diz-policia.ghtml Acesso em: 27 jul. 2020.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 200 p.

GRIGÓRIO, Éder Saraiva. Streaming de conteúdo multimídia. 2013. 28 f. Monografia (Sistemas de Multimídia). Instituto de ciências exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.

HINE, Christine. Estratégias para etnografia da internet em estudos de mídia. In: CAMPANELLA, Bruno. BARROS, Carla (Org). Etnografia & consumo midiático:

novas tendências e desafios metodológicos. Rio de Janeiro: e-papers, 2016. p. 11-27.

HUNTY, Rita Von. Tempero Drag. 2015. Disponíel em: https://www.youtube.com/channel/UCZdJE8KpuFm6NRafHTEIC-g Acesso em: 30 jun. 2020.

HUNTY, Rita Von. TV Folha. Rita Von Hunty: a drag queen que fala de política. 2019a. Disponível em: https://youtu.be/5X0nJsMOxn4 Acesso em: 30 jun. 2020.

HUNTY, Rita Von. Haverá arte depois do coronavírus?. 2020. Disponível em: https://youtu.be/kUP1Qv8w4V4 Acesso em: 29 jul. 2020.

IAMARINO, Atila. Nerdologia. 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/c/nerdologia/featured Acesso em: 01 ago. 2020.

IAMARINO, Atila. Tedx Talks. Educação para o Futuro. 2017. Disponível em: https://youtu.be/B_x8EccxJjU Acesso em: 01 ago. 2020.

IAMARINO, Atila. Atila Iamarino. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/c/AtilaIamarino/featured Acesso em: 01 ago. 2020.

IAMARINO, Atila. Roda Viva. Atila Iamarino 30/03/2020. 2020. Disponível em: https://youtu.be/s00BzYazxvU Acesso em: 03 ago. 2020.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia - estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. A teoria barberiana da comunicação. Matrizes, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 39-63, jan./abr. 2018.

MAIO, Ana Maria Dantas. Teoria das mediações sociais: refinamento ou obsolescência? E-Compós, Brasília, v.19, n.3, p. 1-20, set./dez. 2016. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1267/911 Acesso em: 04 ago. 2020.

MARCHESI, Mariana de Toledo. SOUZA, Lívia Silva de. REDKO, Beatriz. Mídias, mediações, mediascapes: comunicação nas dinâmicas globais da cultura. Parágrafo, São Paulo, v. 2, n.1, p. 67-81, jan./jun. 2014. Disponível em: http://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/200/256 Acesso em: 04 ago. 2020.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: 3 introduções. Matrizes, São Paulo, v. 12, n.1, p. 9-31, jan./abr. 2018.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. BARCELOS, Claudia. Comunicação e mediações culturais [Entrevista]. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 151-163, jan./jun. 2000. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercom/article/view/2010/1788 Acesso em: 18 abr. 2020.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997. 356 p.

PAIVA, Letícia. Conheça Rita von Hunty, a drag queen que ensina sociologia no YouTube. Claudia, São Paulo, 17 fev. 2020. Disponível em: https://claudia.abril.com.br/sua-vida/conheca-rita-von-hunty-a-drag-queen-que-ensina-sociologia-no-youtube/#respond Acesso em: 16 abr. 2020.

PEIRANO, Mariza. Temas ou Teorias? O estatuto das noções de ritual e performance. Campos, Curitiba, v. 7, n. 2, p. 9-16. 2006.

RODA Viva [Programa de TV]. Direção: Leão Serva. São Paulo: TV Cultura. 1986.

SANTOS, Joseylson Fagner dos. Femininos de Montar – uma etnografia sobre experiências de gênero entre drag queens. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Natal, RN: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012.

STUMPF, Ida Regina. C. Pesquisa bibliográfica. In: DUARTE, J; BARROS, A (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Downloads

Publicado

21/12/2021

Como Citar

Silva, V. O., & Satler, L. L. (2021). MEDIAÇÕES PERFORMÁTICAS PARA O CONHECIMENTO: O YOUTUBE EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Mediação, (12). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/mediacao/article/view/5181