KARL R. POPPER: A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO TENTATIVA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

  • Marco Antonio Barroso UEMG

Palavras-chave:

: Popper, Educação, Crítica

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relacionar a proposta epistemológica desenvolvida por Karl R. Popper a uma possibilidade pedagógica para educação científica, fundamentando-se em uma leitura monográfica da obra do filósofo. Logo, o presente trabalho procura refletir sobre as contribuições da epistemologia popperiana à educação em geral, e particularmente para o ensino de ciências, em sua relação com a formação de professores. Em suas referências primárias o trabalho tem, como foco principal, a leitura do ensaio De volta aos Pré-Socráticos, obra em que o pensador desenvolve uma visão sobre como a crítica tem papel decisivo no desenvolvimento do saber ocidental e, por consequência, para o desenvolvimento da ciência como um todo; também está na bibliografia primária o capítulo “O pensamento dogmático e crítico – aprender sem o auxílio da indução”, da autobiografia de Popper.

Referências

ABBAGNANO, N. História da filosofia. Lisboa: Presença, 1984. vol. XI e XII.

BACHELARD, G. A filosofia do não; O novo espírito científico; A poética do espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1978 (Os pensadores).

BARROSO, M. B.; PINTO, T.J.S. “Bachelard: A aprendizagem científica como ruptura”. Revista Educação em Perspectiva. Viçosa, MG. v.8 n.2. maio-ago. 2017, p.232-249.

BARROSO, M. A.; SÁ, C. O. “A Influência do Paradigma Biológico na Filosofia do Século XX: A Epistemologia Darwinista de Karl Popper”. In, Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science. v.8, n.3, set.-dez. 2019, p. 509-523.

CASTAÑON, G. Introdução à epistemologia. São Paulo, EPU, 2007, pp. 31- 43.

CHALMERS, A.F. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.

COSTA, R. S. A Epistemologia Pós-Darwiniana de Sir Karl Popper. Rio de Janeiro: PUC, 2007. [Dissertação].

DAGOGNET, F. Bachelard. Lisboa: edições 70, 1986.

FABIAN, E. P. A aproximação de Popper com a epistemologia evolucionária. Porto Alegre: PUC, 2008. [Tese].

FIRODE, A. “A teoria popperiana da aprendizagem”. In, Revista Contemporânea de Educação, vol. 11, n. 22, ago/dez de 2016, p.p. 249-263.

MAYR, E. O desenvolvimento do pensamento biológico. Brasília: 1998.

MALUF, V. A contribuição da epistemologia de Gaston Bachelard para o ensino de ciências. Araraquara: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2006. (Tese de doutorado).

OLIVA, A. Filosofia da Ciência. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

PEREIRA, J. C. R. A fórmula do mundo segundo Karl Popper. 2009. 206 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009

POPPER, K. R. Autobiografia Intelectual. São Paulo: Cultrix, 1977.

POPPER, K. R. Conjeturas e refutacyones. Buenos Aires: Paidos, 1991.

POPPER, K. R. O mundo de Parmênides. São Paulo: Unesp, 2014.

Revista Mediação - Ano V |  Nº 11 - jul./dez. 2020

Downloads

Publicado

20/07/2021

Como Citar

Barroso, M. A. (2021). KARL R. POPPER: A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO TENTATIVA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Revista Mediação, (11). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/mediacao/article/view/5797