PROTAGONISMO E INTERDISCIPLINARIDADE NAS AULAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA
Palavras-chave:
Leitura, Língua Inglesa, Ensino Médio, Formação do Leitor, InterdisciplinaridadeResumo
O presente artigo se insere na temática de ensino de Inglês como língua adicional e uso estratégias interdisciplinares e foi construído com base em uma pesquisa feita com alunos do Ensino Médio da rede pública acerca das aulas de leitura em Língua Inglesa. Ele tem como objetivo incentivar um trabalho com textos em Inglês que agreguem uma discussão interdisciplinar entre os saberes. Para tal, recorremos à sondagem do perfil leitor de alunos do Ensino Médio da rede pública fluminense por meio de um questionário disponibilizado na plataforma Google Forms. A coleta e análise dos dados foi feita de forma quanti-quali com abordagem descritiva e buscamos, com o resultado obtido, fomentar uma discussão sobre a importância do uso de metodologias que promovam o protagonismo discente durante as aulas. De igual modo, buscaremos neste artigo fortalecer a defesa de um olhar interdisciplinar como forma de substanciar o aprendizado e a motivação do aluno. Respaldamo-nos em Rojo (2004) e Morais (1997) acerca dos hábitos de leitura, Ellis (2012), Richards; Rodgers (1986) e Souza (2005) acerca dos métodos de ensino em Língua Inglesa, Fazenda (1998, 2007) e Morin (2007, 2014) no que concerne à interdisciplinaridade e Andrade e Souza (2016) e Bacich (2018) sobre a metodologia ativa da Rotação por Estações.
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