PROTAGONISMO E INTERDISCIPLINARIDADE NAS AULAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA

Autores

Palavras-chave:

Leitura, Língua Inglesa, Ensino Médio, Formação do Leitor, Interdisciplinaridade

Resumo

O presente artigo se insere na temática de ensino de Inglês como língua adicional e uso estratégias interdisciplinares e foi construído com base em uma pesquisa feita com alunos do Ensino Médio da rede pública acerca das aulas de leitura em Língua Inglesa. Ele tem como objetivo incentivar um trabalho com textos em Inglês que agreguem uma discussão interdisciplinar entre os saberes. Para tal, recorremos à sondagem do perfil leitor de alunos do Ensino Médio da rede pública fluminense por meio de um questionário disponibilizado na plataforma Google Forms. A coleta e análise dos dados foi feita de forma quanti-quali com abordagem descritiva e buscamos, com o resultado obtido, fomentar uma discussão sobre a importância do uso de metodologias que promovam o protagonismo discente durante as aulas. De igual modo, buscaremos neste artigo fortalecer a defesa de um olhar interdisciplinar como forma de substanciar o aprendizado e a motivação do aluno. Respaldamo-nos em Rojo (2004) e Morais (1997) acerca dos hábitos de leitura, Ellis (2012), Richards; Rodgers (1986) e Souza (2005) acerca dos métodos de ensino em Língua Inglesa, Fazenda (1998, 2007) e Morin (2007, 2014) no que concerne à interdisciplinaridade e Andrade e Souza (2016) e Bacich (2018) sobre a metodologia ativa da Rotação por Estações.

Biografia do Autor

Mariane Matos Magalhães, Colégio Pedro II

Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói- RJ, especialista em Psicopedagogia, Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI) - Brasil, mestranda do Curso de Mestrado Profissional de Práticas de Educação Básica, Colégio Pedro II - RJ e docente da SEEDUC-RJ e da Fundação Municipal de Educação de Niterói -RJ

Flávia Vieira da Silva do Amparo , Colégio Pedro II- RJ/ Universidade Federal Fluminense (UFF)-RJ

Professora Associada de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora Titular de Português e Literaturas do Colégio Pedro II. Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFF e no Mestrado Profissional (MPPEB-CPII) do Colégio Pedro II. É coordenadora da disciplina Literatura Brasileira III do curso de graduação em Letras EAD da UFF. Possui graduação em Letras Português-Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro , Mestrado em Letras (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro  e Doutorado em Letras (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Referências

ANDRADE, Maria do Carmo F. de. SOUZA, Pricila Rodrigues de. Modelos de Rotação do Ensino Híbrido: Estações de Trabalho e Sala De Aula Invertida. E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial. Florianópolis, v. 9, n. 1, 2016.

BACICH, Lilian. Ensino Híbrido: Proposta de formação de professores para uso integrado das tecnologias digitais nas ações de ensino e aprendizagem. In: Anais do Workshop de Informática na escola. 2016. p. 679. Disponível em: <http://www.br- ie.org/pub/index.php/wie/article/view/6875/4753>. Acesso em: 10 jul. 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

BARION, Eliana Cristina Nogueira Barion; MELLI,Nádia Cristina de Azevedo. Algumas reflexões sobre o ensino híbrido na educação profissional. Disponível em: Acesso em: 08 mai. 2019.

BNCC: Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2017.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2014.

ELLIS, Rod. First steps in reading - a teacher’s handbook for using starter readers in the primary school. Oxford: Heinemann, 1998.

ELLIS, Rod. Language teaching research & language pedagogy. USA: Wiley-Blackwell, 2012.

FAZENDA, Ivani. Didática e interdisciplinaridade. São Paulo: Papirus, 1998.

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MORAIS, José. A arte de ler – Psicologia cognitiva da leitura. Lisboa: Cosmos, 1997.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 21a edição.Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNs). Língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998.

RICHARDS, Jack; RODGERS, Theodore. Approaches and methods in language teaching. UK: Cambridge University Press, 1986.

ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: Rede do Saber/CENP_SEE – SP, 2004.

SOUZA, Adriana Grade Fiori. Leitura em língua inglesa: uma abordagem instrumental. São Paulo: Disal, 2005.

2

Downloads

Publicado

21/12/2021

Como Citar

Souza dos Santos, M., Matos Magalhães, M., & Vieira da Silva do Amparo , F. (2021). PROTAGONISMO E INTERDISCIPLINARIDADE NAS AULAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA . Revista Mediação, (12). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/mediacao/article/view/6217