A formação do professor e os desafios da integração das tecnologias digitais de informação e comunicação na sala de aula

Autores

Palavras-chave:

Formação do professor, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Prática Docente

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre a formação do professor diante dos desafios da integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas atividades pedagógicas. Tal reflexão tem como aporte a entrevista narrativa, no âmbito da investigação qualitativa. Através das entrevistas, três professores da educação básica, do município de Barreiras-Ba  relatam sobre sua formação na aprendizagem das TDIC e os desafios para integração destas às atividades pedagógicas. Esse estudo tem como propósito subsidiar a discussão a respeito da formação do professor para uso das mídias digitais em situações pedagógicas, considerando que a relação de ensino e de aprendizagem vigentes esboçam as possibilidades de configuração de modalidades inovadoras de produção do conhecimento em decorrência de novos delineamentos evidenciados pelas TDIC. 

Biografia do Autor

Eliata Silva, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Educação e Diversidade (MPED UNEB, 2015). Licenciada em Pedagogia (UNEB,1997). Especialização em Gestão Educacional (Faculdade de São Salvador - 2013), Mídias na Educação (UESB, 2013); Especialista em Planejamento e Gestão de Sistemas de Educação a Distância (UNEB, 2005); Especialização em Telemática na Educação (UFRPE, 2004); Língua Portuguesa - visão discursiva (UFRJ, 2001). Atua como professora (formadora estadual) das Ações do Pacto Bahia pela Alfabetização na Idade Certa na Secretaria de Educação da Bahia - Coordenação de Projetos Especiais (COPE) - Núcleo Territorial de Educação 16 - Jacobina-BA (NRE 16).

Referências

ALMEIDA, Maria Isabel de. Proposta pedagógica: formação continua de professores.Boletim 12. Salto pro futuro Agosto de 2005.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Sobre o conceito de formação na abordagem (auto)biográfica. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 157-164, maio/ago. 2011.

BRASIL. Resolução CEB Nº 2, DE 19 DE ABRIL DE 1999. URL: portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0299.pdf acesso em 16/05/2009 às 15:20:36

BONILLA, Maria Helena. Escola Aprendente: para além da Sociedade da Informação. Rio de Janeiro: Quartet, 2005.

______ Linguagens, tecnologias e racionalidades utilizadas na escola: interfaces possíveis. In: 27ª Reunião Anual da Anped, 2004, Caxambu. Sociedade, Democracia e Educação: qual universidade? 2004.

BRASIL .Resolução CEB Nº 2, DE 19 DE ABRIL DE 1999. URL : portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0299.pdf acesso em 03/04/2016.

CANÁRIO, R, A escola tem futuro? Das promessas às incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FERRÉS, Joan. Pedagogia dos meios audiovisuais e pedagogia com os meios audiovisuais. In. SANCHO, Juana M. (org.) Para uma tecnologia educacional. Tradução de Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1998.

FONTOURA, Helena Amaral da. Docência e Diversidade na Educação Básica. In: RIOS, Adriana V. Pacheco (Org). Docência na Educação Básica. Salvador: EDUNEB, 2015.

GOUVÊA, Sylvia Figueiredo. Os caminhos do professor na Era da Tecnologia. Revista de Educação e Informática, Ano 9 - número 13 - abril 1999.

JOVCHELOVITCH, Sandra.; BAUER, Martin W.. Entrevista narrativa. In:

BAUER, M. W. GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Tradução: Pedrinho Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

LIMA . M. S. L. Vida e trabalho - articulando a formação contínua e o desenvolvimento profissional de professores- salto para o futuro / tv escola www.tvebrasil.com.br/salto -URL http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005/fcp/tetxt5.htm. Acesso 25/03/2016

LITWIN, Edith. Educação a Distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Arimed Editora, 2001.

ProInfo Integrado. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacao-a-distancia-sp-2090341739/programas-e-acoes?id=13156 Em 02/04/2016

Downloads

Publicado

08/06/2020

Como Citar

Silva, E. (2020). A formação do professor e os desafios da integração das tecnologias digitais de informação e comunicação na sala de aula. Revista Mediação, (10), 03–15. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/mediacao/article/view/2200

Edição

Seção

Artigos