Editorial

Autores

  • Billy Fádel Machado Rampinelli UEMG/Ubá

Palavras-chave:

Editorial, Mediação

Resumo

A Revista Científica Virtual Mediação chega ao seu 11º número atravessando junto com toda sociedade um momento educacional bastante delicado e que tem exigido muito dos sujeitos envolvidos no meio acadêmico. Mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia do Covid-19, o corpo editorial desta revista visa ao cumprimento de seu objetivo que é divulgar textos científicos originais, inéditos e com a mirada nos desdobramentos das discussões necessárias nos dias atuais.
Esta edição é composta por cinco artigos que apresentam temas e assuntos relevantes e que abrangem diversas possibilidades de diálogos da área de ciências humanas. O primeiro trabalho relaciona a proposta epistemológica desenvolvida por Karl R. Popper a uma possibilidade pedagógica para educação científica, visando refletir sobre suas contribuições à educação em geral, e particularmente para o ensino de ciências, em sua relação com a formação de professores.
Os dois artigos seguintes trazem discussões sobre a educação ambiental: um analisa o uso do cinema para promoção de discussões sobre o lixo urbano e eu destino final, em turmas finais do ensino fundamental. O outro discute políticas ambientais nacionais, um tema latente na atualidade, apresentando informações e suas possíveis consequências, principalmente, para o bioma Amazônico, por meio da revisão de artigos acadêmicos e reportagens veiculadas em diferentes canais de comunicação.
O quarto artigo expõe o importante debate sobre a aquisição da leitura e escrita por jovens e adultos em fase de alfabetização, buscando repensar ações educativas contextualizadas que levem em consideração todos os agentes de construção do processo de ensino aprendizagem, dentro da perspectiva da aprendizagem significativa.
Por último, mas dentro da perspectiva de conhecimento do sistema educacional e de suas práticas com mirada nas demandas sociais, o quinto artigo analisa as contribuições da Teoria da Contingência na gestão escolar durante o contexto atípico da Pandemia do Covid-19, tendo em vista a possibilidade de ampliar e promover formas diversificadas de acesso ao conteúdo durante o período de ensino remoto, incentivando ações governamentais que visem ao comprometimento e à democratização de formas efetiva a educação EAD no território mineiro.
Todos os artigos contribuem para que o leitor reflita sobre novas possibilidades dentro da área de educação e suas práticas.

Os organizadores

Ubá, 30 de junho de 2021.

Referências

Revista Mediação nº 11

Editorial

Downloads

Publicado

20/07/2021

Como Citar

Machado Rampinelli, B. F. . (2021). Editorial. Revista Mediação, (11). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/mediacao/article/view/5967

Edição

Seção

Apresentação