O CINEMA COMO CATALIZADOR DE DISCUSSOES SOBRE O LIXO URBANO NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UBÁ – MG

Autores

  • Evelyn Ribeiro Pimentel Carneiro da Silva UEMG
  • Priscila Paschoalino Ribeiro UEMG

Palavras-chave:

educação ambiental; destinação do lixo; metodologia funcional

Resumo

Este trabalho objetivou analisar o uso do curta-metragem Ilha das Flores, dirigido por Jorge Furtado, como ferramenta promotora de discussões sobre educação ambiental e lixo urbano, em duas turmas do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública da periferia da cidade de Ubá. Adotou-se o tema “Lixo urbano e seu destino final” devido à situação emergencial da cidade, que não possui aterro sanitário. A metodologia consistiu em: desenvolvimento de um plano de aula; visita à escola; aplicação do questionário para identificação do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema; apresentação da aula com os conceitos básicos da educação ambiental; exibição do curta-metragem; discussão do tema; apresentação de informações sobre o lixo da cidade de Ubá; cruzadinha avaliativa sobre a fixação dos conceitos trabalhados. Os resultados dizem sobre o compromisso do município com o meio ambiente, pois por não serem familiarizados com questões relativas ao lixo urbano, muitos alunos não reconhecem as práticas e cuidados necessários com a destinação do lixo de sua cidade, portanto de seu próprio lixo. Levar temas como este para as salas de aula, usando metodologias funcionais como o cinema, apresenta-se como um caminho interessante para sensibilização dos alunos e para sua formação cidadã.

Biografia do Autor

Evelyn Ribeiro Pimentel Carneiro da Silva, UEMG

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade de Ubá.

Priscila Paschoalino Ribeiro, UEMG

Professora da UEMG desde 2006. 

Áreas de atuação: Língua Portuguesa; Língua Inglesa; Comunicação e semiótica; Educação Ambiental.

Referências

ABRELPE – Roteiro para encerramento de lixões. Disponível em:< http://abrelpe.org.br/roteiro-para-encerramento-de-lixoes/ >. Acesso em: 31 out 2019.

ALBUQUERQUE, B.P. As relações entre o homem e a natureza e a crise sócio-ambiental. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 2007.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1998. Disponivel em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12657%3Aparametros-curriculares-nacionais-5o-a-8o-series&catid=195%3Aseb-educacao-basica&Itemid=859>. Acesso em: 15 de ago. 2019.

BRASIL. Ministerio da Educação e do Desporto. A Implantação da Educação Ambiental no Brasil. 1ª ed. Brasília - DF, 1998.

CARDOSO, F. de C. I.; CARDOSO, J. C. O problema do lixo e algumas perspectivas para redução de impactos. Cienc. Cult., São Paulo , v. 68, n. 4, p. 25-29, Dec. 2016.

CONAMA – CONSELHO NASCIONAL DO MEIO AMBIENTE. Resolução nº 275, de 25 de abril de 2001. Seção 1, pag. 80. Publicada no DOU no 117-E, de 19 de junho de 2001.

CUNHA, M.B. e GIORDAN, M. A imagem da ciência no cinema. Química Nova na Escola, v. 31, n. 1, p. 9-17, 2009.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: príncios e práticas. 9ª ed. São Paulo: Gaia, 2004.

ELK, A. G. H. P. V. Redução de emissões na disposição final. Coordenação de Karin Segala – Rio de Janeiro: IBAM, 2007. Disponível em: < https://www.mma.gov.br/estruturas/srhu_urbano/_publicacao/125_publicacao12032009023918.pdf >. Acesso em: 31 out 2019.

FRAZÃO, D. Biografia de Jorge Furtado. Ebiografia, 2017. Disponível em: < https://www.ebiografia.com/jorge_furtado/ >. Acesso em: 25 out 2019.

FIUZA, A.F. O resto é verdade: História e ficção em sala de aula no curta-metragem Ilha das flores. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.32, p.243-253, dez. 2008.

FUENTES, N. M. M; COSTA, R. N.; RUTA, C. Cinema e Educaçãio Ambiental no Parque Naional da Restinga de Jurubatiba: Reflexões e práticas interdisciplinares e transversais. Educ. Soc. [online]. 2016, vol.37, n.136, pp.893-911. Epub Sep 19, 2016.

G1 – ZONA DA MATA – MG. Ubá está entre as cidades do país que acabaram com os lixões. 2014. Disponível em:< http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2014/08/uba-esta-entre-cidades-do-pais-que-acabaram-com-os-lixoes.html> . Acesso em: 29 out 2019.

GONÇALVES, P. A cultura do supérfluo: Lixo e desperdício na sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.

GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. 8ª ed. Campinas-São Paulo: Papirus Editora, 2007.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTASTÍSTICA. Perfil dos municípios brasileiros : Saneamento básico : Aspectos gerais da gestão da política de saneamento básico : 2017/IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. - Rio de Janeiro : IBGE, 2018. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101610.pdf >. Acesso em: 31 out 2019.

ILHA das Flores. Direção: Jorge Furtado. Produção: Jorge Furtado. Porto Alegre: 1989, disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=bVjhNaX57iA>

JACOBI, P. R. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Revista Educação e Pesquisa FE-USP, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 233-250, maio/ago. 2005.

MARTINS, C. H. B. et al. Da Rio-92 à Rio+ 20: Avanços e Retrocessos da Agenda 21 no Brasil. Indicadores Econômicos FEE, Porto Alegre, v. 42, n. 3, p. 97-108, 2015.

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. 5ª ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2019.

PMU – PREFEITURA MUNICIPAL DE UBÁ, 2014. Saiba o que acontece com o lixo que você produz. Disponível em: < http://www.uba.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/saiba-o-que-acontece-com-o-lixo-que-voce-produz/19298 >. Acesso em: 28 set 2019.

PMU – PREFEITURA MUNICIPAL DE UBÁ, 2017. Coleta Seletiva. Disponível em: < http://www.uba.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/coleta-seletiva-recolhe-1-tonelada-de-reciclaveis-no-primeiro-mes/111781 >. Acesso em: 28 out 2019.

PMU – PREFEITURA MUNICIPAL DE UBÁ, 2017. Prefeito quer criar consorcio para construção do aterro sanitário. Disponível em: < http://www.uba.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/prefeito-quer-criar-consorcio-para-construcao-do-aterro-sanitario/101373 >. Acesso em: 08 out 2019.

RIBEIRO, R. Como e porquê separar o lixo? Ministerio do Meio Ambiente: 2012. Disponível em: <https://www.mma.gov.br/informma/item/8521-como-e-porqu%C3%AA-separar-o-lixo >, Acesso em 30 out 2019.

RIBEIRO, R. Política de Resíduos Sólidos apresenta resultados em 4 anos. Ministerio do Meio Ambiente: 2014. Disponível em: < https://www.mma.gov.br/informma/item/10272-pol%C3%ADtica-de-res%C3%ADduos-s%C3%B3lidos-apresenta-resultados-em-4-anos >. Acesso em: 31 out 2019.

REIGOTA, M. O que é educação ambiental. 5ª reimpr. da 2ª ed. de 2009. São Paulo: Brasiliense, 2012.

VIEIRA, F. Z; ROSSO, A. J. O cinema como componente didático da educação ambiental.Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 11, n. 33, p. 547-572, 2011.

Revista Mediação - Ano V |  Nº 11 - jul./dez. 2020

Downloads

Publicado

20/07/2021

Como Citar

Ribeiro Pimentel Carneiro da Silva, E., & Ribeiro, P. P. (2021). O CINEMA COMO CATALIZADOR DE DISCUSSOES SOBRE O LIXO URBANO NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UBÁ – MG. Revista Mediação, (11). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/mediacao/article/view/5744