Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 11 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

AUTORIA E IDENTIFICAÇÃO

Os autores devem submeter os trabalhos devidamente identificados (versão com identificação), com nome completo, titulação e instituição de vínculo. Proceder o mesmo para demais coautores. No caso de mais de um autor, a ordem de aparecimento dos autores será aquela mantida tal qual foi submetida, lembrando que, para a submissão, pelo menos um dos autores deve ter o título de doutor ou PhD. Será aceito o máximo de cinco autores em todas as categorias de seções publicadas pela revista Pensamentos em Design.

Para a avaliação cega, os autores deverão submeter um segundo arquivo, removendo dele qualquer identificação de autoria, seja o(s) nome(s) do(s) autor(es) no corpo do texto ou nas propriedades do arquivo, seja a menção, no corpo do texto, de quaisquer informações sobre a autoria.

ENVIO DO TEXTO

Os textos devem ser submetidos no site da revista. O interessado deve cadastrar login/senha para acesso à revista Pensamentos em Design. O cadastro no sistema é obrigatório para submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Os autores devem, antecipadamente, especificar qual a categoria de seção do texto submetido:

  • artigo completo
  • artigo especial (texto inédito de autor convidado)
  • ensaio
  • resenha
  • entrevista
  • projeto de design
  • dossiê temático
  • edição especial

FORMATAÇÃO

O formato da página é A4 (21 x 29.7cm) na orientação retrato, com margens: Superior 2,5 cm; Inferior 2,5 cm; Interna 3,0 cm; Externa 3,0 cm.

O arquivo deve iniciar com título no idioma de origem do(s) autor(es) e o título em inglês. Logo após, inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es) na ordem que irá aparecer no artigo publicado. O nome deve ser no formato nome e sobrenome(s) em caixa alta e baixa. Resumo no idioma de origem do(s) autor(es) e abstract em inglês (cerca de 150 palavras). No caso de textos em língua estrangeira, apresentar o resumo nesta língua e em português. Logo abaixo do resumo, inserir com até cinco palavras-chave e keywords em inglês. No caso de textos em língua estrangeira, apresentar as palavras-chave nesta língua e em português.

Todas as propostas devem estar em editor de texto Microsoft Word ou OpenOffice, compatível com fonte arial tamanho 11 e espaçamento simples entre linhas. Depois de cada parágrafo 6 pt de endentação, sem recuo inicial. Título do artigo (arial 16 pt negrito e negrito e itálico, quando em inglês) e subtítulos (arial 12 pt negrito). O alinhamento do título e subtítulos à esquerda, o corpo do texto deve ser justificado, e o alinhamento de figuras, tabelas e legendas deve ser centralizado. As citações de até três linhas devem vir entre aspas e no corpo do texto. As citações com mais de três linhas devem vir destacadas em corpo 10, espaçamento simples, sem aspas e com recuo de 4 (quatro) cm. As omissões de trechos do texto, como para a avaliação às cegas, devem ser marcadas por reticências entre colchetes. As tabelas, quadros e gráficos devem ser designados como tais, e as demais formas de ilustração (desenhos, mapas, fotos etc.), como figuras. As ilustrações devem ser numeradas com algarismos arábicos. Nas tabelas o título é colocado na parte superior e a fonte na parte inferior. Nas figuras e gráficos o título é colocado na parte inferior junto com a fonte. Todos com alinhamento centralizado e texto em arial 10 pt.

No corpo do texto serão permitidas notas de rodapé.

Ao final do texto, deve-se inserir um minicurrículo de cada autor em separado, com no máximo dez linhas cada.

IMAGENS

É responsabilidade do(s) autor(es) verificar a legalidade dos documentos de permissão de uso de imagens e fotos. O material visual deverá vir acompanhado de legendas de identificação e créditos, em formato JPG ou TIF, com resolução mínima de 300 dpi. Além das imagens do corpo do texto e na ordem que aparecem no texto, o material deve também ser enviado em arquivos separados para que a equipe de design gráfico possa ajustá-lo da maneira mais adequada à reprodução.

REVISÃO ORTOGRÁFICA

A revista Pensamentos em Design não se responsabiliza pela correção ortográfica dos artigos, portanto, é de responsabilidade do(s) autor(es) apresentar o texto redigido de acordo com normas dos idiomas nativos: português, espanhol, italiano e inglês.

REFERÊNCIAS

Fazer referências aos textos citados no trabalho, de acordo com a NBR 6023 para elaboração de referências bibliográficas; ou com a ISO 690.

  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023. Informação e documentação: Referências - Elaboração. 2. Ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.
  • INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO690. Information and documentation: Guidelines for bibliographic references and citations to information resources. Geneva: ISO, 2010.

POLÍTICAS, REGIMENTO E REGULAMENTO PARA PUBLICAÇÃO

As questões éticas, de negligência, de plágio, direitos dos autores, políticas de privacidade e responsabilidades dos editores estão de acordo com questões propostas pela SciELO e dispostas no site da revista. O link para todas as informações: (http://revista.uemg.br/index.php/Pen-semDes/user).

Artigo Especial

Texto inédito de autor convidado, que seja destaque acadêmico no campo do design, sem que haja necessidade de passar pela avaliação em pares. 

Artigos Completos

Textos inéditos de natureza teórica ou experimental. A revista propõe ampliar as reflexões críticas e analíticas, a troca de idéias e o diálogo entre a academia e os profissionais da área de design e áreas afins. Os artigos podem ser de pesquisa original ou artigos de revisão e ter no mínimo 4.000 palavras e no máximo 8.000 palavras. Os artigos deverão ser contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa original, com metodologia e resultados claramente descritos; contribuições provenientes de dissertações, teses, trabalhos finais de curso ou de projetos de pesquisa em andamento contendo a descrição das etapas do estudo, com ênfase nas questões metodológicas. Artigos de revisão deverão ser contribuições de caráter analítico ou propositivo com constructos teóricos, que levem ao questionamento de modelos existentes e que possibilitem hipóteses para pesquisas futuras; contribuições destinadas a divulgar o estado da arte de temas específicos com base na revisão bibliográfica.

Ensaio

O ensaio deve expor ideias e pontos de vista sobre temáticas relacionadas ao design e áreas correlatas. Os trabalhos devem apresentar base em pesquisa referencial e conclusão. Busca-se originalidade no enfoque, sem, contudo, explorar o tema de forma exaustiva. O ensaio deverá ter no mínimo 4.000 palavras e no máximo 8.000 palavras.

Resenha

Resenha ou análise crítica de um ou mais livros impressos ou online. Destinam-se a contribuições que apresentam análise crítica de livros, projetos e obras pertinentes ao design e áreas correlatas. O tipo revisão de produto é usado para análise de produtos – deverá ser de caráter crítico, analítico e reflexivo e que aporte novos conhecimentos além do simples resumo de uma obra. A resenha deverá se limitar a 4.000 palavras.

Entrevista

Destinam-se a profissionais, pesquisadores e professores convidados, para discursar sobre temáticas ligadas ao design, seus aspectos tangíveis e intangíveis. Além de áreas correlatas e a relevância das pesquisas e projetos para a divulgação acadêmica na área do design e das ciências sociais aplicadas, prevê-se coleta de dados não documentados sobre um determinado tema dentro da cultura do design. Nesta categoria também podem ser publicados discursos e documentos de apresentação oral. As entrevistas serão realizadas por algum membro da equipe editorial ou por ele designado. O tamanho deve ser equivalente ao definido nos artigos completos.

Projeto de Design

Pensamentos em Design tem como objetivo explorar a interface entre pesquisa acadêmica e aplicação prática, publicando Desenvolvimento de Projetos de Design nas áreas de produto, gráfico, serviço, ambiente, moda, e outros. Eles devem ser inovadores e trazer novos conhecimentos além do simples relato de um processo. Devem apresentar pertinência para a área de ação, abordagem inovadora ou tecnológica, visão crítica, reflexiva ou criativa. Os autores devem apresentar a relevância para a área de ação. Os projetos com o memorial descritivo devem ser limitados a 4.000 palavras.

Dossiê temático

Um dossiê temático poderá ser proposto anualmente, caracterizando-se por um conjunto de artigos, ensaios, resenhas, entrevistas e projetos em torno de um tema que expressa contribuição considerada oportuna e relevante para a comunidade de referência em design, pela equipe editorial e para a área de escopo da revista.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.