Idealização e implantação dos cursos de comunicação visual e desenho industrial da UFPR

contexto, influências e repertórios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/pensemdes.v1i2.6388

Resumo

Este artigo trata da concepção e implementação dos cursos de Comunicação Visual e Desenho Industrial da Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio de levantamento de fontes documentais. Busca-se traçar uma conjuntura sócio histórica da cidade de Curitiba, assim como as particularidades institucionais que viabilizaram a criação dos cursos. Além do levantamento bibliográfico, foram utilizados documentos como atas de reuniões, grades curriculares, cartas e resoluções. Também foram coletados depoimentos de diversos personagens que fizeram parte do início deste curso, tanto docentes quanto discentes. Descreve-se, primeiramente, as teorias e paradigmas que permeavam o ensino do design no Brasil nas décadas de 1960 e 1970. Traça-se um panorama social, econômico e cultural de Curitiba nessas décadas e então narra-se os episódios para a idealização e implantação dos cursos, focando nos relatos dos entrevistados e em documentos da instituição.

Biografia do Autor

Alexandre Antonio de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDESIGNUFPR) na linha de pesquisa de Teoria e História do Design. Mestrado em Design (Sistemas de Produção e Utilização - Crowd Design) pela Universidade Federal do Paraná. Atua como professor na graduação em Design na Universidade Positivo (UP). Avaliador do INEP/MEC para abertura e reconhecimento de cursos de Design.

Ronaldo de Oliveira Corrêa, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UFSC). Realizou estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA-UFRGS). Atua como professor na graduação e pós-graduação em Design na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

01/01/2022

Como Citar

de Oliveira, A. A., & Oliveira Corrêa, R. (2022). Idealização e implantação dos cursos de comunicação visual e desenho industrial da UFPR: contexto, influências e repertórios. Pensamentos Em Design, 1(2), 32–49. https://doi.org/10.36704/pensemdes.v1i2.6388

Edição

Seção

Artigo Completo