Um lugar de memória para o Design Carioca

Autores

  • Isabella Perrotta Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.36704/pensemdes.v2i1.6462

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de uma experiência que teve como objetivo a construção e preservação da memória do design carioca. Trata-se da plataforma Memórias do Design Carioca que, apesar de já disponível em https://memoriasdodesign.espm.br, mantém-se em constante construção, reunindo relatos orais e galerias (com portfólios de trabalho e fotografias) de personagens relacionados com o momento de implantação e institucionalização do design, enquanto profissão, no Rio de Janeiro. Este conteúdo é complementado por verbetes sobre temas surgidos nos depoimentos, além de uma bibliografia de referência sobre o design brasileiro. Trata-se de um projeto de extensão, realizado no âmbito do Laboratório de pesquisa LEMBRAR, do Mestrado Profissional em Economia Criativa da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Rio), tomando como base a metodologia da história oral. Entre as principais considerações, extraídas dos relatos, destaca-se a forte presença das esferas governamentais como contratantes de serviços de design nos anos de 1970. Como conclusão geral, observa-se a (quase) inexistência de uma cultura de memória no segmento de design no Brasil.

Biografia do Autor

Isabella Perrotta, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Designer pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ), Mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio), Doutora em História Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É coordenadora do Mestrado Profissional em Economia Criativa da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Rio). É autora dos livros: O perfil do Rio: grafismo de representação de uma cidade naturalmente gráfica, Sextante, 1998; Tipos e Grafias, Senac Rio e Viana & Mosley, 2005; Victor Burton, Viana & Mosley, 2006; O perfil do Rio continua lindo: novas reflexões à luz de mudanças recentes, Hybris Design, 2013; Promenades do Rio: a turistificação da cidade pelos guias de viagem de 1873 a 1939, 2015.

Downloads

Publicado

05/07/2022

Como Citar

Perrotta, I. (2022). Um lugar de memória para o Design Carioca. Pensamentos Em Design, 2(1), 54–62. https://doi.org/10.36704/pensemdes.v2i1.6462

Edição

Seção

Dossiê temático