Design e memória: uma introdução

Autores

  • Marcelina das Graças de Almeida Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Rangel Benedito Sales de Almeida Centro Universitário UNIBH
  • Samanta Coan Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36704/pensemdes.v2i1.6465

Resumo

O Design é um campo de conhecimento de perfil multidisciplinar e, exatamente, esta peculiaridade se destaca no dossiê que resulta, em parte, das discussões propostas durante a realização da primeira edição do Colóquio Design e Memória, realizado entre os dias 01 e 03 de dezembro do ano de 2021. E a ideia basilar do evento teve como pressuposto pensar a memória e suas conexões com o Design. Foram apresentados diferentes olhares e experiências sobre a memória e como as pessoas autoras estão acionando tais debates para repensar novas práticas de desenvolvimento e análise dos projetos de design com interface às culturas, patrimônios, identidades, territórios e entre outros questionamentos sobre quais memórias estão sendo notadas, acionadas e estudadas na área.           

Biografia do Autor

Marcelina das Graças de Almeida, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em História (1988/1989), Mestre em História (1993) e Doutora em História (2007) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência em administração e docência superior em instituições de ensino superior e fundamental. Docente nos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Coordenadora do ASI - Arquivo de Som e Imagem, situado no Centro de Estudos em Design da Imagem da Escola de Design, UEMG.

Rangel Benedito Sales de Almeida, Centro Universitário UNIBH

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Design pela Universidade do Estado de Minas (UEMG), mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG (2017), especialista em Projetos Editoriais Impressos e Multimídia pelo Centro Universitário Una (2009), graduado em Comunicação Social com Ênfase em Publicidade e Propaganda pelo Centro de Ensino Superior Promove (2007), técnico em Comunicação Visual pelo Senai-Cecoteg (2000) Atualmente é sócio administrador da empresa Ita Sales Treinamento e Consultoria MEI, professor dos cursos de Graduação Tecnológica em Design Gráfico, Graduação Tecnológica em Produção Multimídia, Bacharelado em Design, Bacharelado em Engenharia de Produção do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), líder de Design e Pesquisa na Comunidade de Aprendizagem em Comunicação (Cacau), no Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e foi coordenador da especialização em Projetos Editoriais Multimidiáticos do Centro Universitário Una (2016).

Samanta Coan, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Design Gráfico pela FUMEC, Mestre em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), especialista em Design Experiencial (UFSC). Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente faz parte do coletivo Muquifu, gestor do Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos; e pesquisadora sobre performance, memória, cultura material, trabalho doméstico remunerado, curadoria de museus comunitários e métodos participativos de projetos culturais.

Downloads

Publicado

05/07/2022

Como Citar

Almeida, M., Benedito Sales de Almeida, R., & Coan, S. (2022). Design e memória: uma introdução. Pensamentos Em Design, 2(1), 50–53. https://doi.org/10.36704/pensemdes.v2i1.6465

Edição

Seção

Dossiê temático