Memória, história, cultura e identidade: um levantamento histórico da cidade de Tracunhaém, PE

Autores

  • Camila Brito de Vasconcelos Universidade Federal de Pernambuco
  • Ruy Raphael Batista da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.36704/pensemdes.v2i1.6481

Resumo

Este artigo compila o levantamento histórico realizado para o projeto de SILVA (2021) a fim de apresenta-lo como referência para futuros projetos de valorização cultural e da memória urbana da cidade de Tracunhaém em Pernambuco, Brasil. Bem como para demais desdobramentos possíveis, como complementação deste levantamento com novos registros e validação histórica de projetos já realizados. Apreciando essas questões, o artigo apresenta este levantamento histórico utilizando a seguinte estruturação dos conteúdos: a cidade; o artesanato; principais atores; manifestações culturais. Sendo de natureza teórica, utiliza como procedimentos técnicos o levantamento bibliográfico, pesquisa de campo e técnica de pesquisa de observação participante.

Biografia do Autor

Camila Brito de Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco

Designer pela UFPE (2009, doutora em Design UFPE (2018), mestre em design UFPE (2014). Atualmente é professora adjunta no curso de graduação em Design da UFPE, no Campus do Agreste-CA. Atua como líder dos grupos de pesquisa Memoráveis: manifestações gráficas afetivas, Design para a multiplicidade (Design+), é membro pesquisadora do grupo Nutrientes criativos: design para a sustentabilidade e egressa do Memória gráfica brasileira. Coordena projeto nas linha de pesquisa Gráfica urbana e memória afetiva e Design da informação em saúde e educação. Ministra disciplinas de Sistemas de representação tridimensional, Identidade visual para meios impressos, Metodologia Visual e Projeto de graduação em design. 

Ruy Raphael Batista da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharel em Design (UFPE). Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Técnica Estadual Maria Eduarda Ramos de Barros (2014).

Downloads

Publicado

05/07/2022

Como Citar

Brito de Vasconcelos, C., & Batista da Silva, R. R. (2022). Memória, história, cultura e identidade: um levantamento histórico da cidade de Tracunhaém, PE. Pensamentos Em Design, 2(1), 63–76. https://doi.org/10.36704/pensemdes.v2i1.6481

Edição

Seção

Dossiê temático