Panorama das pesquisas nos Programas de Pós-Graduação em Design no Brasil

Authors

  • Amanda Ardisson Bento Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Cássia Matveichuk Chernev Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Clarissa Guimarães Tomasi Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Thaís Mendes Sampaio Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Maria Regina Álvares Correia Dias Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36704/pensemdes.v2i2.6979

Abstract

Esse artigo tem por objetivo abordar sobre a produção científica realizada na área do design, levando em conta o avanço investigativo dos programas de pós-graduação em design do país, em suas diferentes linhas de pesquisa. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental, por meio do levantamento de dados na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e nos sites dos cursos de pós-graduação em design (acadêmicos e profissionais) do país. Os resultados encontrados apontam para uma tendência quanto ao caráter interdisciplinar das pesquisas realizadas nos referidos programas. Esse fato corrobora com uma contundente preocupação do pesquisador de design com outros campos científicos, a exemplo da educação, sociologia, psicologia e economia. Acredita-se, que diante dessa preocupação e na relação interdisciplinar quem vem, exponencialmente, crescendo entre essas diferentes áreas do conhecimento, o pesquisador em design tem contribuído significativamente para o seu campo formativo e profissional.

Author Biographies

Amanda Ardisson Bento, Universidade do Estado de Minas Gerais

Bacharel em Desenho Industrial - Programação Visual (2017) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e mestranda em Design pelo Programa de Pós-graduação em Design (PPGD) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Participa das atividades desenvolvidas no grupo de pesquisa -grafia e no Núcleo de Tipografia (TipoLAB) do Laboratório de Design Gráfico (LDG) da UEMG. Tem experiência na área de Design, com ênfase em comunicação visual, atuando principalmente nos seguintes temas: design gráfico, identidade visual, tipografia, história e teoria do design.

Cássia Matveichuk Chernev, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Design de Moda pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Apucarana (2014), especialista pela Universidade Estadual de Londrina em Moda: Produto e Comunicação (2016) e atualmente cursando Mestrado em Design na Universidade Estadual de Minas Gerais, na linha de pesquisa 1 - Tecnologias, materiais e ergonomia. Possui experiência através do trabalho de conclusão de curso na área de desenvolvimento de produto no segmento underwear com aplicação de nanotecnologia têxtil, e profissionalmente com modelagem e confecção de modelos sob medida em ateliê próprio.

Clarissa Guimarães Tomasi, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada e Arquitetura e Urbanismo (2019) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Design pelo Programa de Pós-graduação em Design (PPGD) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Desenvolve projetos voltados para o público infantil, atuando principalmente nas seguintes áreas: design, infância, museu e espaço público.

Thaís Mendes Sampaio, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestranda em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), na qual realiza pesquisa como bolsista da FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior e Tutoria de EAD pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMG). Graduada em Design de Ambiente (UEMG). Atuou como docente na UEMG, ministrando curso de extensão de REVIT. Atuou como coordenadora de cursos de tecnologias projetuais em empresa privada no estado de Minas Gerais. Possui experiências como design de ambientes em projetos comerciais e residenciais.

Maria Regina Álvares Correia Dias, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Design Industrial pela FUMA/MG, mestrado em Engenharia de Produção e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento na UFSC. É professora nos cursos de graduação, mestrado e doutorado da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, onde também coordena o Centro de Estudos de Teoria, Cultura e Pesquisa. Atuou como designer no LBDI, em Florianópolis, Itautec, Paradesign, Ethermídia e Pixeldesign. Áreas de pesquisa: História do design; Materiais, linguagem e design; Teoria, cultura e do Design; Métodos e inovação em design; Ergonomia, usabilidade e Interfaces.

References

CAPES. Plataforma Sucupira. Cursos recomendados por área de avaliação. Arquitetura, Urbanismo e Design. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/. Acesso em: 13 nov. 2021.

CAPES. Plataforma Sucupira. Cursos Avaliados e Reconhecidos. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoIes.jsf?areaAvaliacao=29&areaConhecimento=61200000&cdRegiao=0. Acesso em: 15 nov. de 2021.

CARA, Milena. Do desenho Industrial ao design no Brasil: uma bibliografia crítica para a disciplina. São Paulo: Blucher, 2010.

CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. 3a. ed. São Paulo: Blucher, 2008.

CENTRO DE ESTUDOS E SISTEMAS AVANÇADOS DO RECIFE. Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. Disponível em: https://www.cesar.org.br/. Acesso em: 10 de abr. de 2022.

CEZIMBRA, Débora Jordão. História da Arte e do Design. Curitiba: Contentus, 2021.

COMPLEXO Industrial Portuário de Suape firma parceria com o CESAR. Folha de Pernambuco. 5 jul. 2021. Tecnologia. Disponível em: https://www.folhape.com.br/noticias/complexo-industrial-portuario-de-suape-firma-parceria-com-o-cesar/189353/. Acesso em: 10 de abr. de 2022.

DEPARTAMENTO DE ARTES E DESIGN – PUC-RIO. Departamento de artes e design – PUC-Rio. Disponível em: https://www.dad.puc-rio.br/. Acesso em: 10 de abr. de 2022.

DIAS, Maria Regina Álvares C.; SAFAR, Giselle Hissa; AVELAR, Johelma Pires. Pioneiros do ensino do design no Brasil: um resgate histórico a ser realizado, pp. 1-11. ICDHS 2012 - Design Frontiers: territories, concepts, technologies. 8th Conference of the International Committee for Design History and Design Studies. São Paulo: Blucher, 2012.

DINIZ, Raimundo Lopes. Pós-Graduação em Design no Brasil: especificidades das regiões Norte e Nordeste, pp. 80-93. Diálogo com a Economia Criativa, v.3, n.7. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.22398/2525-2828.3780-93. Acesso em: 15 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.22398/2525-2828.3780-93

ESTUDOS EM DESIGN. Estudos em Design. Histórico do periódico. Disponível em: https://estudosemdesign.emnuvens.com.br. Acesso em: 10 de abr. de 2022.

FACULDADE DE ARQUITETURA, ARTES, COMUNICAÇÃO E DESIGN. Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design. Disponível em: https://www.faac.unesp.br. Acesso em: 10 de abr. de 2022.

KÖCHE, J.C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis: Vozes. 2004. 182 p.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 300 p.

LONA, Miriam Therezinha; BARBOSA, Ana Mae. O ensino de Design no Brasil: formação das escolas, diretrizes curriculares nacionais e ENADE, pp. 53-75. DATJournal, v. 5, n. 2. São Paulo, 2020. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.192

MONTUORI, Bruna F.; NICOLETTI, Viviane M. Perspectivas decoloniais para um design pluriversal. Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, v. 28, n. 52, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.psrevprogramapsgradarquiturbanfauusp.2021.176954. Acesso em: 15 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.psrevprogramapsgradarquiturbanfauusp.2021.176954

MORAES, Dijon De. Análise do design brasileiro: entre mimese e mestiçagem. São Paulo: Edgard Blucher, 2005.

MORAES, Dijon De. Metaprojeto como modelo projetual, p. 62-68. Strategic Design Research Journal, v. 3, n. 2. Porto Alegre, 2010. DOI: https://doi.org/10.4013/sdrj.2010.32.05

MORAES, Dijon de. Pós-graduação em design no Brasil: cenários e perspectivas, pp. 1-12. Estudos em Design (online), v. 22, n. 3, 2014.

MORALES, Luis Rodríguez. Globalización: su impacto en las identidades locales. In:

MORAES, Dijon de; MARTÍNEZ, Sergio Luis Peña. (Orgs.) Cadernos de estudos avançados em design: design e cultura. Belo Horizonte: EdUEMG, 2016.

NEVES; Erica Pereira das; SILVA; Dailene Nogueira da; SILVA, José Carlos Plácido da; PASCHOARELLI, Luis Carlos. Panorama da pesquisa em Design no Brasil: a contribuição dos Programas de Pós-Graduação em Design nas pesquisas científicas e no desenvolvimento da área. Arcos Design, Rio de Janeiro. v. 8, n. 3. pp. 78-95, 2014. DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2014.13927

PORTO DIGITAL. Porto Digital. Inciativa privada, governo e universidades. Disponível em: https://www.portodigital.org/parque/o-que-e-o-porto-digi

tal/iniciativa-privada-governo-e-universidades. Acesso em: 10 de abr. de 2022.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN – UFPR. Programa de Pós-Graduação em Design - UFPR. Disponível em: http://www.prppg.ufpr.br. Acesso em: 10 de abr. de 2022.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN - UNB. Programa de Pós-Graduação em Design - UnB. Disponível em: https://ppgdesign.unb.br. Acesso em: 10 de abr. de 2022.

DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN UFMA. Programa de Pós-Graduação em Design UFMA. Disponível em: http://www.ppgdg.ufma.br. Acesso em: 10 de abr. de 2022.

REMUS, Diego. Vencedores do Prêmio FINEP de Inovação 2010. STARTUPI. 30 nov. 2010.Disponível em: https://startupi.com.br/2010/11/vencedores-do-premio-finep-de-inovacao-2010/. Acesso em: 10 de abr. de 2022.

REVISTA DE DESIGN, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. Revista de Design, Tecnologia e Sociedade. Sobre a revista. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/about. Acesso em: 10 de abr. de 2022.

RIBEIRO, Rita Aparecida da Conceição. Os caminhos da pós-graduação em Design no Brasil: novos paradigmas e outros desafios, pp. 221-233. Cuaderno 69 | Centro de Estudios en Diseño y Comunicación, ano 19, n. 69. Buenos Aires, 2018.

SANTOS, Maria Cecilia Loschiavo dos. Design e Pesquisa: celebrando vinte anos. Estudos em Design, v. 22, n. 3. Rio de Janeiro, pp. 49-56, 2014.

SILVA, Régio Pierre da; SILVA, Tânia Luisa Koltermann da. Programas de Pós-Graduação em Design: especificidades da região sul do Brasil. Diálogo com a Economia Criativa, v.3, n.7. Rio de Janeiro, pp. 94-110, 2018. DOI: https://doi.org/10.22398/2525-2828.3794-110

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em: https://www.ufpe.br. Acesso em: 10 de abr. 2022.

Published

2022-12-31

How to Cite

Ardisson Bento, A., Matveichuk Chernev, C., Guimarães Tomasi, C., Mendes Sampaio, T., & Álvares Correia Dias, M. R. (2022). Panorama das pesquisas nos Programas de Pós-Graduação em Design no Brasil. Pensamentos Em Design, 2(2), 220–244. https://doi.org/10.36704/pensemdes.v2i2.6979

Issue

Section

Artigo Completo
Received 2022-09-15
Accepted 2022-11-14
Published 2022-12-31