Análise de temas e dissertações do PPGD/UEMG na linha de pesquisa – Design, cultura e sociedade

Autores

  • Fernanda de Castro Lima Dolabella Universidade do Estado de Minas Gerais image/svg+xml
  • Gabriela Leisa de Brito Universidade do Estado de Minas Gerais image/svg+xml
  • Juan Carlos Tuñoque Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Pedro Antônio de Lima Damas Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Edson José Carpintero Rezende Universidade do Estado de Minas Gerais image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.36704/pensemdes.v2i2.7146

Resumo

O presente artigo contextualiza a criação e implantação do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais é um dos pioneiros no Brasil. Iniciou suas atividades em 2009 com o curso de mestrado em Design, Inovação e Sustentabilidade; e levanta as principais características de uma das da linha de pesquisa do programa – Design, Cultura e Sociedade. A partir de revisão bibliográfica e pesquisa documental, mapeou-se as 64 dissertações defendidas nesta linha durante o período de 2009 a 2015. O estudo permitiu a análise dos aspectos ligados ao corpo discente, corpo docente, temas de pesquisa, abordagens das pesquisas mais recorrentes pelos discentes. A linha de pesquisa – Design, Cultura e Sociedade –, durante o período estudado foi a mais procurada pelos alunos ingressos ao programa, 71,7% e as temáticas mais versadas, no referido período, foram o “Design Social” e o “Design para a Sustentabilidade”.

Biografia do Autor

Fernanda de Castro Lima Dolabella, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Design de Produto, em 2020, pela Universidade do Estado de Minas Gerais e graduada em Comunicação Social pela PUC Minas, em 2004. Mestranda em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Atua em produção de conteúdo para audiovisual, produção de arte e gestão de produção. Interesse em pesquisa nas áreas de Design relacionadas à fabricação digital, linguagem visual, autoprodução, percepção dos materiais, design cerâmico e estratégias de experiência do usuário.

Gabriela Leisa de Brito, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Design de Ambientes, em 2020, pela Universidade do Estado de Minas Gerais e graduada em Gestão Pública pela Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves, em 2014. Mestranda em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Foi integrante do Centro de Pesquisa em Design e Ergonomia (CPqD) como aluna pesquisadora voluntária e bolsista em três projetos distintos de iniciação científica nas áreas de design, ergonomia, acessibilidade, iluminação e experiência do usuário (2017-2019). Possui experiência no desenvolvimento de projetos paisagísticos, de ambientes residenciais e comerciais.

Juan Carlos Tuñoque, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduado em Artes & Diseño Gráfico Empresarial pela Universidad Señor de Sipán, em 2015, no Peru. Mestrando em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual e Cinema. Possui bolsa do Programa Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB.

Pedro Antônio de Lima Damas , Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduado em Design pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, 2018. Mestrando em Design pelo Programa de Pós Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG. É pesquisador integrante do grupo de pesquisa Design e Representações Sociais (CNPq). Designer de Produtos e Gráfico no Estúdio de Design Anderson Horta. Atua em projetos gráficos e de produtos industriais, com foco em saúde, entretenimento e manufatura. Já trabalhou no setor de autopeças desenvolvendo projetos CAD e CAM. Tem interesse na área de pesquisa em Design de Produtos, Design e Emoção, Biomimética e Saúde.

Edson José Carpintero Rezende , Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduado em Odontologia, licenciado em Ciências e pós-graduado em Microbiologia e em Odontologia Legal. É mestre em Saúde Coletiva, doutor em Ciências da Saúde e possui pós-doutorado em Estudos interdisciplinares do lazer. É professor e pesquisador da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas, atua na graduação e no Programa de Pós-graduação em Design – PPGD da mesma instituição.

Referências

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

COUTO, R. M. de S. O processo de pesquisa é fascinante e desafiador. In: de MORAES, D.; DIAS, R. A.; BOM CONSELHO, R. (Eds.). Método. Cadernos de estudos avançados em design. Barbacena: EdUEMG, 2011, pp. 99-116.

DIAS, Maria Regina Álvares Correa. O ensino do Design: a interdisciplinaridade na disciplina de projeto em Design. Orientador: Leila Amaral Gontijo, 2004, p.163. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MORAES, Dijon. Pós-graduação em design no Brasil: cenários e perspectivas. Rio de Janeiro, Estudos em Design (Online), v. 22, p. 1-12, 2014.

Programa Pedagógico. Universidade do Estado de Minas Gerais. Escola de Design. Programa de Pós-graduação stricto sensu Mestrado em Design. Belo Horizonte, 2008.

VANDER LINDEN, J. C. de S. Uma taxonomia para a pesquisa em design. São Paulo, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/354969542_Uma_taxonomia_para_a_Pesquisa_em_Design. Acesso em 1 abr 2022.

Downloads

Publicado

31/12/2022

Como Citar

de Castro Lima Dolabella , F., Leisa de Brito, G., Tuñoque, J. C., de Lima Damas , P. A., & Carpintero Rezende , E. J. (2022). Análise de temas e dissertações do PPGD/UEMG na linha de pesquisa – Design, cultura e sociedade. Pensamentos Em Design, 2(2), 84–95. https://doi.org/10.36704/pensemdes.v2i2.7146

Edição

Seção

Artigo Completo