A modelagem tridimensional digital no processo criativo e pró-sustentável do upcycling voltado para moda autoral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/pendes.v3i2.8160

Palavras-chave:

upcycling, projeto, produto, processo criativo, moda digital

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um projeto de produto de moda autoral e pró-sustentável baseado na técnica artesanal do upcycling com o uso de programa de modelagem tridimensional aplicado nas etapas de criação, desenvolvimento e produção de vestuário. Trata-se de uma pesquisa aplicada, qualitativa e descritiva, delineada por uma pesquisa bibliográfica – a partir de embasamento teórico que tange a digitalização da moda e das questões pró-sustentabilidade ligadas ao upcycling, além de autores suecos envolvidos em métodos criativos - e experimentais –  envolvendo pesquisa laboratorial. Com relação a técnica do upcycling buscou-se, de forma ética, contribuir com a criação de produtos de moda que possam ser reconfigurados e conectados à economia circular. Quanto aos estudos  da modelagem tridimensional digital pode-se perceber os seus benefícios de trabalhar a criação e o desenvolvimento de alternativas digitalmente e, posteriomente realizar a confecção do protótipo físico por meio do ato criativo de ver e fazer.

Biografia do Autor

José Heitor da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UFSC)

Mestrando em Design de Moda e Vestuário pela UDESC. Possui graduação em Design de Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2021). Intercâmbio com foco em Moda e Criação na The Swedish School of Textiles (2019). Experiência como empresário júnior na Inventório EJDM (Empresa Júnior de Design e Moda) CEART/UDESC (2017 - 2018). Atualmente, micro e pequeno empreendedor (MEI) com a marca Estudio José Heitor.

Lucas da Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina (UFSC)

Bacharel em Ciências Econômicas (Ano: 2000) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista no Lato-Sensu em Moda: Criação e Produção (Ano: 2002) e Mestre em Educação e Cultura (Ano: 2005), ambas formações na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Design (Ano 2012) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente é professor efetivo na UDESC, trabalhando no Bacharelado em Moda e no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Design de Vestuário e Moda (PPGModa). Tem experiência no Setor de Moda, com ênfase na Tecnologia do Vestuário, trabalhando principalmente na concepção e desenvolvimento de produtos. Desenvolvo ações de extensão em parceria com a Associação Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), com sede em Blumenau (SC).

Daniela Novelli, Universidade do Estado de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Ciências Humanas pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), área Estudos de Gênero, com a tese: A branquidade em Vogue [Paris e Brasil]: imagens da violência simbólica no século XXI (2014). Realizou estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS - CAPES/COFECUB) e de pós-doutorado na Université de Paris-Sorbonne Paris IV, junto ao Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains (CRIMIC) com bolsa de pesquisa CAPES BEX 6682/14-6 (Brasil). Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), área História do Tempo Presente (2009), com estudos voltados para imagem/juvenilização contemporânea em periódicos de moda. Especialista em Moda: Criação e Produção pela UDESC (2002). Bacharel em Moda, com habilitação em Estilismo pela UDESC (2000). Pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro de conselhos consultivos da Revista DaPesquisa e Revista de Ensino em Artes, Moda e Design. Atualmente é editora-chefe da revista ModaPalavra E-periódico, professora adjunta no curso Bacharelado em Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) credenciada no Mestrado Profissional em Design de Vestuário e Moda do Programa de Pós-Graduação em Moda (PPGMODA) da mesma instituição, coordenadora do programa de extensão Teciteca e integrante do grupo de pesquisa "Moda, Artes, Ensino e Sociedade" certificado pelo CNPq. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

03/05/2024

Como Citar

da Silva, J. H., da Rosa, L., & Novelli, D. (2024). A modelagem tridimensional digital no processo criativo e pró-sustentável do upcycling voltado para moda autoral. Pensamentos Em Design, 3(2), 167–184. https://doi.org/10.36704/pendes.v3i2.8160

Edição

Seção

Dossiê temático