As implicações da ausência de formação continuada para o uso das tecnologias na educação

Autores

  • Adelino Francklin UEMG | Passos
  • Gisela do Carmo Lourencetti

Palavras-chave:

Formação Continuada. Rede Estadual Mineira. Tecnologias. Trabalho Docente.

Resumo

Resumo: A Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), entre os anos de 2003 a 2014, adquiriu computadores, lousas digitais para as escolas da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais (REE/MG) e tablets educacionais para os professores que atuavam na mesma rede de ensino. A aquisição dos equipamentos tecnológicos revelou-se um investimento alto, sendo utilizado como marketing pela SEE/MG. O presente trabalho é parte de uma dissertação de Mestrado e tem como objetivo verificar as percepções dos professores da REE/MG sobre a necessidade de formação continuada para o uso de equipamentos tecnológicos na educação. Para a reali­zação da pesquisa, que se baseou na abordagem qualitativa, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco docentes de diferentes disciplinas dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que atuavam na REE/MG. As análises apontam que há ausência de formação continuada para o uso das tecnologias pelos professores da REE/MG.

Palavras-chave: Formação Continuada. Rede Estadual Mineira. Tecnologias. Trabalho Docente.

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Publicado

2017-06-14

Como Citar

Francklin, A., & Lourencetti, G. do C. (2017). As implicações da ausência de formação continuada para o uso das tecnologias na educação. Ciência ET Praxis, 9(17), 67–72. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/2274

Edição

Seção

Artigos