Conhecimentos e habilidades do profissional enfermeiro no cuidado à pessoa com traqueostomia: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/cipraxis.v19i34.8142

Palavras-chave:

Traqueostomia, Enfermagem, Conhecimento, Aptidão

Resumo

Introdução: A traqueostomia é um procedimento essencial em diversas condições clínicas, proporciona benefícios aos pacientes, mas também está associada a complicações potenciais. Embora exista uma vasta pesquisa sobre a técnica médica envolvida, há uma lacuna significativa no entendimento dos conhecimentos e habilidades específicos dos enfermeiros nesse contexto.

Objetivo: Analisar as evidências disponíveis na literatura acerca dos conhecimentos e habilidades do profissional enfermeiro no cuidado à pessoa com traqueostomia.

Métodos: Realizou-se uma revisão integrativa de literatura nas fontes de informação LILACS, MEDLINE/PubMed, Web of Science, Embase e CINAHL, utilizando descritores controlados combinados com operadores booleanos "AND" e "OR". Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 13 artigos.

Resultados: Os estudos mostram que, embora os enfermeiros possuam algum conhecimento técnico, há uma lacuna entre a formação profissional e a confiança necessária para fornecer cuidados eficazes e seguros a pacientes com traqueostomia. A falta de programas educacionais contínuos e específicos foi destacada como um dos principais desafios. Investir na formação e atualização dos enfermeiros é fundamental para promover uma assistência de alta qualidade.

Conclusão: Há uma necessidade urgente de implementar estratégias educacionais mais eficazes, adaptadas às necessidades dos enfermeiros. A ênfase na Educação Permanente em Saúde e na Educação Continuada é essencial para melhorar a prática profissional e garantir cuidados mais seguros e eficazes para pacientes com traqueostomia.

Biografia do Autor

Juliana Cristina Martins de Souza, Universidade Federal de Alfenas

Mestranda em Enfermagem na Universidade Federal de Alfenas.

João Vitor Andrade, Universidade Federal de Alfenas

Mestrando em Enfermagem na Universidade Federal de Alfenas.

Eliza Maria Rezende Dázio, Universidade Federal de Alfenas

Doutora Enfermagem, Docente na Universidade Federal de Alfenas. 

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Publicado

2024-11-22

Como Citar

Souza, J. C. M. de, Andrade, J. V., & Dázio, E. M. R. (2024). Conhecimentos e habilidades do profissional enfermeiro no cuidado à pessoa com traqueostomia: revisão integrativa. Ciência ET Praxis, 19(34), 113–135. https://doi.org/10.36704/cipraxis.v19i34.8142