Percepção dos enfermeiros sobre acolhimento de usuários com demandas de saúde mental atendidos na atenção básica.
DOI:
https://doi.org/10.36704/cipraxis.v19i34.8159Palavras-chave:
Acolhimento, Atenção básica, Enfermeiros, Saúde mentalResumo
Introdução: A Atenção Básica de saúde representa o primeiro nível de assistência no Sistema Único de Saúde, serviço que deve garantir o cuidado à saúde incluindo a saúde mental de toda comunidade.
Objetivo: identificar a percepção dos enfermeiros sobre o acolhimento de usuários com demandas de saúde mental atendidos na Atenção Básica.
Métodos: Trata-se de um estudo descritivo qualitativo, desenvolvido com enfermeiros de 16 unidades de ESF na área urbana em um município no interior de Mato Grosso. Compôs a amostra 16 enfermeiros, selecionados por conveniência. A coleta de dados ocorreu a partir do autopreenchimento de um instrumento semi estruturado, em dois momentos, um para coleta das informações (janeiro a março de 2022) e outro para validação das informações registradas pelos profissionais (maio a junho de 2022), que passaram por análise de conteúdo, do tipo temática.
Resultados: Como resultado, predominou as mulheres (87,5%), com idade entre 31 a 40 anos (87,5%), brancos (43,75%) e pardos (38%), casados (50%). Quanto ao vínculo de trabalho, estes eram concursados (75%), com jornada de trabalho semanal de 40 horas, com tempo de atuação na ESF de ≥5 anos (50%). Acerca do tempo de formação, 62,5% têm entre <5 a 10 anos de formados, 81,25% com especialização lato sensu e 6,25% cursando mestrado. Na percepção dos enfermeiros, as ações consideradas mais importantes no atendimento indicaram o acolhimento como o item de maior relevância, sendo que as definições sobre acolhimento, passam por dois eixos: forma de atender e forma de se comunicar favorecendo a criação de vínculos.
Conclusão: Em suma, na práxis do enfermeiro, o acolhimento é considerada uma tecnologia do cuidado em saúde mental, uma ferramenta efetiva que possibilita criar vínculos e levantar informações sobre as necessidades sociais e de saúde dos usuários do serviço.
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