Adaptação transcultural e avaliação da ferramenta Global Operative Assessment of Laparoscopic Skills (GOALS).

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/cipraxis.v19i34.8323

Palavras-chave:

Educação em saúde, Ginecologia, Procedimentos cirúrgicos por laparoscopia

Resumo

Introdução: O Global Operative Assessment of Laparoscopic Skills (GOALS) é uma ferramenta desenvolvida, validada e que se mostrou eficaz em avaliar as habilidades adquiridas em laparoscopia e eficácia do treinamento proposto. A adaptação transcultural, com todas as suas etapas, é crucial para a disseminação do seu uso.

Objetivo: Realizar a adaptação transcultural do questionário GOALS para a língua portuguesa falada no Brasil, seguida da aplicação do mesmo a residentes em Ginecologia e Obstetrícia.

Métodos: Realizou-se uma pesquisa descritiva, de adaptação transcultural e com abordagem quantitativa, desenvolvida no setor de Endoscopia Ginecológica da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. Após realizada a adaptação transcultural, a ferramenta foi aplicada em um teste piloto incluindo médicos residentes de Ginecologia e Obstetrícia, antes e após treinamento cirúrgico de videolaparoscopia.

Resultados: A versão final, traduzida e adaptada do GOALS, resultou em cinco domínios para avaliação do indivíduo: percepção de profundidade, destreza bimanual, eficiência do procedimento, manuseio dos tecidos e autonomia. Dentre os critérios avaliados, antes e após o treinamento com recurso simulado, apenas a destreza bimanual não apresentou acréscimo significativo nos escores dos participantes.

Conclusão: Os resultados dessa validação de conteúdo são úteis para a assistência, ensino e pesquisa, na medida que permitem oferecer um instrumento padronizado para mensurar a habilidade técnica por videolaparoscopia, possibilitando comparações internacionais.

Biografia do Autor

Carla Ferreira Kikuchi Fernandes, Universidade Federal de São Paulo

Formada em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC em 2003, Dra. Carla se especializou em UROGINECOLOGIA E CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA, realizou pós graduações nas áreas de Uroginecologia, Ginecologia do esporte e Videolaparoscopia, todas na Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. Seu mestrado e doutorado em ciências da Saúde também na UNIFESP completou sua formação acadêmica.

Ganhou também o Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO). Atuou como plantonista no Hospital Santa Joana de 2007 a 2013. Além de fazer parte da equipe do Cemin, Dra Carla é Médica preceptora do Setor de Videoendoscopia da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP desde 2014 e Instrutora do treinamento em Videolaparoscopia dos Residentes de Ginecologia do terceiro ano também na UNIFESP desde 2011.

Dra. Carla é co-autora do livro Gravidez para Grávidas, junto ao autor e Dr. Rubens Paulo Gonçalves.

José Maria Cordeiro Ruano, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Medicina pela Fundação do ABC (1985), Residência em Ginecologia e Obstetrícia pela Fundação do ABC, e doutorado em Medicina (Ginecologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2007). Tem experiência em Uroginecologia e principalmente em Cirurgia Vídeo Endoscopia Ginecológica - laparoscopia e histeroscopia.

Marair Gracio Ferreira Sartori, Universidade Federal de São Paulo

Possui mestrado em Medicina (Ginecologia) pela Escola Paulista de Medicina- Universidade Federal de São Paulo (1994), doutorado em Medicina (Ginecologia) pela Escola Paulista de Medicina-Universidade Federal de São Paulo (1998) e Livre-Docência em Ginecologia pela Escola Paulista de Medicina- Universidade Federal de São Paulo (2006). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Ginecologia da Escola Paulista de Medicina- Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Ginecologia, com ênfase em Ginecologia, Obstetrícia, Uroginecologia e Cirurgia Vaginal. É professora orientadora do Programa de Pós Graduação em Medicina - Ginecologia da Escola Paulista de Medicina. UNIFESP Foi Diretora Acadêmica do Curso Médico da Escola Paulista de Medicina e é chefe do Departamento de Ginecologia da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP. (Fonte: Currículo Lattes)

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Publicado

2024-11-22

Como Citar

Rosa da Silva Filho, P., Ferreira Kikuchi Fernandes, C., Barbosa Reis Rosa, I., Maria Cordeiro Ruano, J., & Gracio Ferreira Sartori, M. (2024). Adaptação transcultural e avaliação da ferramenta Global Operative Assessment of Laparoscopic Skills (GOALS) . Ciência ET Praxis, 19(34), 136–149. https://doi.org/10.36704/cipraxis.v19i34.8323