Adaptação transcultural e avaliação da ferramenta Global Operative Assessment of Laparoscopic Skills (GOALS).
Visualizações: 36DOI:
https://doi.org/10.36704/cipraxis.v19i34.8323Palavras-chave:
Educação em saúde, Ginecologia, Procedimentos cirúrgicos por laparoscopiaResumo
Introdução: O Global Operative Assessment of Laparoscopic Skills (GOALS) é uma ferramenta desenvolvida, validada e que se mostrou eficaz em avaliar as habilidades adquiridas em laparoscopia e eficácia do treinamento proposto. A adaptação transcultural, com todas as suas etapas, é crucial para a disseminação do seu uso.
Objetivo: Realizar a adaptação transcultural do questionário GOALS para a língua portuguesa falada no Brasil, seguida da aplicação do mesmo a residentes em Ginecologia e Obstetrícia.
Métodos: Realizou-se uma pesquisa descritiva, de adaptação transcultural e com abordagem quantitativa, desenvolvida no setor de Endoscopia Ginecológica da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. Após realizada a adaptação transcultural, a ferramenta foi aplicada em um teste piloto incluindo médicos residentes de Ginecologia e Obstetrícia, antes e após treinamento cirúrgico de videolaparoscopia.
Resultados: A versão final, traduzida e adaptada do GOALS, resultou em cinco domínios para avaliação do indivíduo: percepção de profundidade, destreza bimanual, eficiência do procedimento, manuseio dos tecidos e autonomia. Dentre os critérios avaliados, antes e após o treinamento com recurso simulado, apenas a destreza bimanual não apresentou acréscimo significativo nos escores dos participantes.
Conclusão: Os resultados dessa validação de conteúdo são úteis para a assistência, ensino e pesquisa, na medida que permitem oferecer um instrumento padronizado para mensurar a habilidade técnica por videolaparoscopia, possibilitando comparações internacionais.
Referências
ALEXANDRE, N.M.C.; COLUCI, M.Z.O. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Cienc Saude Coletiva, v. 16, n. 7, p. 3061-8, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006
ALIBHAI, K.M. et al. Assessment of laparoscopic skills: comparing the reliability of global rating and entrustability tools. Can Med Educ J, v. 13, n. 6, p. 36-45, Nov 2022. DOI: https://doi.org/10.36834/cmej.72369
BEATON, D.E. et al. Guidelines for the process of cross-cultural adaptation of self-report measures. Spine, v. 25, n. 24, p. 3186-91, 2000. DOI: https://doi.org/10.1097/00007632-200012150-00014
BEATON, D.E. et al. Recommendations for the cross-cultural adaptation of health status measures. New York: American Academy of Orthopaedic Surgeons, 2002.
BELFOR, J.A. et al. Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da Amazônia brasileira. Ciência & Saúde Coletiva [online], v. 23, n. 1, p. 73-82, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232018231.21342017. Acesso em: 29 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018231.21342017
BINGMER, K. et al. Decline of open surgical experience for general surgery residents. Surg Endosc, v. 34, n. 2, p. 967–972, Fev 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s00464-019-06881-0
BOATENG G.O. et al. Best Practices for Developing and Validating Scales for Health, Social, and Behavioral Research: A Primer. Front Public Health, v. 6, n.149, Jun 2018. DOI: https://doi.org/10.3389/fpubh.2018.00149
BUESCHER, J.F. et al. Effect of Continuous Motion Parameter Feedback on Laparoscopic Simulation Training: A Prospective Randomized Controlled Trial on Skill Acquisition and Retention. J Surg Educ, v. 75, n. 2, p. 516-526, Mar-Abr 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jsurg.2017.08.015
CHARONDO, L.B. et al. Confronting new challenges: Faculty perceptions of gaps in current laparoscopic curricula in a changing training landscape. Surg Open Sci, v. 16, p. 1-7, Set 2023. DOI: 10.1016/j.sopen.2023.09.006. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sopen.2023.09.006
EBINA K, et al. Objective evaluation of laparoscopic surgical skills in wet lab training based on motion analysis and machine learning. Langenbecks Arch Surg, v. 407, n. 5, p. 2123-2132, Ago 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s00423-022-02505-9
FERNANDES, C.F. et al. Avaliação das habilidades em laparoscopia dos residentes de Ginecologia e Obstetrícia após programa de treinamento. Einstein, v. 14, n. 4, p. 468-72, 2016.
FERREIRA, L. et al. Guia da AAOS/IWH: sugestões para adaptação transcultural de escalas. Avaliação Psicológica, v. 13, n. 3, p. 457-461, 2014.
GATES, R.S. et al. The demands of surgery residency: more than just duty hours? J Surg Res, v. 290, p. 293–303, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jss.2023.04.026
GAWAD, N. et al. The inter-rater reliability of technical skills assessment and retention of rater training. J Surg Educ, v. 76, n. 4, p. 1088-1093, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jsurg.2019.01.001
GOFF, B. et al. Assessment of resident surgical skills: is testing feasible? Am J Obstet Gynecol, v. 192, p. 1331–1338, 2005. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ajog.2004.12.068
HAYASHI, T.; NOZAKI, D. Improving a Bimanual Motor Skill Through Unimanual Training. Front Integr Neurosci, v. 10, p. 25, 2016. DOI: https://doi.org/10.3389/fnint.2016.00025
HUBER, T. et al. Structured assessment of laparoscopic camera navigation skills: the SALAS score. Surg Endosc, v. 32, n. 12, p. 4980-4984, Dez 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/s00464-018-6260-7
HUETTL, F. et al. Quality-based assessment of camera navigation skills for laparoscopic fundoplication. Dis Esophagus, v. 33, n. 11, p. doaa042, Nov 2020. DOI: https://doi.org/10.1093/dote/doaa042
JENSEN, R.D. et al. Identifying technical skills and clinical procedures in surgery for a simulation-based curriculum: a national general needs assessment. Surg Endosc, v. 36, n. 1, p. 47–56, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s00464-020-08235-7
KRAMP, K.H. et al. Validity and reliability of global operative assessment of laparoscopic skills (GOALS) in novice trainees performing a laparoscopic cholecystectomy. J Surg Educ, v. 72, n. 2, p. 351-8, Mar-Abr 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jsurg.2014.08.006
MANNELLA, P. et al. Simulation as tool for evaluating and improving technical skills in laparoscopic gynecological surgery. BMC Surg, v. 19, n. 1, p. 146, Out 2019. DOI: https://doi.org/10.1186/s12893-019-0610-9
MEINZER A. Advances and Trends in Pediatric Minimally Invasive Surgery. J Clin Med, v. 9, n. 12, p. 3999, Dec 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/jcm9123999
MIYATA, H. et al. Validity assessment of the laparoscopic radical nephrectomy module of the LapVision virtual reality simulator. Surg Open Sci, v. 2, n. 1, p. 51-56, Nov 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sopen.2019.08.003
NORRIS, S. et al. Effect of a Surgical Teaching Video on Resident Performance of a Laparoscopic Salpingo-oophorectomy: A Randomized Controlled Trial. J Minim Invasive Gynecol, v. 27, n. 7, p. 1545-1551, Nov-Dez 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jmig.2020.01.010
NOZAKI, D.; SCOTT, S.H. Multi-compartment model can explain partial transfer of learning within the same limb between unimanual and bimanual reaching. Exp. Brain Res, v. 194, p. 451–463, 2009. DOI: https://doi.org/10.1007/s00221-009-1720-x
OLIVEIRA, A.F.; HILDENBRAND, L.M.A.; LUCENA, R.S. Adaptação transcultural de instrumentos de medida e avaliação em saúde: estudo de metodologias. Rev ACRED, v. 5, n. 10, p. 13-33, 2015. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5626625. Acesso em 26 dez 2023.
OHTAKE S. et al. Objective assessment of laparoscopic targeting skills using a Short-Time Power of Difference (STPOD) method. Int J Comput Assist Radiol Surg, v. 17, n. 6, p. 1029-1037, Jun 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s11548-022-02622-2
OHTAKE S. et al. Training on a virtual reality laparoscopic simulator improves performance of live laparoscopic surgery. Asian J Endosc Surg, v. 15, n. 2, p. 313-319, Apr 2022. DOI: https://doi.org/10.1111/ases.13005
PELÁEZ MATA, D. et al. Laparoscopic learning curves. Cir Pediatr, v. 34, n. 1, p. 20-27, Jan 2021.
REICHENHEIM, M.E.; MORAES, C.L. Operacionalização de adaptação transcultural de instrumentos de aferição usados em epidemiologia. Rev Saude Publica, v. 41, n. 4, p. 665-73, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-89102006005000035
SUNDLIN, M.O. et al. The transferability of laparoscopic and open surgical skills to robotic surgery. Adv Simul (Lond), v. 7, n. 1, p. 26, Set 2022. DOI: https://doi.org/10.1186/s41077-022-00223-2
VAN ZWIETEN, T.H. et al. Procedure-based assessment for laparoscopic cholecystectomy can replace global rating scales. Minim Invasive Ther Allied Technol, v. 31, n. 6, p. 865-871, Ago 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/13645706.2021.1995000
SCHIJVEN, M.P.; BERLAGE J.T.M.; JAKIMOWICZ J.J. Minimal-access surgery training in the Netherlands: a survey among residents-in-training for general surgery. Surg Endosc, v. 18, n. 12, p. 1805-14, 2004. DOI: https://doi.org/10.1007/s00464-004-9011-x
SCHMITT, F. et al. Skills improvement after observation or direct practice of a simulated laparoscopic intervention. J Gynecol Obstet Hum Reprod, v. 47, n. 3, p. 101-106, Mar 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jogoh.2017.12.004
SCHMITT, F. et al. Learning Laparoscopic Skills: Observation or Practice? J Laparoendosc Adv Surg Tech A, v. 28, n. 1, p. 89-94, Jan 2018. DOI: https://doi.org/10.1089/lap.2017.0254
SCHIMITT, R.L. et al. Adaptação transcultural da versão brasileira da escala Social Rhythm Metric-17 (SRM-17) para a população angolana. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, v. 33, n. 1, p. 28-34, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-81082011005000008
SPILIOTIS, A.E. et al. Transferability of Simulation-Based Training in Laparoscopic Surgeries: A Systematic Review. Minim Invasive Surg, 2020. DOI: https://doi.org/10.1155/2020/5879485
SUNDELIN M.O. et al. The transferability of laparoscopic and open surgical skills to robotic surgery. Adv Simul (Lond), v. 7, n. 1, p. 26, Sep 2022. DOI: https://doi.org/10.1186/s41077-022-00223-2
TSANG, S. et al. Guidelines for developing, translating, and validating a questionnaire in perioperative and pain medicine. Saudi J Anaesth, v. 11, Suppl 1, p. S80-S89, 2017. DOI: https://doi.org/10.4103/sja.SJA_203_17
ULRICH, A.P. et al. A Low-Cost Platform for Laparoscopic Simulation Training. Obstet Gynecol, v. 136, n. 1, p. 77-82, Jul 2020. DOI: https://doi.org/10.1097/AOG.0000000000003920
VASSILIOU, M.C. et al. A global assessment tool for evaluation of intraoperative laparoscopic Skills. Am J Surg, v. 190, p. 107-113, 2005. DOI: https://doi.org/10.1016/j.amjsurg.2005.04.004
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Process of translation and adaptation of instruments. 2020. Disponível em: https://www.who.int/substance_abuse/research_tools/translation/en/. Acesso em: 18 dez. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ciência ET Praxis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.