Saberes ambientais nos livros indígenas: uma proposta de educação ambiental a partir das árvores
DOI:
https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v5i6.4824Palavras-chave:
Educação ambiental, Saberes indígenas, ÁrvoresResumo
Tendo como referência principalmente três livros de autoria indígena: o Livro das Árvores (1997, dos povos Ticuna), Esta é a Terra Que Nós Plantamos (2007, dos povos Kiukuro), e o livro Curar (2008, povos Maxakali), este artigo é o resultado de uma pesquisa inicial que busca, a partir de saberes tradicionais indígenas sobre as árvores e noções trazidas da antropologia, como o perspectivismo ameríndio elaborado por Viveiros de Castro e a noção do Dono, propor dinâmicas para a educação ambiental. A partir de uma pesquisa teórica mas também aplicada, que buscou o diálogo entre o conhecimento desenvolvido pela Engenharia Ambiental e os saberes indígenas, foram propostas, e aqui apresentadas, oficinas que visam promover o conhecimento dos participantes tanto em relação ao que pensam os indígenas sobre as árvores quanto sobre as relações ecológicas que estes elaboram em seus saberes ambientais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém, deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o material submetido não poderá sofrer mais alterações. Caso se deseje fazê-lo, deverá ser iniciado um novo processo de submissão.