Análise da redução da distância média de transporte (DMT) de uma mina de calcário no Centro Oeste de Minas Gerais

Autores

  • Luciano Rodrigues Franco Lopes Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG
  • Leandro Martins Pereira Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG https://orcid.org/0000-0001-8781-3597
  • Cláudia Duarte da Conceição Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG https://orcid.org/0000-0002-0227-5046
  • Fernanda Fonseca Diniz Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG

DOI:

https://doi.org/10.36704/25256041/reis.v8i10.7000

Resumo

A distância média de transporte (DMT) é um fator relevante na mineração, pois sabe-se que cerca de 60% do custo significativo no orçamento operacional corresponde ao transporte do minério até as usinas de beneficiamento e do estéril até a pilha. Assim, as mineradoras estão na constante busca por reduções de custos. Este trabalho busca mostrar a importância de um estudo da DMT, com menores distâncias entre as frentes de lavras até as usinas de beneficiamento, além de um controle no consumo de combustível dos equipamentos de transporte. Um estudo aprimorado da DMT promove uma melhora na produção e consequentemente no lucro, favorecendo, assim, toda escala produtiva. O estudo desenvolvido usou como base uma análise através de coletas de dados com o auxílio do GPS para comparação da DMT percorrida e os tempos gastos entre os dois trajetos dos caminhões da frente de lavra até o britador primário. Após a implantação das melhorias na via de acesso da mina, verificou-se redução nos gastos com combustível e menor desgaste dos pneus. Os tempos de ciclos após a otimização do trajeto, também mostram que a produção e produtividade do minério aumentaram, mesmo operando com um equipamento a menos

Biografia do Autor

Luciano Rodrigues Franco Lopes, Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG

Graduado em Engenharia de Minas pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, Unidade João Monlevade, MG, Brasil.

Leandro Martins Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG

Graduado em Engenharia de Minas pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, Unidade João Monlevade, MG, Brasil.

Cláudia Duarte da Conceição, Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG

Graduada em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestra em Engenharia de Minas pela New Mexico Institute of Mining and Technology – NMIMT, EUA. É professora e pesquisadora da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, Unidade João Monlevade, MG, Brasil

Fernanda Fonseca Diniz, Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG

Graduada em Engenharia de Minas pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Candido Mendes – UCAM, e Mestra em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas pelo Instituto de Educação Tecnológica – IETEC. É professora e pesquisadora da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, Unidade João Monlevade, MG, Brasil

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Publicado

2023-04-16

Como Citar

Lopes, L. R. F., Pereira, L. M., Conceição, C. D. da, & Diniz, F. F. (2023). Análise da redução da distância média de transporte (DMT) de uma mina de calcário no Centro Oeste de Minas Gerais. Revista Engenharia De Interesse Social, 8(10), 100–126. https://doi.org/10.36704/25256041/reis.v8i10.7000