O PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO NO OESTE CATARINENSE: limites e possibilidades

Autores

  • Anderson Luiz Tedesco Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Durlei Rebelatto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.
  • Pâmela Negri Tedesco Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Palavras-chave:

Avaliação em Larga Escala, Qualidade Social, Oeste catarinense

Resumo

O artigo objetiva discutir os limites e as possibilidades entre a avaliação em larga escala e a qualidade social da educação no Oeste catarinense. O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa bibliográfica e as publicações dos Relatórios no Projeto de Pesquisa do Observatório da Educação (Obeduc), vinculado ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina – (Unoesc). As evidências mostraram limitações relacionadas a compreensão do real sentido da qualidade social, resultantes da padronização das avaliações em larga escala. Ante o exposto, conclui-se a fragilidade enquanto limites dessas avaliações quando não considerados os processos complexos e subjetivos como preponderantes para construção da qualidade social. Por outro lado, as avaliações em larga escala quando assumem o papel de diagnostico e não de punição possibilitam repensar as políticas educacionais vigentes em prol de uma educação com qualidade social.

 

Biografia do Autor

Anderson Luiz Tedesco, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Professor na Universidade do Oeste de Santa Catarina e Coordenador de Pesquisa da CELER Faculdades - Xaxim/SC

Durlei Rebelatto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Orientadora pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Pesquisadora no Projeto Observatório da Educação/CAPES.

Pâmela Negri Tedesco, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Mestranda em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Professora de Inglês na Escola de Idiomas News. Bolsista do Projeto Observatório da Educação/CAPES.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Tedesco, A. L., Rebelatto, D., & Tedesco, P. N. (2019). O PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO NO OESTE CATARINENSE: limites e possibilidades. Perspectivas Em Políticas Públicas, 12(23), 61–89. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/1048

Edição

Seção

Artigos