REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

Palavras-chave:

Representações Sociais, Políticas Públicas, Gestão, Imaginário Social, Epistemologia da Complexidade.

Resumo

O objetivo deste ensaio teórico é refletir sobre a relação do processo de implementação de políticas públicas com os estudos sobre a epistemologia da complexidade de Morin (1990) e representações sociais, na perspectiva de Moscovici (1978; 2007). Parte-se de algumas inquietações durante este processo que permitem inferir que a gestão de políticas públicas entre a formulação e a implementação é complexa. Surge, portanto, a necessidade de identificar as significações que são produzidas pelos sujeitos ao surgimento de propostas, marcos legais e documentos orientadores, para que se compreenda que estes inscrevem suas representações em cada etapa do processo. As contribuições teóricas sobre representações sociais de Moscovici (1978; 2007) amparam as reflexões apresentadas na constituição das representações sobre a gestão de políticas públicas. Os estudos sobre o imaginário social de Cornelius Castoriadis (1982) e o conceito de subjetividade social desenvolvido por González Rey (2003) possibilitam que se pense a sociedade como um fenômeno subjetivo, fugindo de concepções objetivistas e racionalistas, além de fornecerem elementos para se pensar a constituição do sujeito e da sociedade, em sua complexidade.

 

Biografia do Autor

Renan Antônio da Silva, Universidade Estadual do Tocantins e Universidade de Mogi das Cruzes

Licenciado em Ciências Sociais (2011). Obteve os títulos de Mestre em Desenvolvimento Regional - Políticas Públicas (2014) e Doutor em Educação Escolar (2018) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Araraquara). Foi bolsista, no início do Doutorado, pela Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP). Realizou o Estágio Doutoral (Doutorado Sanduíche) com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE - Portugal (2015-2016), sob processo de número 99999.006746/2015-02. Foi Pesquisador Associado no Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI/UNESP) e no Laboratório de Estudos em Políticas Públicas (LEPP/UNESP). Atualmente realiza Estágio Pós - Doutoral (Pós - Doutorado) na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ Marilia) e na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Participante, como orientador, da Liga da Alegria da UMC, composta por alunos das Faculdades de Medicina, Psicologia, Odontologia, Fisioterapia, Farmácia, Engenharia e Direito. Pesquisador - Visitante na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Participou de vários projetos de pesquisa. Em 2009 recebeu da Câmara Municipal de Uberaba, Minas Gerais, o Título de Cidadão Honorário Uberabense. Em 2017, recebeu uma Moção de Congratulações pela Câmara Municipal de Araraquara, São Paulo. Em 2017, foi indicado para receber a Medalha Rui Barbosa (Fundação Casa de Rui Barbosa - Rio de Janeiro). Avaliador da Editora Universitária (EdUFT) - Universidade Federal do Tocantins - UFT e da Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO). Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Educação, Saúde, Formação Docente, Educação Inovadora, Administração Escolar, Inclusão, Preconceito, Ética, Etnometodologia e História Educacional. Entre suas obras destacam-se: "Brasil e suas histórias : ética, política e cidadania" e "Gênero, Educação e Sexualidade: pesquisas e vivências", financiados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Publicou diversos artigos científicos no Brasil e exterior, escrevendo ao lado da Profa. Dra. Maria Cecília de Souza Minayo (FIOCRUZ). Parecerista em diversos periódicos nacionais e internacionais, destacando-se os seguintes: "Educação e Pesquisa" - Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP (Qualis A1) e a Revista Educación da Universidad de Costa Rica. Membro editorial do Journal of Contemporary Educational Research (EUA) e do International Journal of Science, Technology and Society (IJSTS). Foi Chefe de Gabinete da Reitoria do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Avaliador Ad Hoc do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj) na plataforma do Ministério da Educação (MEC). Avaliador Ad Hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foi avaliador do Erasmus Mundus Students and Alumni Association (EMA) nas áreas de Antropologia e Sociologia (2015-2016). Pesquisador no Laboratório de Estudos da Violência, Gênero e Sexualidade (UFMS), Grupo de Pesquisas Gêneros e Sexualidades na História (UNILAB) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão Social (GEPIS) da UNESP - Marília.

Kyldes Batista Vicente, Universidade Estadual do Tocantins

Graduada em Letras (pela UFG), Mestre em Letras e Linguística (pela UFG), Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (pela UFBA) e Pós-Doutora em Letras (pela UFG). Atualmente é professora na Unitins e na Faculdade Itop; é editora das revistas Humanidades & Inovação (ISSN: 2358-8322) e Multidebates (ISSN: 2594-4568). Integra o projeto Figuras da Ficção, colaborando no Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa, do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra.

Fernando Luiz Cas de Oliveira Filho, UNICARIOCA

Mestrando em Novas Tecnologias Digitais na Educação - Unicarioca

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Publicado

2020-06-09

Como Citar

da Silva, R. A., Vicente, K. B., & Filho, F. L. C. de O. (2020). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. Perspectivas Em Políticas Públicas, 13(25), 197–208. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/3564

Edição

Seção

Artigos