OLHARES AO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO:

RELAÇÕES ENTRE ESTADO, MERCADO EDITORIAL E OS LIVROS DIDÁTICOS NA ESCOLA

Autores

  • Carina Copatti Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI
  • Adriana Maria Andreis
  • Luzia Cleonir Colla Zuanazzi

Palavras-chave:

Políticas Educacionais. Livro Didático. PNLD. Indústria editorial. BNCC. Escola.

Resumo

O artigo visa refletir sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático, considerando sua relação com o mercado editorial, o que resulta em materiais que posteriormente são escolhidos e utilizados nas escolas de educação básica. Para tanto, compreende princípios da pesquisa qualitativa, no intuito de responder: que relações estão implicadas entre as definições da política nacional do livro didático, o mercado editorial e as escolas? Visando respondê-la, apresenta elementos da visibilidade dos livros didáticos na escola, no sentido de problematizar o modo como efetivam as políticas públicas educacionais no seu dia a dia, tratando, neste caso, da implantação do PNLD. Em seguida, reflete sobre a influência das editoras e o papel das escolas na escolha dos livros didáticos. Conclui afirmando a importância da atenção à política educacional do livro didático e indicando a necessidade de debates na escola, com atenção aos conteúdos e metodologias apresentadas e os interesses mercadológicos implicados, tendo em vista que as recentes mudanças nas definições dos editais do PNLD trazem a marca do alinhamento destes recursos às definições da BNCC e, mais recentemente, um novo formato de livro didático para o ensino médio.

Biografia do Autor

Carina Copatti, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Graduada em Geografia pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2010) e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2014). Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUÍ (2019). Graduada em Pedagogia Pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER, 2020). Atualmente é Pós-doutoranda, bolsista PNPD Capes na linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Chapecó. Foi avaliadora no Programa Nacional do Livro Didático nas seguintes edições: PNLD 2017 - Geografia - Anos Finais do Ensino Fundamental; PNLEM 2018 - Geografia - Ensino Médio; PNLD 2019 - Geografia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental; PNLD 2020, anos finais do Ensino Fundamental; PNLD 2021 - objeto 1 - Projetos Integradores. Foi coordenadora adjunta na avaliação dos livros didáticos - PNLD 2019, versão de adequação à BNCC. Concentra suas pesquisas na área de Geografia e Educação, principalmente nos seguintes temas: Políticas educacionais, livro didático, educação geográfica e pensamento geográfico de professor. Trabalhou durante dez anos em escola do campo, atuando no ensino de Geografia para alunos do campo e indígenas, construindo pesquisas que envolvem ensino de Geografia, educação escolar indígena e educação do campo. É integrante do grupo de pesquisa Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais (EMGEOCS, UNIJUI), do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Espaço, Tempo e Educação em pesquisa (GPETE), da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Chapecó.

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

Copatti, C., Maria Andreis , A., & Cleonir Colla Zuanazzi , L. (2021). OLHARES AO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO: : RELAÇÕES ENTRE ESTADO, MERCADO EDITORIAL E OS LIVROS DIDÁTICOS NA ESCOLA. Perspectivas Em Políticas Públicas, 14(27). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/5795

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Artigos