A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA E A EXPANSÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS

Autores

  • Talita Prada Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Eunápolis
  • Maria Lucia Teixeira Garcia Universidade Federal do Espírito Santo.

Palavras-chave:

Educação. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Expansão.

Resumo

O objetivo deste artigo é situar as características da educaçãobrasileira de modo a compreender a expansão da Rede de InstitutosFederais de Educação Profissional e Tecnológica. A relevância dapesquisa está em compreender, dentro dessa perspectiva de análisecrítico-dialética, a expansão dos Institutos Federais de Educação,Ciência e Tecnologia no processo de desenvolvimento da educaçãobrasileira, seus desdobramentos e contradições. Trata-se de umapesquisa de revisão bibliográfica e análise documental que utilizoua perspectiva teórica crítico-dialética. O resultado mostra que houveexpansão, em mais de 400% nos últimos dez anos, dos InstitutosFederais de Educação, Ciência e Tecnologia, juntamente com aexpansão dos ideários neoliberais que repercutiram diretamente napolítica de educação, evidenciando a ênfase na expansão física dosInstitutos em detrimentos das demais necessidades. Considera-se,por último, que, por mais que tenha sido um avanço quantitativoa oferta da educação profissional, tal política de expansão nãopossibilitou a adequação no quadro de profissionais necessários para a organização e o funcionamento adequado das Instituições,resultado de uma política de educação brasileira que, desde o inícioda década de 1990, tem sofrido com os ataques neoliberais.

Biografia do Autor

Talita Prada, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Eunápolis

Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia –Eunápolis. Especialista em Direitos Sociais e Competências Profissionais, em GestãoPública. (IFES/ES) Mestre em Política Social pela Universidade Federal do EspíritoSanto. talitaprada@yahoo.com.br

Maria Lucia Teixeira Garcia, Universidade Federal do Espírito Santo.

Assistente social. Professora Associada II da Universidade Federal do Espírito Santo.Doutora em Psicologia Social. Bolsista de Produtividade do CNPQ. Coordenadora deÁrea de Serviço Social na Capes. Pós-doutora pela Universidade de Brasília (UnB).Professora do Departamento de Serviço Social da (UFES) e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFES. Bolsista de Produtividade do CNPq, membro dogrupo de pesquisa Fênix da UFES. Coordenadora da área de Serviço Social na CAPES.lucia-garcia@uol.com.br

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Publicado

2016-07-07

Como Citar

Prada, T., & Garcia, M. L. T. (2016). A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA E A EXPANSÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS. Perspectivas Em Políticas Públicas, 9(1), 19–51. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/896

Edição

Seção

Artigos