CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO

2020-08-26

                         

CHAMADA PÚBLICA

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação -

COED[1]/Faculdade de Educação/Campus Belo Horizonte/Universidade do Estado de Minas Gerais

Seleção de Artigos Científicos sobre Arte/Educação da 8ª Edição da Revista

Científica e Eletrônica SCIAS-Arte/Educação

ISSN: 2318-8537

 

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação/COED da FaE/CBH/UEMG convida os interessados a apresentarem propostas de artigos para publicação da 8ª Edição da revista científica e eletrônica SCIAS-Arte/Educação, nos termos aqui estabelecidos para seleção pública.

 

01. Objeto

Esta chamada tem por objetivo selecionar interessados a apresentarem propostas de artigos que atendam aos requisitos desta chamada para apreciação e posterior publicação na 8ª edição da revista científica e eletrônica SCIAS-Arte/Educação.

 

02. Motivação

Arte e ciência: duas poderosas forças de identidade e afluência cultural. Podemos afirmar, mesmo que nem sempre desejemos admitir, que essas duas instâncias de ideologias podem se convergir no campo do Ensino e, portanto, no âmbito educacional. A Arte, por vezes tão metódica, muitas vezes tão absoluta e matemática em parte, não há como negar, é igualmente cerne do desvario e fruto dos acidentes expressivos em nossa existência. Não se deveria dizer o mesmo da ciência? Ambas não estão carregadas de regras, modos, receitas fruto de nosso esforço de tudo tentar codificar e explicar? Não é intrigante constatar (quase que cientificamente) a impossibilidade e a impotência de tais tentativas?

Não obstante, é intrigante também observar que ambas, Arte e Ciência, são capazes, cada uma a seu modo, de preencher nossas almas. Hoffmann, em “O Doutor Coppelius”, ao descrever uma “impressão que absorve nossos pensamentos” nos indica que “Nesses instantes sentes todo o teu ser em fermentação, o sangue aquecido referve-te nas veias, dando-te às faces mais vivo colorido. O teu estranho olhar parece querer discernir, no espaço, objetos invisíveis para qualquer outro olhar humano, e as tuas palavras perdem-se em vagos suspiros”. Muito podemos ser elucidados tanto pela ciência quanto pela Arte. Muito podemos ser confundidos e igualmente iludidos por elas. De qualquer forma, todos esses caminhos também podem, muitas vezes, nos preencher a existência.

Entendemos, portanto, fazer parte, não menos espantados e indignados, dos inúmeros paradoxos da essência humana. Entendemos ser necessário e urgente falar sobre Ensino de Arte e suas formas científicas na educação. Com a mesma convicção que sabemos ser inevitável em vários momentos calar-nos diante da força de nossos objetos de estudo. É o próprio Hoffmann que vem ao nosso socorro e nos redime perante você, nosso querido e importante leitor: “Todos os recursos da linguagem são fracos, insuficientes; todas as expressões desbotadas, sem vida. Continuas insistindo, hesitas, gaguejas; as frias perguntas dos amigos penetram, como sopro gelado, na fornalha que te consome a alma, e ameaçam apagá-la. Mas se, como pintor ousado, conseguires desenhar a traços largos os contornos do teu esboço, podes juntar-lhe, sem trabalho, cores cada vez mais vivas e brilhantes; as múltiplas figuras do painel encantam e arrastam os teus amigos, que se reconhecem a si próprios na imagem evolada de tua alma”...Acaso esta descrição não serviria tanto para a Ciência quanto para a Arte? A decisão não é nossa e talvez de cada um de nós. Não procuramos previsões. Aguardamos os artigos de nossos colaboradores.

 

03. Normas para submissão 

DIRETRIZES PARA AUTORES 

Linha editorial

A revista SCIAS-Arte/Educação é um periódico científico com o objetivo de publicar artigos na área de Arte/Educação a partir também do diálogo com outros campos do conhecimento. A SCIAS-Arte/Educação é a revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação da FaE/CBH/UEMG, publicada com o apoio do Centro de Comunicação da FaE/CBH/UEMG e da Editora EdUEMG.

As propostas para publicação devem ser originais, inéditas no país e devem ser classificadas em artigos abrangentes da literatura sobre temas gerais relacionados à arte e à educação. Cada autor/a só poderá ter um artigo em tramitação, entre o início da submissão e a publicação final. Será observado um intervalo de um ano entre a publicação de textos escritos pelo mesmo autor/a e o início de um novo processo de submissão.

Todos os números são divulgados por meios digitais, estando disponíveis online pelo endereço: http://revista.uemg.br/index.php/SCIAS/issue/archive

Processo de avaliação dos artigos

Os artigos recebidos serão apreciados inicialmente pelo Conselho Editorial e os que estiverem de acordo com as normas da revista SCIAS Arte/Educação serão encaminhados aos membros do Conselho Cientifico, em função da competência no tema/assunto do artigo avaliado, garantindo-se o processo duplo cego. Após o processo de avaliação, os autores são notificados. Os artigos aprovados incondicionalmente são diretamente enviados para publicação.

Caso o texto dependa de modificações, as alterações propostas são enviadas aos autores, que decidem se concordam em empreendê-las, de acordo com as sugestões do conselheiro, no prazo a ser definido pelo editor. As modificações introduzidas no texto deverão ser grifadas para efeito de verificação pelo editor.

Apresentação dos trabalhos

Ao enviar o artigo para a revista, o autor compromete-se a não o encaminhar para outro(s) veículo(s) de publicação pelo prazo de seis meses, a contar da data do envio. As propostas devem ser submetidas via internet, pelo endereço:  http://revista.uemg.br/index.php/SCIAS/index

Aceitam-se artigos em português, inglês, espanhol, francês e alemão. Os artigos devem ser encaminhados em arquivo Word for Windows, versão 6.0 ou superior, com extensão (.doc), em fonte Times New Roman, tamanho 12, em folha de formato A4, com espaçamento 1,5 entre linhas, margens superior, inferior e laterais de 2 cm. Os artigos devem ter a extensão mínima de 12 e máxima de 20 páginas.

O texto não deve conter qualquer identificação do autor e coautores. Esses dados, assim como vínculo institucional, formação e e-mail compõem os metadados, que devem ser preenchidos total e corretamente no momento do cadastro do autor para a continuidade do processo de submissão do artigo.

O resumo deve ter no mínimo 100 e no máximo 150 palavras na mesma língua do trabalho e palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco). Após esse resumo, deve-se incluir também o abstract, acompanhado da tradução do título e das keywords.

As notas de rodapé devem ser usadas somente quando estritamente necessário para algum esclarecimento. O texto deve ser sucinto, corpo 10, alinhado à esquerda com espaçamento simples. Essas notas devem ser apresentadas em algarismos arábicos, com numeração única e consecutiva para todo o artigo.

Ilustrações

As tabelas, quadros e gráficos devem ser inseridas no texto com títulos e legendas em acordo com a ABNT. As figuras devem ter seu lugar indicado no texto e ser enviadas também em anexos separados, em formato de arquivo JPG, cor cinza, 300 dpi. Devem ser nomeadas FIG. 1, FIG. 2, sucessivamente, podendo ainda ter um título sugestivo do seu conteúdo, sempre com a indicação das fontes.

 

Citações

As citações no texto devem utilizar o sistema autor-data e seguir as normas da ABNT para esse sistema.

Em citações diretas ou literais, o nome do autor, fora de parênteses, tem apenas a inicial maiúscula e, dentro de parênteses, todas as letras maiúsculas (AUTOR, data, página). Para citações até três linhas, usam-se aspas, sem itálico. Citações com mais de três linhas são recuadas 4 cm da margem esquerda, fonte menor, espaçamento simples, sem aspas e sem itálico.

Em citações indiretas, se o nome do autor estiver inserido no texto, usa-se apenas a inicial maiúscula com a data entre parênteses. Caso o nome do autor venha entre parênteses, todas as letras serão em maiúscula, seguindo-se a data, sem a necessidade de colocar a página.

Ex:

Na perspectiva de Arendt (1997), que a educação assuma seu caráter conservador é fundamental para que o mundo não se torne mortal como os mortais, para que o mundo continue e se renove a cada nova geração.

Que a educação assuma seu caráter conservador é fundamental para que o mundo não se torne mortal como os mortais, para que o mundo continue e se renove a cada nova geração (ARENDT, 1997).

*Esse formato de citação vale também para o caso de depoimentos ou entrevistas.

Em citação de citação, emprega-se a expressão latina apud (junto a) ou o equivalente em português “citado por”, para identificar a fonte secundária que foi efetivamente consultada. A referência da obra citada deve vir em nota de rodapé ou como parte da referência no final do texto.

Ex:

No texto:

Um modelo de liderança bastante estudado e utilizado na década de 1960 foi o Grid Gerencial (BLAKE; MOUTON¹, 1972 apud RONCHI, 2007).

Em nota de rodapé:

¹ BLAKE, R. R.; MOUTON, J. S. A estruturação de uma empresa dinâmica através do desenvolvimento organizacional do tipo Grid. São Paulo: Edgard Blücher, 1972.

Citações de diversos documentos de um mesmo autor e data devem ser distinguidos pelo acréscimo de letras minúsculas em ordem alfabética após a data. Essas letras devem constar também nas referências.

Ex:

Vygotsky (1998a) Vygotsky (1998b) ou

(VYGOTSKY, 1998a, p. 55) (VYGOTSKY 1998b, p. 37)

 

Referências

As referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT para esse sistema (NBR 6023). Elas devem ser listadas no final do artigo, alinhadas somente à margem esquerda, identificando se individualmente cada documento em espaço simples, separados uns dos outros por dois espaços simples.

 

Livros

VASQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 3. ed. São Paulo:

Cortez/Autores Associados, 1992.

 

Capítulos de livros

-  Capítulo e livro com mesmo autor:

CANDAU, V. M. Cotidiano escolar e cultura(s): encontros e desencontros. In: ____.

(Org.). Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 61-78.

-  Capítulo e livro com autores diferentes:

EVANGELISTA, O. A formação universitária do professor: o debate dos anos 1920 e a experiência paulista dos anos 1930. In: MORAES, M. C. M. de (Org.). Iluminismo às avessas: produção de conhecimento e políticas de informação docente. Rio de Janeiro:

DP&A, 2003.

-  Autor entidade

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023 - Informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002. 24p.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 1.

De 15 de maio de 2006. Institui diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia. Disponível em: <http://WWW.mec.gov.br>. Acesso em: 10 jul. 2010.

-  Mais de um autor (separados por ponto-e-vírgula)

BERGÉ, P.; POMEAU, Y.; DUBOIS-GANCE, M. Dos ritmos ao caos. São Paulo:

Editora Unesp, 1996.

-  Mais de três autores

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre saber docente. Tradução de Francisco Pereira. Ijuí: Ed Unijuí, 1998.

-  Séries e coleções

MIGLIORI, R. Paradigmas e educação. São Paulo: Aquariana, 1993. 20 p. (Visão do futuro, v. 1)

-  Livro eletrônico

ROSÁRIO,  A.  B.;  KYRILLOS  NETO,  F.;  MOREIRA,  J.  DE  O.  (Orgs.).  Faces   da violência na contemporaneidade: sociedade e clínica. Barbacena: EdUEMG, 2011.

Disponível em:

<http://intranet.uemg.br/comunicacao/arquivos/PubLocal172P20120518123259.pdf>. Acesso em: 2 out. 2011

 

Artigo de periódicos

SAVIANI. D. O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil: perspectivas históricas. Paideia - Cadernos de Psicologia em Educação, São Paulo, v. 14, n. 28, p. 113-124, maio/ago. 2004.

 

Teses, dissertações e monografias

ALMEIDA, L. C. Curso de pedagogia na Unicamp: marcas de formação. 2008. 199 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

Trabalhos apresentados em congresso

FRANCO, M. A. S. Saberes pedagógicos e prática docente. In: ENDIPE: EDUCAÇÃO

FORMAL E NÃO             FORMAL, PROCESSOS FORMATIVOS          E SABERES

PEDAGÓGICOS, 13., 2006, Recife. Anais... Recife: Edições Bagaço, 2006. v. 1, p. 27-

50.

 

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

 

 

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

04. Cronograma

EVENTOS

DATAS

Envio de artigos para SCIAS

Arte/Educação

De 01 Setembro (terça-feira) a 25 de Setembro de 2020

Avaliação dos Artigos pelo corpo de precaristas 

De 5 de Outubro (segunda)  27 de Outubro (terça) 2020

Notificação dos trabalhos aceitos e contato com os autores

De 28 de Outubro (quarta)  a 6 de Novembro (sexta) de 2020

Diagramação, revisão editorial e publicação final do artigo aceito

De 9 de Novembro (segunda)  a 26 de Novembro (quinta) de 2020

 

 

05. Resultado da análise do Conselho Editorial

A relação dos artigos selecionados será divulgada na página eletrônica da UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS, disponível na Internet no endereço http://revista.uemg.br/index.php/SCIAS/announcementNão haverá qualquer tipo de prêmio ou remuneração para os autores que tiverem seus trabalhos selecionados.

 

06. Esclarecimentos e informações adicionais

Os esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo desta Chamada poderão ser obtidos por intermédio do endereço eletrônico revistascias@uemg.br, telefone 55(31) 3239-5918, referenciando-se à revista SCIAS-Arte/Educação.

 

07. Da anulação ou revogação da Chamada Pública

A qualquer tempo, a presente Chamada Pública poderá ser revogada ou anulada, no todo ou em parte, a critério do COED/FaE/CBH/UEMG, sem que isso implique direito a indenização ou reclamação de qualquer natureza. O COED/FaE/CBH/UEMG poderá cancelar a presente chamada pública caso o Conselho Editorial não se pronuncie no prazo de 30 dias a contar da entrega das propostas para análise.

 

Belo Horizonte, agosto/2020

 

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[1] O Núcleo de Pesquisa sobre Conhecimento e Educação – COED - iniciou suas atividades na FaE/CBH/UEMG no ano de 2007. Desde então vem desenvolvendo investigações sobre o Conhecimento numa perspectiva abrangente, dialogal e contemporânea. O COED desenvolve propostas de interlocuções referentes a concepções sobre o Conhecimento como instância cultural e investiga tais relações com a prática educacional.