Pensamento

2020-04-21

A Revista Scias Arte/Educação se posiciona contra qualquer ataque à democracia no Brasil e contra qualquer apologia que busque amenizar os efeitos nocivos de qualquer forma de Ditadura em qualquer parte do planeta.
David Held, ao analisar as diversas formas de democracia, afirma o fato curioso de que muitos se afirmam democratas, não importando suas visões de centro, direita ou esquerda. Regimes diferentes com ações diferentes entre si se consideram e se autodenominam como “democratas”. O que há por detrás de tais afirmações? Muitas vezes; muitas coisas. As histórias da humanidade nos mostram que a liberdade, enquanto conceito, ideia, ideal sempre teve seus mais discrepantes defensores. Muitos desses “defensores” usaram tal termo como desculpa e motivação para avançar suas vanguardas de artilharia. Amiúde impuseram poder e dominação. Nem sempre quem se diz “defensor da liberdade”, mostra-se como tal em suas práticas. Por isso, na introdução da obra “Os Erros da Liberdade”, Pierre Grimal adverte: “A liberdade, habitualmente conhecida como uma fonte de espontaneidade e de vida ou como a própria manifestação da vida, revela-se à experiência como inseparável da morte”. Sempre é necessário, portanto, buscar nas palavras: contextos, ações e sobretudo intenções.
Equipe Editorial Scias Arte/Educação

(As opiniões manifestadas nesta página são de exclusiva responsabilidade da Equipe Editorial da Revista SCIAS ARTE/EDUCAÇÃO).