APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – relato de experiência de produção audiovisual por estudantes

Autores

Resumo

As metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas, possuem um grande potencial para desenvolver habilidades e competências na formação profissional e cidadã. As temáticas ambientais possibilitam a aplicação profusa dessas metodologias. Este estudo apresenta o relato de uma experiência do uso de aprendizagem baseada em problemas e a produção de conteúdo audiovisual, por alunos de graduação de Engenharia Ambiental e Sanitária, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Em contato com uma realidade trágica de destruição socioambiental – rompimento da barragem do Fundão em Bento Rodrigues, município de Mariana-MG – e, a partir da observação dos problemas ali encontrados, foi proposto aos alunos a sugestão de soluções para a recuperação socioambiental do local. Pode-se observar o desenvolvimento de habilidades de caráter interpretativo-analítico tanto técnico, quanto social. Além disso, a motivação gerada pela ida ao local do desastre, mobilizou a criatividade, pró-atividade, trabalho em equipe e empatia na resolução dos problemas.

Biografia do Autor

Valéria Cristina Palmeira Zago, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Engenheira Agrônoma, doutora em Ciência do Solo, docente do magistério superior no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, departamento de Ciência e Tecnologia Ambiental.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Palmeira Zago, V. C. (2020). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – relato de experiência de produção audiovisual por estudantes. SCIAS - Arte Educação, 7(1), 63–77. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/4810