A MÚSICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E A´PRENDIZAGEM

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Autores

  • Esp. Dário Lima Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasart.v15i2.7189

Palavras-chave:

Ensino, música, Aprendizagem, Inteligências Múltiplas

Resumo

Esta pesquisa objetiva demonstrar a música no processo de ensino e aprendizagem. Justifica-se pelo fato da música proporcionar motivação aos alunos. A metodologia utilizada foi qualitativa, utilizando os critérios documental e bibliográfico. É discutido sobre a pedagogia histórico-crítica que rompe o ensino tradicional, e foca no aluno e sua vivência. A pesquisa diferencia ensino - transmitir o conteúdo, de aprendizagem - compreensão do que é ensinado. Assim, é importante o professor escolher a metodologia certa ao planejar a abordagem dos conteúdos. É apresentada a teoria das Inteligências Múltiplas desenvolvida por Howard Gardner que demonstra a pluralidade de capacidades/talentos desenvolvidos por necessidade, deficiência ou estímulos. Ressalta-se a importância da música como estratégia que estimula, movimenta e ativa os estudantes para melhor apreenderem de forma prazerosa. Conclui-se de maneira satisfatória, como Platão (427 - 347 a.C) ao afirmar que a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Lima Souza, E. D. (2024). A MÚSICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E A´PRENDIZAGEM . SCIAS - Arte Educação, 15(2), 37–56. https://doi.org/10.36704/sciasart.v15i2.7189