ATELIÊ ABERTO
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https://doi.org/10.36704/sciasart.v15i2.9249Palavras-chave:
Tempo, Arte, Educação não formal, Saberes tradicionais, CidadaniaResumo
O artigo explora a interseção entre educação formal, não formal e as práticas culturais em pontos de cultura independentes. A autora destaca a importância de criar espaços educativos que favoreçam a reflexão e a profundidade, em contraste com a rotina acelerada da educação formal. Embora muitas vezes confundida com a informal, a educação não formal é estruturada e possui intencionalidade pedagógica, sendo essencial para o desenvolvimento pessoal e coletivo. A experiência de um ateliê cultural é apresentada como exemplo de como esses espaços podem promover a cidadania, a convivência e a troca afetiva, estimulando a criatividade e o resgate de saberes tradicionais. O artigo afirma a relevância desses ambientes para a formação integral, pois proporcionam vivências que nutrem a alma, estimulando a brincadeira, a criação artística e a presença coletiva, além de resgatar aspectos essenciais da vida humana além das obrigações cotidianas.
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