ATELIÊ ABERTO

aqui você tem tempo

Visualizações: 2

Autores

  • Me. Vanessa de Oliveira Silva Escola Estadual de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasart.v15i2.9249

Palavras-chave:

Tempo, Arte, Educação não formal, Saberes tradicionais, Cidadania

Resumo

O artigo explora a interseção entre educação formal, não formal e as práticas culturais em pontos de cultura independentes. A autora destaca a importância de criar espaços educativos que favoreçam a reflexão e a profundidade, em contraste com a rotina acelerada da educação formal. Embora muitas vezes confundida com a informal, a educação não formal é estruturada e possui intencionalidade pedagógica, sendo essencial para o desenvolvimento pessoal e coletivo. A experiência de um ateliê cultural é apresentada como exemplo de como esses espaços podem promover a cidadania, a convivência e a troca afetiva, estimulando a criatividade e o resgate de saberes tradicionais. O artigo afirma a relevância desses ambientes para a formação integral, pois proporcionam vivências que nutrem a alma, estimulando a brincadeira, a criação artística e a presença coletiva, além de resgatar aspectos essenciais da vida humana além das obrigações cotidianas.

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução de Antonio Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BARBIERI, Stela. Territórios da invenção: ateliê em movimento. 1ª ed. São Paulo: Jujuba, 2021.

BARROS, Manoel de. Memórias Inventadas: as infâncias de Manoel de Barros/ Iluminuras de Martha Barros. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2008.

DIAS, Belidson. A/r/tografia como metodologia e pedagogia em artes: uma introdução, In: DIAS, Belidson e IRWIN, Rita L. (organizadores). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. 2ª edição – Santa Maria, RS: Ed. UFSM, 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GUERRA, Monica. As mais pequenas coisas. A exploração como experiência educativa. São Paulo: Pedro & João Editores, 2022.

HERNÁNDEZ, Fernando. A Investigação baseada nas Artes: propostas para repensar a pesquisa em educação. In: DIAS, Belidson e IRWIN, Rita L. (organizadores). Pesquisa educacional baseada em arte : a/r/tografia. 2ª edição – Santa Maria, RS: Ed. UFSM, 2023.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar: Poéticas do corpo-tela. 1ª ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa. Mediação Cultural para professores andarilhos na cultura. São Paulo: Intermeios, 2012.

MEIRELLES, Renata. Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos e meninas do Brasil. 3. ed. São Paulo: Terceiro Nome, 2007.

NÓVOA, António (org.). Vida de Professores. Porto Editora: Portugal. 2ª edição, 2013.

REZENDE, Maria Valéria. O voo da guará vermelha. 2ª ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

de Oliveira Silva, M. V. (2024). ATELIÊ ABERTO: aqui você tem tempo. SCIAS - Arte Educação, 15(2), 57–69. https://doi.org/10.36704/sciasart.v15i2.9249