A APRENDIZAGEM DA EMPATIA HISTÓRICA A PARTIR DE UM PROJETO SOBRE ANNE FRANK

Autores

  • Luísa Parreira Kattaoui Escola Municipal Francisca Alves

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar os resultados em uma escola do projeto educativo Aprendendo com Anne Frank, realizado em 2018, que teve como principal ação a criação de uma exposição sobre a escritora. O Projeto foi potencializado por ter contado com a formação de mediadores entre os estudantes de 6oa 9oano da escola, que impactaram o envolvimento dos colegas e de professores com a história da alemã. Os estudantes demonstraram uma aprendizagem significativa da Empatia Histórica. Este processo será analisado neste texto, a partir das propostas de ensino sobre o Holocausto, da pedagogia de Paulo Freire, do conceito de empatia histórica e da observação dos elementos da exposição museológica.

Biografia do Autor

Luísa Parreira Kattaoui, Escola Municipal Francisca Alves

Professora na Rede Municipal de Belo Horizonte desde 2011. Coordenadora na Escola Municipal Francisca Alves. Formada em História pela UFMG e pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UEMG.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Kattaoui, L. P. (2019). A APRENDIZAGEM DA EMPATIA HISTÓRICA A PARTIR DE UM PROJETO SOBRE ANNE FRANK. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 2(2), 107–127. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/4249