A educação para jovens e adultos privados de liberdade em Minas Gerais

Educação como direito humano

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Autores

  • Regina Magna Bonifácio de Araújo Universidade Federal de Ouro Preto
  • Francisco André Silva Martins Universidade do Estado de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-4906-573X
  • Regina Dias Duarte

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.8968

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação prisional, Presídios, Direitos Humanos

Resumo

Neste artigo desenvolvemos a temática da educação escolar oferecida às pessoas jovens e adultas privadas de liberdade, fruto de uma estágio pós-doutoral e de uma pesquisa de Mestrado. A proposta do estudo foi investigar a oferta de EJA nos presídios do Estado de Minas Gerais e, em específico, a oferta de Educação Profissional Tecnológica pelo sistema prisional, assim como compreender como se dá o atendimento aos jovens que hoje ocupam esses espaços. No escopo do presente texto, traremos em linhas gerais, as discussões em torno da oferta de EJA, tomando como base o banco de dados estatísticos do Sistema de Informações do Sistema Penitenciário (SISDEPEN), sem desconsiderar a discussão acerca dos direitos à educação que constitucionalmente se estende a todos e todas. Para atender os objetivos propostos foi realizado um estudo documental, que neste artigo considera como questão fundamental: como o Estado de Minas Gerais tem atendido a demanda por EJA no sistema penitenciário? Vários desafios foram apontados, dentre eles a precariedade de espaço físico e de pessoal, sejam educadores/as, pedagogos/as ou agentes penitenciários. Entretanto, o maior desafio está na compreensão de que de fato são direitos humanos, seja por parte de quem formula as leis ou de quem deve coloca-las em prática.

Biografia do Autor

Francisco André Silva Martins, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor Efetivo, Adjunto - Nível VI B, Faculdade de Educação, Campus BH, Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE / CBH / UEMG). Cursos de graduação em Pedagogia e História. Departamento de História (DEH). Professor Permanente do Programa Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Vice Coordenador da Linha 2 - Trabalho, História da Educação e Políticas Educacionais, Mestrado Acadêmico em Educação e Formação Humana (Conceito Capes 4), da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Membro do Colegiado do Curso de História. Vice Coordenador no Centro de Extensão da FAE-UEMG, como representante do DEH. Pós-Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto - PPGE-UFOP. Tem Doutorado em Educação pela FaE-UFMG (2016), no qual desenvolveu pesquisa sobre a participação de jovens em movimentos de ação coletiva em uma ocupação urbana. Foi bolsista CAPES / REUNI. Tem Mestrado em Educação pela FaE-UFMG (2010), no qual desenvolveu pesquisa sobre a participação de estudantes em um grêmio estudantil em uma escola pública. Graduado em História (2003), Pedagogia (2019) e Sociologia (2024). Especialista em "História e Cultura Mineira" (2005) e em "Educação de Jovens e Adultos" (2022). Cursos de Aperfeiçoamento em "História da África e das Culturas Afro-brasileiras" (2011); "Temáticas das Culturas e História dos Povos Indígenas" (2016) e "Educação para as Relações Étnico-raciais" (2022). Coordenador e Pesquisador do Grupo de Pesquisa e Extensão Observatório das Juventudes da FAE UEMG fundado em 2020 e vinculado ao Diretório do CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/666427). Pesquisador do NEPEJA (Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação de Jovens e Adultos) da Faculdade de Educação da UEMG, vinculado ao Diretório do CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/27705). Pesquisador do Observatório da Juventude FaE-UFMG desde o ano de 2007. Editor Adjunto da Revista Educação Em Foco - UEMG ( https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco - ISSN 2317-0093 - Qualis A4) e Editor Associado da Revista SCIAS Direitos Humanos e Educação - UEMG (https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/about - ISSN 2596-1772 - Qualis B2) e da Revista SCIAS LIBRAS - UEMG ( https://revista.uemg.br/index.php/sciasls/issue/view/409 - ISSN 2965-5617). Estudante da Teoria Freriana, suas orientações, publicações e pesquisas se debruçam, principalmente, sobre os seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Popular, Juventudes, Sociologia da Juventude, Experiências Participativas e Formativas, Militância, Movimentos Sociais e Ações Coletivas. Atua como membro do Fórum Mineiro de Educação de Jovens, Adultos e Idosos FOMEJA desde o ano de 2018. Atua como membro do Fórum Metropolitano de Belo Horizonte de Educação de Jovens, Adultos e Idosos FOMETRO desde 2020. Lecionou a disciplina História na Educação Básica, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Rede Estadual de Ensino em Minas Gerais e Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

de Araújo, R. M. B., Martins, F. A. S., & Dias Duarte, R. (2024). A educação para jovens e adultos privados de liberdade em Minas Gerais : Educação como direito humano. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 7(2), 105–124. https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.8968