“Tia, quero nota dez”
Avaliação na Educação Infantil a partir das narrativas infantis
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https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9078Palavras-chave:
Infância, Avaliação, Narrativas, Educação InfantilResumo
Este estudo tem como objetivo analisar a compreensão e a internalização das práticas avaliativas pelas crianças na educação infantil. Para alcançar esse objetivo, foi conduzido um estudo de campo em uma turma de pré-escola com crianças de 5 anos, utilizando rodas de conversa para coletar narrativas orais sobre suas percepções da avaliação. Partimos de estudos da Sociologia da Infância, a partir de Corsaro (2011); Sarmento (2005); Oliveira-Formosinho e Pascal (2019). Além disso, autores como Hoffmann (2003; 2008) e Luckesi (1997) foram fundamentais para discutir a avaliação. A pesquisa revela que as crianças internalizam as práticas avaliativas tradicionais na educação infantil, predominando a ênfase em notas e elogios superficiais. Embora algumas crianças indiquem uma compreensão das correções como oportunidades de apoio, a maioria reflete uma visão dicotômica entre acerto e erro.
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