“Tia, quero nota dez”

Avaliação na Educação Infantil a partir das narrativas infantis

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9078

Palavras-chave:

Infância, Avaliação, Narrativas, Educação Infantil

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a compreensão e a internalização das práticas avaliativas pelas crianças na educação infantil. Para alcançar esse objetivo, foi conduzido um estudo de campo em uma turma de pré-escola com crianças de 5 anos, utilizando rodas de conversa para coletar narrativas orais sobre suas percepções da avaliação. Partimos de estudos da Sociologia da Infância, a partir de Corsaro (2011); Sarmento (2005); Oliveira-Formosinho e Pascal (2019). Além disso, autores como Hoffmann (2003; 2008) e Luckesi (1997) foram fundamentais para discutir a avaliação. A pesquisa revela que as crianças internalizam as práticas avaliativas tradicionais na educação infantil, predominando a ênfase em notas e elogios superficiais. Embora algumas crianças indiquem uma compreensão das correções como oportunidades de apoio, a maioria reflete uma visão dicotômica entre acerto e erro.

 

Biografia do Autor

Jorge dos Santos Silva, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educacionais - PPGEPE (UFMA). Graduado em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Araguatins (2019). Cursa Licenciatura em Letras/inglês pela Universidade Estadual do Maranhão. Possui especialização "Lato Sensu" em psicopedagogia e supervisão escolar pela ÚNICA (2020), neuropsicopedagogia clínica pela FACOL(2021) e Psicomotricidade pela FABEMP (2022) Especialista em Análise do Comportamento Aplicada - ABA pela Facuvale (2023). É atualmente professor efetivo da Prefeitura Municipal de Buriticupu e tem sua carreira desenvolvida na área do Magistério, especialmente na Educação Infantil, onde desenvolve diversos trabalhos e projetos, focados principalmente na promoção de melhoria da qualidade do ensino e no desenvolvimento infantil. Atua em espaço clínico Pedagógico próprio com avaliação da aprendizagem e do desenvolvimento infantil e estimulação precoce de crianças com TEA. O seu principal interesse de estudo é sobre formação de professores, infâncias, educação infantil, avaliação da aprendizagem, educação inclusiva, autismo e ludopedagogia.

Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro, Universidade Federal do Maranhão (UFMA/CCIm)

Professora Adjunto do Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Maranhão/ CCSST. Professora do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED no mesmo campus. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará com área de concentração em Linguagem, Desenvolvimento e Educação da Criança (2014), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2007) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2001). Especialização em Gestão Escolar e Metodologias de Ensino, Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional e Especialista em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual. Coordenadora de área do Programa de Iniciação a Docência-PIBID/UFMA com o subprojeto Alfabetizar letrando : um diálogo com o uso de práticas pedagógicas lúdicas na formação docente ( 2020 - 2022) Consultora Ad hoc FAPEMA. Membro do Núcleo de Estudos em Estado, Políticas Públicas Educacionais e Democracia (NEEPED), coordenadora da linha de pesquisa Formação de Professores: política e identidade na educação básica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Orientação Educacional, Coordenação Pedagógica e Docência no Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, Infância, Ludicidade, Formação Docente, Autismo e Intervenção ABA.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

dos Santos Silva, J., & Freitas de Souza Monteiro, K. B. (2024). “Tia, quero nota dez” : Avaliação na Educação Infantil a partir das narrativas infantis. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 7(2), 42–62. https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9078