Os impactos da formação escolar na vida dos egressos do curso Técnico em Administração (PROEJA/CPII)

Legado do processo formativo

Autores

  • Marina Ribeiro Oliveira Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9110

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos , Educação profissional e tecnológica, PROEJA , Formação escolar

Resumo

O presente trabalho tem, por objetivo, compreender os impactos da formação escolar do PROEJA na vida dos egressos do curso Técnico em Administração (PROEJA/CPII), a partir da perspectiva trazida por esses sujeitos. Nosso trabalho consistiu em uma pesquisa qualitativa, que utilizou o método de Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de um questionário semiaberto, direcionado aos egressos do curso Técnico em Administração (PROEJA), formados entre os anos letivos de 2018-2022 nos campi Tijuca II e Centro do Colégio Pedro II. Como resultados, pudemos constatar as repercussões desta formação acadêmica na vida profissional e pessoal desses sujeitos, tanto na perspectiva da inclusão laboral, quanto na percepção dos egressos acerca da sua própria formação, e de que forma ela modificou suas trajetórias.

Referências

AMORIM, Elizabeth de J. M. Lugar de mulher é no PROEJA também! um estudo sobre evasão e permanência no CPII - campus Centro. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – PROFEPT, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=12983266. Acesso em: 02 set. 2024.

ASSIS, Sandra M., NETA, Olivia A. Educação Profissional no Brasil (1960-2010): Uma história entre avanços e recuos. Tópicos Educacionais, Recife, v.21, n.2, p. 190-211, jul./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/view/22424. Acesso em: 17 set. 2024.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

FRIGOTTO, Gaudencio. Educação, crise do trabalho assalariado e do desenvolvimento: teorias em conflito. In: FRIGOTTO, Gaudencio (org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 25-54.

FRIGOTTO, Gaudencio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, Gaudencio, CIAVATTA, Maria, RAMOS, Marise (orgs). Ensino médio integrado: concepções e contradições. 3. ed., São Paulo: Cortez, 2012, p.57-82.

GOUVEIA, Fernanda P. Proeja e mundo do trabalho: inserção, reinserção e horizonte precário. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/14715. Acesso em 08 ago. 2024.

HANDFAS, Anita. A trajetória do GT Trabalho e Educação da ANPED: alguns elementos de análise. Trab. Educ. Saúde, v. 5, n. 3, p. 375-398, nov.2007/fev.2008. DOI: 10.1590/S1981-77462007000300003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/9DSKDvY8hwThN8NnfyWgDWP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 08 set. 2024

KUENZER, Acácia., Desafios teórico-metodológicos da relação trabalho-educação e o papel social da escola. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998, p.55-75.

MENDES, Rosana M., MISKULIN, Rosana G. S. A análise de conteúdo como uma metodologia. Cadernos de Pesquisa. v. 47, n. 165, p 1044-1066, 2017. DOI: 10.1590/198053143988. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/ttbmyGkhjNF3Rn8XNQ5X3mC/?lang=pt . Acesso em: 05 mai. 2022.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Ribeiro Oliveira, M. (2024). Os impactos da formação escolar na vida dos egressos do curso Técnico em Administração (PROEJA/CPII): Legado do processo formativo. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 7(2), 164–179. https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9110