Os impactos da formação escolar na vida dos egressos do curso Técnico em Administração (PROEJA/CPII)
Legado do processo formativo
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9110Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos , Educação profissional e tecnológica, PROEJA , Formação escolarResumo
O presente trabalho tem, por objetivo, compreender os impactos da formação escolar do PROEJA na vida dos egressos do curso Técnico em Administração (PROEJA/CPII), a partir da perspectiva trazida por esses sujeitos. Nosso trabalho consistiu em uma pesquisa qualitativa, que utilizou o método de Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de um questionário semiaberto, direcionado aos egressos do curso Técnico em Administração (PROEJA), formados entre os anos letivos de 2018-2022 nos campi Tijuca II e Centro do Colégio Pedro II. Como resultados, pudemos constatar as repercussões desta formação acadêmica na vida profissional e pessoal desses sujeitos, tanto na perspectiva da inclusão laboral, quanto na percepção dos egressos acerca da sua própria formação, e de que forma ela modificou suas trajetórias.
Referências
AMORIM, Elizabeth de J. M. Lugar de mulher é no PROEJA também! um estudo sobre evasão e permanência no CPII - campus Centro. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – PROFEPT, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=12983266. Acesso em: 02 set. 2024.
ASSIS, Sandra M., NETA, Olivia A. Educação Profissional no Brasil (1960-2010): Uma história entre avanços e recuos. Tópicos Educacionais, Recife, v.21, n.2, p. 190-211, jul./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/view/22424. Acesso em: 17 set. 2024.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
FRIGOTTO, Gaudencio. Educação, crise do trabalho assalariado e do desenvolvimento: teorias em conflito. In: FRIGOTTO, Gaudencio (org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 25-54.
FRIGOTTO, Gaudencio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, Gaudencio, CIAVATTA, Maria, RAMOS, Marise (orgs). Ensino médio integrado: concepções e contradições. 3. ed., São Paulo: Cortez, 2012, p.57-82.
GOUVEIA, Fernanda P. Proeja e mundo do trabalho: inserção, reinserção e horizonte precário. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/14715. Acesso em 08 ago. 2024.
HANDFAS, Anita. A trajetória do GT Trabalho e Educação da ANPED: alguns elementos de análise. Trab. Educ. Saúde, v. 5, n. 3, p. 375-398, nov.2007/fev.2008. DOI: 10.1590/S1981-77462007000300003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/9DSKDvY8hwThN8NnfyWgDWP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 08 set. 2024
KUENZER, Acácia., Desafios teórico-metodológicos da relação trabalho-educação e o papel social da escola. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998, p.55-75.
MENDES, Rosana M., MISKULIN, Rosana G. S. A análise de conteúdo como uma metodologia. Cadernos de Pesquisa. v. 47, n. 165, p 1044-1066, 2017. DOI: 10.1590/198053143988. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/ttbmyGkhjNF3Rn8XNQ5X3mC/?lang=pt . Acesso em: 05 mai. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).