O Teatro e o Ensino de Espanhol como ferramentas de inclusão e expressão

Combate ao etarismo e promoção de Direitos Humanos na Educação

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9130

Palavras-chave:

Teatro Online, Educação de Qualidade, Direitos Humanos, Inclusão Social, Etarismo

Resumo

Este estudo explora o audiodrama Los Ciegos, inspirado na peça simbolista “Os Cegos” (1890) de Maurice Maeterlinck. O projeto foi desenvolvido no curso online ¿Hablas Español?, voltado ao ensino de teatro e da língua espanhola para pessoas com mais de 60 anos, como parte do programa de extensão “universIDADE” da Unicamp. Utilizando o Teatro do Oprimido de Augusto Boal e os Jogos Teatrais de Viola Spolin, o projeto combate o etarismo e promove a expressão crítica e a inclusão social. A pesquisa explora como a interação e a criatividade no teatro ajudam os alunos a experienciar a interpretação ativa de narrativas sociais e digitais, fortalecendo o exercício da cidadania e combatendo fake news. Os resultados iniciais indicam melhorias na expressão e na superação do isolamento social, evidenciando o impacto positivo da educação artística. Alinhada aos Direitos Humanos, a pesquisa contribui para o 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, promovendo educação de qualidade e inclusão social.

Biografia do Autor

Gabriel Fontoura Motta, Universidade Estadual de Campinas / Programa de Pós Graduação em Artes da Cena

Ator, educador e pesquisador. Mestre em Artes da Cena (Unicamp, Capes), graduado em Teatro Licenciatura (UFRGS), mobilidade acadêmica em Humanidades (Espanha, UC3M) e habilitado como apresentador de Rádio e TV. Professor de Espanhol e Teatro, investiga o uso de Não Atores na cena. Possui interesse na interdisciplinaridade entre Dramaturgia e o Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) no Brasil, com ênfase em processos online. Iniciou a carreira na série Parada 90, dirigida por Maurício Gyboski, na Ulbra TV - RS (2009). Selecionado para o concurso Casal Malhação (2011), circulou com espetáculos teatrais pelo Sul do Brasil. Residiu em Porto Alegre, Campinas, Madrid e São Paulo; atualmente mora no Rio de Janeiro (RJ). Finalista do Desafio Led (2022), atua em publicidade, incluindo a campanha mundial do Google em 2023, filmada no Uruguai com direção de Ben Whitehouse e coprodução Oriental Films (UY) e Stink Films (UK). Em 2023, participou da série documentária do programa Fantástico, Show da Vida, recriando Sangue Latino de Ney Matogrosso e Secos e Molhados. Possui experiência com produção e atualmente apresenta o curso de teatro O Feed da Nossa Vida e ministra aulas de Espanhol através do site SuperProf. Visita instituições proporcionando os Jogos Teatrais com o uso dos Teatros do Real como mediação entre o convívio e a documentação como linguagem. Também possui experiência como Preparador de Elenco com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, com produção e publicações relacionadas ao campo da dramaturgia expandida e a cena digital. Autor da série de audiodrama realizada com imigrantes e refugiados venezuelanos Voz para Cumaná, trabalha o teatro para todos os públicos. Ao longo de sua trajetória acadêmica, Gabriel tem buscado a interdisciplinaridade como uma forma de integrar diferentes comunidades e aproximar o teatro da vida daqueles que não têm acesso a ele, independentemente de sua esfera social, idade, país de origem ou idioma falado. Seja por meio de encontros presenciais ou virtuais, em grupos ou individualmente, Gabriel tem trabalhado com teatro junto a imigrantes, explorando a relação entre médicos e pacientes com foco na humanização do atendimento, envolvendo pessoas acima dos 60 anos e também atuando com jovens em situação de vulnerabilidade social. Gabriel tem se dedicado a aprofundar seu conhecimento na área teatral e no ensino e aprendizagem da língua espanhola (ELE), especialmente quando se trata da pedagogia teatral baseada na Sensibilidade Pedagógica com não atores. Mais do que simplesmente ensinar idiomas ou promover produções culturais, seu objetivo é integrar pessoas e criar caminhos de transformação únicos para cada participante nos processos criativos. 

Suzi Frankl Sperber, Universidade Estadual de Campinas / Instituto de Estudos da Linguagem

Graduação (1965), mestrado (1967) e doutorado (1972) em Letras pela USP e Livre-docência em Letras pela UNICAMP (1998). Atualmente é professora titular e professora colaboradora da Universidade Estadual de Campinas, foi coordenadora do NUCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISAS Teatrais - LUME por treze anos (até sua aposentadoria compulsória), membro do conselho editorial de: Mafuá (Florianópolis), foi membro do conselho editorial da Revista ABP - Afrika Asien Brasilien. Publicou os livros Caos e Cosmos - Leituras de Guimarães Rosa; Guimarães Rosa: Signo e Sentimento; co-org. Língua e Literatura: o professor pede a palavra; Presença do sagrado na literatura. Questões teóricas e de hermenêutica; Identidade e Alteridade: conceitos, relações e a prática literária; Contadores de histórias da Amazônia ribeirinha; Ficção e Razão. Uma retomada das formas simples; co-autora de Teoria literária e hermenêutica ricoeuriana: um diálogo possível; Re-edição de Guilherme de Almeida: Natalika (Org., estudo introdutório e Glossário) e Encantamento. Acaso (estudo introdutório). Você e perto de 250 artigos. Deu cursos na universidade de Colônia, Alemanha (1989-1990). Vice-coordenadora do GT Literatura e Sagrado (ANPOLL). Coordenadora do simpósio Literatura e dramaturgia: entre o palco e a academia" (ABRALIC) de 2011 a 2018. Co-fundadora do Centro de Pesquisas Margens. Líder do Círculo de Estudos Avançados em Dramaturgia. https://scholar.google.com.br/citations?user=nFkeeYEAAAAJhl=pt-BRhttps://scholar.google.com.br/citations?user=nFkeeYEAAAAJhl=pt-BR 

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Fontoura Motta, G., & Frankl Sperber, S. (2024). O Teatro e o Ensino de Espanhol como ferramentas de inclusão e expressão: Combate ao etarismo e promoção de Direitos Humanos na Educação. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 7(2), 276–294. https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9130