O Teatro e o Ensino de Espanhol como ferramentas de inclusão e expressão
Combate ao etarismo e promoção de Direitos Humanos na Educação
Visualizações: 55DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9130Palavras-chave:
Teatro Online, Educação de Qualidade, Direitos Humanos, Inclusão Social, EtarismoResumo
Este estudo explora o audiodrama Los Ciegos, inspirado na peça simbolista “Os Cegos” (1890) de Maurice Maeterlinck. O projeto foi desenvolvido no curso online ¿Hablas Español?, voltado ao ensino de teatro e da língua espanhola para pessoas com mais de 60 anos, como parte do programa de extensão “universIDADE” da Unicamp. Utilizando o Teatro do Oprimido de Augusto Boal e os Jogos Teatrais de Viola Spolin, o projeto combate o etarismo e promove a expressão crítica e a inclusão social. A pesquisa explora como a interação e a criatividade no teatro ajudam os alunos a experienciar a interpretação ativa de narrativas sociais e digitais, fortalecendo o exercício da cidadania e combatendo fake news. Os resultados iniciais indicam melhorias na expressão e na superação do isolamento social, evidenciando o impacto positivo da educação artística. Alinhada aos Direitos Humanos, a pesquisa contribui para o 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, promovendo educação de qualidade e inclusão social.
Referências
AGÊNCIA IBGE. De 2010 a 2022, população brasileira cresce 6,5% e chega a 203,1 milhões. Agência de Notícias IBGE, 25 jul. 2024. Acesso em: 26 jul. 2024.
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 4º ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982. (Coleção Teatro Hoje, v. 30).
CONCEPCIÓN, Company. El español en América: de lengua de conquista a lengua patrimonial. Ciudad de México: El Colegio Nacional, 2021. Disponível em:
DIÁRIO DA MANHÃ PELOTAS. Em quais estados do Brasil o espanhol é amplamente falado? Publicado em 21 de outubro de 2022, às 19:12.
DORT, Bernard. Uma propedêutica da realidade. In: O TEATRO E SUA REALIDADE. Trad. Fernando Peixoto. São Paulo: Perspectiva, 1977. p. 22. Apud: SARRAZAC, Jean-Pierre. Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. São Paulo: Perspectiva, 2004.
DUBATTI, Jorge. Filosofía del Teatro III. El teatro de los muertos. Buenos Aires: Atuel, 2014a.
DUBATTI, Jorge. Experiência teatral, experiência tecnovivial: nem identidade, nem campeonato, nem superação evolucionista, nem destruição, nem vínculos simétricos. Rebento, São Paulo, no. 14, jan.-jun. 2021. Disponível em:
http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/609
FONTOURA MOTTA, Gabriel. Los ciegos - Maurice Maeterlinck. Episódio de podcast (audiodrama). Publicado em 27 out. 2023. Duração: 44 minutos. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/33aoxOTGXqt4pzEDZVuSz3
JORNAL HOJE - GLOBO. Idosos estão mais conectados à internet. Instagram, 09 de novembro de 2023.
MAETERLINCK, Maurice; Moler, L. B. Um teatro de Andróides (1945). Pitágoras 500, Campinas, SP, 3(1), 88-92, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8634738
MAETERLINCK, Maurice. Los Ciegos. (1890). Versión libre del Teatro Matacandelas, Bogotá, Colômbia. Sobre traducciones de G. Martínez Sierra, Antonio Villasalva y Carlos Vásquez. Año 2001. Disponível em: https://www.matacandelas.com/Guion-De-LosCiegos-De-MauriceMaeterlinck.html.
MARTÍN, Rafael Rosco; MOLINA, Beatriz; DEL RÍO, Ángela F. Las 25 viñetas de Mafalda más reivindicativas e ingeniosas. Elle España, Madrid, 22 maio 2024.
PORTAL G1. 6,4 milhões de casas do país não têm acesso à internet, diz IBGE. 09 nov. 2023, 12h44.
REVISTA EXAME. Além do inglês: quais os idiomas mais buscados pelos brasileiros em 2023? Segmento E-Carreira. Repórter Layane Serrano. Publicado em 14 de agosto de 2023, às 16h36. Última atualização em 15 de agosto de 2023, às 20h07.
RODRIGUES, Paloma; BARBIÉRI, Luiz Felipe. Câmara aprova versão final do novo Ensino Médio e envia texto para sanção; espanhol não será obrigatório. G1, 09 jul. 2024.
RODRIGUES, Larissa. Parlamentares pedem para Itamaraty apurar atuação de embaixadas para impedir espanhol obrigatório. CNN Brasil, 24 jul. 2024.
SILIÓ, Elisa. Seis nuevas carreras que nunca se ofertaron en España: neurociencia, ingenierías de satélites y estudios teatrales. El País, 13 jun. 2024.
SILVA, L. R.; CAMPEZZI, H. Estudantes que hostilizaram universitária por ter mais de 40 anos desistem da graduação. G1, 16 mar. 2013.
SPERBER, Suzi Frankl. Does suspension of disbelief – and of belief - explain the phenomenon of welcoming fake news?” Published in IJAHSSS Journal, Volume 5 Issue 8, Debasthan, Assam, August 2020. Manuscript Id : 1179451192 / ISSN: 2582-1601
SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais: O Fichário de Viola Spolin. Tradução: Ingrid Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2001.
ROMAGNOLLI, Luciana Eastwood; MUNIZ, Mariana de Lima. Teatro como acontecimento convival: uma entrevista com Jorge Dubatti. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 23, p. 251-261, 2014. DOI: 10.5965/1414573102232014251. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102232014251 DOI: https://doi.org/10.5965/1414573102232014251
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).