Desafios e potencialidades de uma abordagem decolonial no Ensino de Inglês no Brasil e a concepção da BNCC

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9142

Palavras-chave:

Ensino de inglês, BNCC, Inglês como Língua Franca, Decolonialidade, Abordagem decolonial

Resumo

Neste ensaio investiga-se como o ensino de inglês no Brasil, e as concepções presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reforça estruturas de colonialidade, perpetuando a visão do falante nativo como referência ideal. No trabalho argumenta-se que essa abordagem marginaliza epistemologias e variedades linguísticas locais, mantendo a hegemonia eurocêntrica. Propõe-se uma abordagem decolonial que reconheça o inglês como uma língua internacional, adaptável às realidades dos estudantes brasileiros, valorizando suas identidades e contextos culturais. O conceito de Inglês como Língua Franca é discutido como uma alternativa ao paradigma colonial, buscando uma educação mais democrática e inclusiva que incentive a apropriação crítica da língua pelos alunos.

Biografia do Autor

Caroline Martins dos Santos, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Estudos Linguísticos/ Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisa a formação inicial e continuada de professores de língua inglesa da escola pública. Obteve o título de mestre em Estudos Linguísticos pela mesma instituição, com pesquisa na área de Letramento Crítico. Possui experiência docente em ensino da língua inglesa em curso de extensão da UFMG, Ensino Médio do Colégio Técnico da UFMG (Coltec), Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet -MG) e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), além de coordenação pedagógica e produção de materiais didáticos. Interesses na área de Linguística Aplicada: Decolonialidade, Formação de Professores, Letramentos e Psicanálise e Educação. Atualmente atua como professora do departamento de Letras e Linguística (DELL) da Universidade Estadual de Minas Gerais e professora de língua inglesa do Colégio Santo Antônio.

Felipe de Paula Marques, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduando em Letras Português-Inglês pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Martins dos Santos, C., & De Paula Marques, F. (2024). Desafios e potencialidades de uma abordagem decolonial no Ensino de Inglês no Brasil e a concepção da BNCC. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 7(2), 84–104. https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9142