Educação em Direitos Humanos nas Escolas

Uma análise crítica dos Projetos Políticos Pedagógicos em Pirituba

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Autores

  • Rosana Machado dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Luciano Henrique Trindade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-7773-2694

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9219

Palavras-chave:

Gestão pública, Educação, Direitos Humanos, Gestão escolar, Políticas Públicas

Resumo

Este trabalho analisa a presença da Educação em Direitos Humanos (EDH) e dos Direitos Humanos (DH) nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) de escolas municipais da região de Pirituba, São Paulo. Através de uma pesquisa qualitativa documental, foram analisados os PPPs de 35 escolas disponíveis no site da Secretaria Municipal de Educação. Os resultados revelaram que apenas 11 escolas mencionaram a temática de DH e EDH em seus PPPs, e somente 4 demonstraram práticas efetivas. Conclui-se que há uma lacuna entre a legislação e a prática nas escolas quanto à implementação da EDH, e que a autonomia das escolas na elaboração dos PPPs resulta em baixa adesão a esses temas.

Biografia do Autor

Rosana Machado dos Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Tecnóloga em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Luciano Henrique Trindade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Administração (FEA-USP), Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Reis, R. M. dos, & Trindade, L. H. (2024). Educação em Direitos Humanos nas Escolas: Uma análise crítica dos Projetos Políticos Pedagógicos em Pirituba. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 7(2), 21–41. https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9219