Formação de professoras da Educação Infantil para Educação das Relações Étnico-Raciais
Analisando o Programa Erês da UEMG
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https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9252Palavras-chave:
Formação Continuada, Relações Étnico-Raciais, Educação Infantil, Lei 10.639/2003, Lei 11.645/2008Resumo
O artigo tem como objetivo analisar a formação de professoras da educação infantil para a Educação das Relações Étnico-Raciais a partir da experiência formativa construída no âmbito do Programa Erês. O Programa Erês: Curso de Formação Continuada em Educação Infantil, Infâncias e Relações Étnico-Raciais, iniciativa da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), visa à formação continuada de professoras para práticas pedagógicas sensíveis às relações étnico-raciais na educação infantil. O curso, realizado de forma online, integra temáticas sobre culturas africanas, afro-brasileira s e indígenas, propondo a desconstrução do racismo e a valorização da diversidade. A mediação das turmas enfrentou desafios como desigualdade tecnológica e diferentes níveis de compreensão do tema pelas cursistas. Utilizando estratégias interativas e reflexivas, buscou-se promover um ambiente de troca, apoio e desenvolvimento pedagógico. A formação impulsionou mudanças significativas, como o uso de práticas antirracistas e a inclusão de referências culturais representativas. Apesar das barreiras, o impacto positivo do curso reforçou a importância da educação antirracista na construção de uma sociedade mais justa e equitativa, destacando a relevância das professoras da educação infantil para transformar as práticas escolares cotidianas.
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