Formação de professoras da Educação Infantil para Educação das Relações Étnico-Raciais

Analisando o Programa Erês da UEMG

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Autores

  • Laura Regina Gouvea UEMG
  • Mariana Cavaca Alves do Valle UEMG
  • Otavio Henrique Ferreira da Silva UEMG
  • Romilda Oliveira Alves UEMG

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9252

Palavras-chave:

Formação Continuada, Relações Étnico-Raciais, Educação Infantil, Lei 10.639/2003, Lei 11.645/2008

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a formação de professoras da educação infantil para a Educação das Relações Étnico-Raciais a partir da experiência formativa construída no âmbito do Programa Erês. O Programa Erês: Curso de Formação Continuada em Educação Infantil, Infâncias e Relações Étnico-Raciais, iniciativa da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), visa à formação continuada de professoras para práticas pedagógicas sensíveis às relações étnico-raciais na educação infantil. O curso, realizado de forma online, integra temáticas sobre culturas africanas, afro-brasileira s e indígenas, propondo a desconstrução do racismo e a valorização da diversidade. A mediação das turmas enfrentou desafios como desigualdade tecnológica e diferentes níveis de compreensão do tema pelas cursistas. Utilizando estratégias interativas e reflexivas, buscou-se promover um ambiente de troca, apoio e desenvolvimento pedagógico. A formação impulsionou mudanças significativas, como o uso de práticas antirracistas e a inclusão de referências culturais representativas. Apesar das barreiras, o impacto positivo do curso reforçou a importância da educação antirracista na construção de uma sociedade mais justa e equitativa, destacando a relevância das professoras da educação infantil para transformar as práticas escolares cotidianas.

Biografia do Autor

Laura Regina Gouvea, UEMG

Licencianda em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). E-mail: laura.1397727@discente.uemg.br

Mariana Cavaca Alves do Valle, UEMG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). E-mail: mariana.valle@uemg.br

Otavio Henrique Ferreira da Silva, UEMG

Doutor e mestre em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, licenciado em pedagogia pela Universidade de Uberaba e em matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, bacharel em administração pela Faculdade Pitágoras de Betim. É professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, no Departamento de Educação, Campus Helena Antipoff - Ibirité/MG, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI/UEMG (mestrado) e do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública e Cidadania - PPGSPCID (mestrado) - Faculdade de Políticas Públicas - FaPPGeN/UEMG. Coordenador geral do "Programa Erês: Curso de Formação Continuada em Educação Infantil, Infâncias e Relações Étnico-Raciais". Líder dos grupos de estudos e pesquisas "Infâncias, Matemáticas e Relações Étnico-Raciais" - IMERER/CNPq e "Grupo de Estudos Periféricos" - GEP/CNPq. Pesquisa, ministra aulas e cursos sobre os temas: "educação infantil", "Infância", "periferia", "educação das relações étnico-raciais", "decolonialidade", "contracolonização", "emancipação", "gestão democrática", "cidadania", "democracia", "formação de professores", "o legado de Paulo Freire" e "etnomatemática". Filiado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED e à Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - PQ/UEMG (2023-2024/2024-2026).

Romilda Oliveira Alves, UEMG

Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). E-mail: romilda.alves@uemg.br

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UEMG. Projeto Pedagógico do Programa Erês: Curso de Formação Continuada em Infâncias, Educação Infantil e Relações Étinico-Raciais. Ibirité: UEMG, 2024.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Gouvea, L. R., Alves do Valle, M. C., Ferreira da Silva, O. H., & Oliveira Alves, R. (2024). Formação de professoras da Educação Infantil para Educação das Relações Étnico-Raciais: Analisando o Programa Erês da UEMG. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 7(2), 63–83. https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9252