Utilização de blogs na educação: Limites e possibilidades no desenvolvimento das habilidades de leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v3i1.4927

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Blog, Leitura, Multiletramento

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de discutir a utilização de Blogs no desenvolvimento da habilidade de leitura dos alunos, a partir de uma pesquisa realizada com os educadores da rede municipal de Belo Horizonte. A discussão envolveu questões relacionadas com a importância dessa ferramenta como promotora de leitores competentes, assim como quanto à sua utilização pelos educadores. Os resultados da pesquisa apontaram que a maioria dos educadores não utilizam Blogs como instrumento didático. Nesse sentido, o estudo buscou apontar as possibilidades de apropriação da ferramenta Blog como apoio ao processo de desenvolvimento das habilidades de leitura.

Biografia do Autor

Alexandre Fraga de Araújo, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Barra de São Francisco

Doutor em Educação pelo programa de Doutorado Latino-Americano em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo desde 2010, possui graduações em Ciência da Computação, Pedagogia e Educação Física. Possui as seguintes pós-graduações: Designer Instrucional para EAD; Planejamento, Implementação e Gestão da EAD, e Pedagogia da Alternância. Atuou como Coordenador do curso de Licenciatura em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), campus de Cachoeiro de Itapemirim. Atualmente é professor do Campus Barra de São Francisco - ES. Tem experiência na área de Novas tecnologias e Educação do Campo, com ênfase em informática na educação, ensino a distância e pedagogia da alternância.

Referências

BARBETTA, P.A. Estatística Aplicada às Ciências Sociais. 5ª ed. – Florianópolis: Ed. da UFSC, 2002.

BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson De Luca. Inclusão digital: polêmica contemporânea. EDUFBA, 2011.

BONILLA, Maria Helena. Inclusão Digital e Formação de Professores. Revista de Educação (Departamento de Educação da FCUL), vol XI, nº1, 2002, p. 43-50.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 31. ed. – São Paulo: Cortez, 1995.

GUTIERREZ, S. Mapeando caminhos de autoria e autonomia: a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de professores que cooperam em comunidades de pesquisadores. Porto Alegre: UFRGS, 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. 233p.

LEMKE, J. travels in Hypermodality (Working Draft). Visual Communication, vol.1, n 3, 2002.

LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002. 120p.

LORENZI, G.C.C, PÁDUA, T.R.W.. Blog nos anos iniciais do fundamental I: a reconstrução do sentido de um clássico infantil. In: ROJO, R., MOURA, E. (Orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

MENEZES, G., TOSHIMITSU, T., MARCONDES, B. Como usar outras linguagens na sala de aula. 6. Ed. 2ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2008.

MONEREO, C.; J. I. POZO. O aluno em ambientes virtuais: condições, perfil e competências. In: COLL, C.; MONEREO, C. (org.). Psicologia da Educação Virtual: Aprender e Ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 97- 117.

PALFREY, P., GASSER, U. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Tradução de Magda França Lopes; Revisão técnica de Paulo Gileno Cysneiros – Porto Alegre: Grupo A, 2011.

PRENSKY, Marc. H. sapiens digital: From digital immigrants and digital natives to digital wisdom. Innovate: journal of online education, v. 5, n. 3, p. 1, 2009.

PRÓ-LIVRO, INSITUTO. Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. 4ª edição. São Paulo, 2016.

ROJO, R., MOURA, E. (Orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2005.

_____. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

VYGOTSKY, L. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

XAVIER, A. (org.) Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

Downloads

Publicado

2021-08-19

Como Citar

Araújo, A. F. de. (2021). Utilização de blogs na educação: Limites e possibilidades no desenvolvimento das habilidades de leitura. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 3(1), 100–117. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v3i1.4927