Utilização de blogs na educação: Limites e possibilidades no desenvolvimento das habilidades de leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v3i1.4927

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Blog, Leitura, Multiletramento

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de discutir a utilização de Blogs no desenvolvimento da habilidade de leitura dos alunos, a partir de uma pesquisa realizada com os educadores da rede municipal de Belo Horizonte. A discussão envolveu questões relacionadas com a importância dessa ferramenta como promotora de leitores competentes, assim como quanto à sua utilização pelos educadores. Os resultados da pesquisa apontaram que a maioria dos educadores não utilizam Blogs como instrumento didático. Nesse sentido, o estudo buscou apontar as possibilidades de apropriação da ferramenta Blog como apoio ao processo de desenvolvimento das habilidades de leitura.

Biografia do Autor

Alexandre Fraga de Araújo, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Barra de São Francisco

Doutor em Educação pelo programa de Doutorado Latino-Americano em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo desde 2010, possui graduações em Ciência da Computação, Pedagogia e Educação Física. Possui as seguintes pós-graduações: Designer Instrucional para EAD; Planejamento, Implementação e Gestão da EAD, e Pedagogia da Alternância. Atuou como Coordenador do curso de Licenciatura em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), campus de Cachoeiro de Itapemirim. Atualmente é professor do Campus Barra de São Francisco - ES. Tem experiência na área de Novas tecnologias e Educação do Campo, com ênfase em informática na educação, ensino a distância e pedagogia da alternância.

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Publicado

19/08/2021

Como Citar

Araújo, A. F. de. (2021). Utilização de blogs na educação: Limites e possibilidades no desenvolvimento das habilidades de leitura. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 3(1), 100–117. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v3i1.4927