Por trás da tela: a experiência de ensino de estudantes da saúde no contexto da Covid-19

Autores

  • Eucenir Fredini Rocha Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina
  • Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7409-915X
  • Grupo de Educadores da Atenção Primária à Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Ana Carolina Basso Schmitt Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3685-6735

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v4i1.6193

Resumo

A pandemia COVID-19, como tragédia coletiva, trouxe também desafios nas atividades de ensino na saúde. Este ensaio foi elaborado por um grupo de educadores dedicados à formação dos estudantes das graduações em medicina, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional para Atenção Primária à Saúde, à luz de Walter Benjamin. No ensino remoto, a sensação de que o tempo passa rápido e de que um espaço específico se faz desnecessário, provoca uma falsa aproximação dos sujeitos e um afastamento da consciência histórica. Parece que houve um encolhimento do mundo, tudo está próximo, porém, nada está presente. A experiência está empobrecida. A narrativa é um convite a reflexões sobre educação em saúde, sobretudo na Atenção Primária à Saúde e o que pode estar por trás da tela tem muitas possibilidades, mas com certeza é necessário resgatar a humanização das relações.

Biografia do Autor

Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani, Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil

Médica (Faculdade Medicina do ABC), Mestra e Doutora em Medicina Preventiva (Faculdade Medicina da USP/FMUSP). Docente do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP e do Mestrado Profissional em Formação Interdisciplinar em Saúde (Faculdade de Odontologia/Faculdade de Saúde Pública/Escola de Enfermagem/Instituto de Psicologia da USP). Atuação e pesquisa: Promoção da saúde, educação interdisciplinar/interprofissional-(EIP), espiritualidade, práticas integrativas/complementares-PICS e saúde da população negra

Grupo de Educadores da Atenção Primária à Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Docentes e profissionais médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas
ocupacionais responsáveis pelos estudantes em atividades de assistência: Ana
Paula Andreotti Amorim, Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souza,
Carolina Hart Rodes, Daniela Regina Molini-Avejonas, Gustavo Kang Hong Liu,
Itamar de Souza Santos, Mariana Eri Sato, Ralf Braga Barroso, Silvia Cristina
Sawada, Tatiana Milla Mandia e Thais Moura Ribeiro do Valle Nascimento.

Ana Carolina Basso Schmitt, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil

Fisioterapeuta (Universidade do Sagrado Coração), Mestra em Educação Física (UNICAMP), Doutora em Saúde Pública (Faculdade de Saúde Pública da USP). Docente do Curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação de Ciências da Reabilitação do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP. Atuação e pesquisa: Atenção Primária à Saúde, Saúde Pública e Fisioterapia.

Downloads

Publicado

2022-10-05

Como Citar

Fredini Rocha, E., Camargo Gonçalves Germani, A. C., da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, G. de E. da A. P. à S., & Basso Schmitt, A. C. (2022). Por trás da tela: a experiência de ensino de estudantes da saúde no contexto da Covid-19. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 4(1), 22–41. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v4i1.6193