Educação em tempos de Redes em uma Sociedade de Consumidores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i1.4458

Palavras-chave:

Educação, tecnologia, redes sociais digitais, sociedade de consumo, subjetividade

Resumo

Este ensaio versa sobre a transformação das pessoas em mercadorias acerca da aceleração do tempo, do advento das redes sociais digitais e da comoditização da subjetividade. A partir das reflexões de Sygmunt Bauman, propõe-se a tratar a educação em tempos de redes considerando o cenário descrito da Sociedade de Consumidores, na Modernidade Líquida. A metodologia utilizada para este escrito foi a de revisão bibliográfica em torno dos conceitos que delimitaram a nossa perspectiva de pensar os devires como estratégia a ser adotada na contemporaneidade, apontando para uma necessária coletivização dos sujeitos, no intuito de retomar alianças ou criar novas nas comunidades em que vivemos.

Biografia do Autor

Mirian Raquel Mion, Universidade Federal do Rio Grande do sul

Doutoranda em Informática na Educação, mestre em Psicologia Social e Institucional e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Marie Jane Soares Carvalho

Doutora em Educação/UFRGS (1999). Mestre em Educação (1990). Graduação em Pedagogia (1982). Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2020-07-30

Como Citar

Mion, M. R., & Jane Soares Carvalho, M. (2020). Educação em tempos de Redes em uma Sociedade de Consumidores. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 2(1), 23–38. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i1.4458