Utilização de blogs na educação: Limites e possibilidades no desenvolvimento das habilidades de leitura
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v3i1.4927Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Blog, Leitura, MultiletramentoResumo
O presente trabalho tem o objetivo de discutir a utilização de Blogs no desenvolvimento da habilidade de leitura dos alunos, a partir de uma pesquisa realizada com os educadores da rede municipal de Belo Horizonte. A discussão envolveu questões relacionadas com a importância dessa ferramenta como promotora de leitores competentes, assim como quanto à sua utilização pelos educadores. Os resultados da pesquisa apontaram que a maioria dos educadores não utilizam Blogs como instrumento didático. Nesse sentido, o estudo buscou apontar as possibilidades de apropriação da ferramenta Blog como apoio ao processo de desenvolvimento das habilidades de leitura.Referências
BARBETTA, P.A. Estatística Aplicada às Ciências Sociais. 5ª ed. – Florianópolis: Ed. da UFSC, 2002.
BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson De Luca. Inclusão digital: polêmica contemporânea. EDUFBA, 2011.
BONILLA, Maria Helena. Inclusão Digital e Formação de Professores. Revista de Educação (Departamento de Educação da FCUL), vol XI, nº1, 2002, p. 43-50.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 31. ed. – São Paulo: Cortez, 1995.
GUTIERREZ, S. Mapeando caminhos de autoria e autonomia: a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de professores que cooperam em comunidades de pesquisadores. Porto Alegre: UFRGS, 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. 233p.
LEMKE, J. travels in Hypermodality (Working Draft). Visual Communication, vol.1, n 3, 2002.
LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002. 120p.
LORENZI, G.C.C, PÁDUA, T.R.W.. Blog nos anos iniciais do fundamental I: a reconstrução do sentido de um clássico infantil. In: ROJO, R., MOURA, E. (Orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
MENEZES, G., TOSHIMITSU, T., MARCONDES, B. Como usar outras linguagens na sala de aula. 6. Ed. 2ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2008.
MONEREO, C.; J. I. POZO. O aluno em ambientes virtuais: condições, perfil e competências. In: COLL, C.; MONEREO, C. (org.). Psicologia da Educação Virtual: Aprender e Ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 97- 117.
PALFREY, P., GASSER, U. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Tradução de Magda França Lopes; Revisão técnica de Paulo Gileno Cysneiros – Porto Alegre: Grupo A, 2011.
PRENSKY, Marc. H. sapiens digital: From digital immigrants and digital natives to digital wisdom. Innovate: journal of online education, v. 5, n. 3, p. 1, 2009.
PRÓ-LIVRO, INSITUTO. Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. 4ª edição. São Paulo, 2016.
ROJO, R., MOURA, E. (Orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2005.
_____. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
VYGOTSKY, L. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
XAVIER, A. (org.) Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.