Recursos tecnológicos como possibilidades para a prática pedagógica

Autores

  • Caroline Duailibi Felício Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, no 7º periodo. Atuação como estagiária remunerada no colégio Nossa Senhoras das Dores Unidade Pompeia em Belo Horizonte desde 2019. https://orcid.org/0000-0002-8125-4867
  • Clarice Cardoso Valentim Estudante do 7° período de graduação em Pedagogia (2017-2020) e estagiária na Escola Virtual da Diretoria de Formação, Aperfeiçoamento e Pós-Graduação do Ministério Público de Minas Gerais (2019 - atual). Atuação como estagiária na Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais (2018-2019) e como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2018-2020). https://orcid.org/0000-0002-8188-8114
  • Maria Luiza Moreira de Souza Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, no 6º periodo. Intercâmbista na Universidade do Porto em 2019, atualmente é estagiária remunerada no colégio Nossa Senhoras das Dores Unidade Pompeia em Belo Horizonte desde 2017. https://orcid.org/0000-0002-9626-4240
  • Maria Laura Moreira de Souza Moreira de Souza Iniciou a graduação de Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 2018. Formada pela Escola Estadual Padre Menezes. Encontrou espaço na universidade para estar em contato com os questionamentos que já a acompanhavam desde sua formação, no ensino médio, em uma escola humanista. As mais diversas experiências, como o intercâmbio cultural realizado na Itália, em 2014, foram marcantes para sua formação e trajetória enquanto sujeito no mundo. https://orcid.org/0000-0002-6127-8132
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros Professor do Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde - Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz https://orcid.org/0000-0003-4420-5406

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i1.4690

Palavras-chave:

recursos tecnológicos, educação, aprendizagem significativa.

Resumo

O presente trabalho, a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre recursos tecnológicos e educação, pretende provocar a reflexão sobre o uso destas ferramentas como estratégias didáticas que proporcionem aprendizagens significativas aos educandos. Para esta discussão, autores como Freire, Sancho e Ausubel fomentam, junto às normas educacionais vigentes, os conceitos e as perspectivas de um ensino significativo e práticas pedagógicas promotoras de uma participação ativa do educando no processo de aprendizagem. O professor, mediador, e o aluno, protagonista, se envolvem na construção do conhecimento, ressignificando as práticas escolares. Nesse sentido, é sabido que a adoção de recursos tecnológicos, ainda hoje, é um grande desafio aos docentes que não estão preparados, cabendo reconhecer a necessidade de cursos de formação inicial e continuada para incentivar e conscientizar quanto ao uso de tecnologias para auxiliarem na melhoria da qualidade da educação.

Biografia do Autor

Caroline Duailibi Felício, Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, no 7º periodo. Atuação como estagiária remunerada no colégio Nossa Senhoras das Dores Unidade Pompeia em Belo Horizonte desde 2019.

Graduanda em Pedagogia  pela Universidade do Estado de Minas Gerais, no 7º periodo. Atuação como estagiária remunerada no colégio Nossa Senhoras das Dores Unidade Pompeia em Belo Horizonte desde 2019.

Clarice Cardoso Valentim, Estudante do 7° período de graduação em Pedagogia (2017-2020) e estagiária na Escola Virtual da Diretoria de Formação, Aperfeiçoamento e Pós-Graduação do Ministério Público de Minas Gerais (2019 - atual). Atuação como estagiária na Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais (2018-2019) e como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2018-2020).

Estudante do 7° período de graduação em Pedagogia (2017-2020) e estagiária na Escola Virtual da Diretoria de Formação, Aperfeiçoamento e Pós-Graduação do Ministério Público de Minas Gerais (2019 - atual). Atuação como estagiária na Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais (2018-2019) e como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2018-2020).

Maria Luiza Moreira de Souza, Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, no 6º periodo. Intercâmbista na Universidade do Porto em 2019, atualmente é estagiária remunerada no colégio Nossa Senhoras das Dores Unidade Pompeia em Belo Horizonte desde 2017.

Graduanda em Pedagogia  pela Universidade do Estado de Minas Gerais, no 6º periodo. Intercâmbista na Universidade do Porto em 2019,  atualmente é estagiária remunerada no colégio Nossa Senhoras das Dores Unidade Pompeia em Belo Horizonte desde 2017.

Maria Laura Moreira de Souza Moreira de Souza, Iniciou a graduação de Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 2018. Formada pela Escola Estadual Padre Menezes. Encontrou espaço na universidade para estar em contato com os questionamentos que já a acompanhavam desde sua formação, no ensino médio, em uma escola humanista. As mais diversas experiências, como o intercâmbio cultural realizado na Itália, em 2014, foram marcantes para sua formação e trajetória enquanto sujeito no mundo.

Iniciou a  graduação de Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 2018. Formada pela Escola Estadual Padre Menezes.  Encontrou espaço na universidade para estar em contato com os questionamentos que já a acompanhavam desde sua formação, no ensino médio, em uma escola humanista. As mais diversas experiências, como o intercâmbio cultural realizado na Itália, em 2014, foram marcantes para sua formação e trajetória enquanto sujeito no mundo.

Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Professor do Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde - Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz

Professor do Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde - Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz

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Publicado

2020-07-30

Como Citar

Felício, C. D., Valentim, C. C., Souza, M. L. M. de, Souza, M. L. M. de S. M. de, & Barros, M. D. M. de. (2020). Recursos tecnológicos como possibilidades para a prática pedagógica. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 2(1), 99–116. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i1.4690