O trabalho de pesquisadoras durante a Pandemia da COVID-19: Relatos e Reflexões de Práticas Possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i2.5084

Palavras-chave:

Palavras-chave, Mulheres acadêmicas, pandemia, COVID-19, práticas emergentes.

Resumo

Resumo: Vivemos a mais impactante pandemia da história mundial, causada pelo novo coronavírus, Sars-CoV-2. Diante da necessidade de isolamento social e do conjunto de estratégias e ações voltadas para o controle e informação acerca da pandemia que leva a COVID-19, surge a proposta deste relato de experiência. Objetivamos, contar como tem funcionado nesse contexto, os encontros de grupos de trabalho, reuniões com orientadoras, entrevistas, o processo de produção acadêmica e grupos de estudos, além de outras práticas. Entendemos o quanto a tecnologia tem sido necessária e potente na manutenção de nossos trabalhos e pesquisas, e acreditamos em uma prática inclusiva que abarque realidades na/para além da Universidade. Acreditamos que esses espaços e plataformas devem compor nossas práticas de forma suplementar, ou seja, como suporte ou acréscimo ao trabalho e por isso não acreditamos que essas condições devam se manter posteriormente a pandemia.

Biografia do Autor

Camila Silva Marques Serrati, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Psicologia na linha de pesquisa Processos Psicossociais em Saúde e Educação pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU (2018-2020). Graduada (Bacharelado e Formação de Psicólogo) em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU (2017). Membro do Fórum sobre Medicalização - Núcleo Uberlândia. Atua principalmente nos seguintes temas: Psicologia Histórico-Cultural, Psicologia e Educação, aprendizagem e desenvolvimento humano, atuação do psicólogo escolar e educacional, Medicalização da Educação, formação de educadores/professores, processos criativos e Arte.

Kamila Carleto Fernandes, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2018). Durante a graduação, foi bolsista FAPEMIG por dois anos, desenvolvendo pesquisas sobre a Formação de Professores, na área de Psicologia Escolar e Educacional. Atualmente é mestranda (bolsista CAPES) no Programa de Pós-graduação em Psicologia na Universidade Federal de Uberlândia na linha de pesquisa Processos Psicossociais em Saúde e Educação. Tem desenvolvido pesquisas sobre a relação escola e família, atuação de psicólogos em contextos escolares, formação e atuação de psicólogos.  Tem experiência na área de Psicologia Escolar, já atuou em rede de ensino privado como Orientadora Educacional, trabalhando principalmente com o Ensino Fundamental II, no acompanhamento de discentes do 6º ao 9º ano, atendimento às famílias, rodas de conversa com alunos e acompanhamento de estudos e notas.

Referências

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Publicado

2021-02-12

Como Citar

Serrati, C. S. M., & Fernandes, K. C. (2021). O trabalho de pesquisadoras durante a Pandemia da COVID-19: Relatos e Reflexões de Práticas Possíveis. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 2(2), 377–390. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i2.5084