Perspectivas dos docentes de Educação Infantil em torno do Ensino Remoto: Dificuldades e expectativas
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v3i1.5433Resumo
O ano de 2020 trouxe consigo questões intensas da relação saúde e educação. Pela questão do isolamento social advindo da pandemia COVID-19, uma das mudanças mais bruscas deste cenário é a necessidade de relacionar-se de forma quase que exclusiva por meio das tecnologias. E para a educação, além disso estão sendo os debates sobre o ensino remoto e ensino híbrido. Perante essa realidade, este estudo tem como objetivo apresentar caminhos e possibilidades do ponto de vista formativo, para que os profissionais que atuam na Educação Infantil, reconhecidas suas particularidades, possam elaborar sentidos e significados positivos para o uso das tecnologias digitais como aliadas do processo de aprendizagem dos educandos dessa faixa etária. Para tanto, a pesquisa de cunho qualitativo e exploratório foi realizado em três fases (i) entrevista com professores da educação infantil, por meio de questionário (ii) revisão bibliográfica de literatura sobre as peculiaridades da educação infantil e sociedade (iii) análise dos dados obtidos no questionário. Ao refletir sobre estes dados, é imprescindível trazer a importância de uma nova estruturação da formação inicial dos professores, o que acaba por demandar novas promulgações de legislações baseadas nas novas competências exigidas no professor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.