Educação em tempo de pandemia: o ensino de língua materna utilizando mídias sociais e aplicativos de comunicação instantânea
teaching mother tongue using social media and instant communication applications
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v3i1.5759Resumo
A missão da escola é oferecer uma educação que possibilite ao educando extrapolar os saberes formais estabelecidos nos currículos, transformando-se em um cidadão consciente, crítico e criativo pronto para viver em uma sociedade globalizada. Nesse sentido, durante o afastamento social imposto pela pandemia da Covid-19, o grande desafio da escola e dos componentes curriculares têm sido motivar os alunos a continuarem seus estudos a distância. Assim, o presente texto discorre sobre duas propostas pedagógicas, implementadas pelo componente língua portuguesa com os alunos do ensino médio, em 2020, em uma escola da rede pública estadual do município de Belo Horizonte. Essas ações envolveram os/as estudantes em oficinas de produção de texto e fóruns de discussão, contribuindo para que eles/elas compreendessem as dimensões relacionadas às práticas de uso e reflexão da língua.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.