O ENSINO DE LIBRAS L2 NA FORMAÇÃO DE DISCENTES GRADUANDOS SURDOS EM LETRAS-LIBRAS:

relato de experiência no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6796

Palavras-chave:

Discente Surdo, Libras, Ensino Superior

Resumo

https://www.youtube.com/watch?v=uKyve7c7riA

Este artigo tem como objetivo desenvolver uma análise descritiva de natureza qualitativa acerca das informações sobre experiências de discentes surdos atuando nos estágios como futuros professores de libras como segunda língua (L2) para ouvintes. A partir do levantamento teórico realizado, foram observadas, como resultados principais, a importância do uso real da língua de sinais e da abordagem comunicativa, bem como de sua autonomia de aplicação adequada no processo do ensino dessa língua; a necessidade de mudanças didático-metodológicas neste contexto, assim como na forma de ensino contextualizado durante as produções dos discursos sinalizados pelos aprendizes ouvintes. Dessa forma, destaca-se os aspectos da modalidade da língua, suas implicações linguísticas, estruturais, socioculturais e históricas, que são importantes na construção dos saberes por parte dos discentes das licenciaturas sobre como são construídas as identidades de um sujeito surdo.

Palavras-chave

Discente surdo; Libras; Ensino Superior.

Biografia do Autor

Profa. Dra. Renata Rodrigues de Oliveira Garcia, Universidade Federal de Goiás

É professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás/UFG, no curso de Licenciatura em Letras: Libras. Possui graduação em Licenciatura de Letras: Libras, modalidade à distância pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), graduação em Artes Visuais com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Goiás (2001), especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2004), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (2016) e doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2021). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Educação de Surdos, Ensino de Língua de Sinais, Léxico e Terminologia e Qualidade de Vida. Possui certificado de proficiência no uso e no ensino da Libras - nível superior, pelo PROLIBRAS/UFSC - MEC. Foi professora tutora da primeira Licenciatura em Letras: Libras da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, no pólo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG. (2008-2011)

Profa. Dra. Andréa dos Guimarães de Carvalho, Universidade Federal de Goiás

Pós Doutora em Análise do Discurso. Doutora em Letras/Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Educação pela UFG, graduada em Letras:Libras pela UFG, Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1996), em Pedagogia pela UAB/UnB (2013) e em Letras/Libras pela UFG/GO (2016). Especialista em Audiologia pelo CEFAC (2002), em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar pela UnB (2008) e Especialista em Docência em Libras (2016). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Goiás (UFG), nas disciplinas de linguística em língua de sinais, ensino de Libras e literatura surda desde 2016 e do Curso de Pós-Graduação em Libras pela UFG e pela Uníntese.

Prof. Ms. Gilmar Garcia Marcelino, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Licenciatura de Letras: Libras, modalidade à distância, pela Universidade Federal de Santa Catarina, no polo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2006-2010), graduação em Pedagogia pela Universidade Salgado de Oliveira (2003-2006) e graduação em Teologia pela Faculdade Batista do Paraná (2016-2022). Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2006-2007). Mestre em Estudos de Tradução pela Universidade de Brasília (2016-2018). Doutorando em Linguística pela Universidade de Brasília (2021-atual). Professor efetivo do curso de Libras da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí - GO (2014-2018). Atualmente é professor efetivo do curso de Letras: Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa da Faculdade de Letras pela Universidade Federal de Goiás. Possui certificado de proficiência no uso e no ensino da Libras - nível superior, pelo PROLIBRAS/UFSC - MEC. Tem experiência na área de Tradução, Linguística e Ensino, com ênfase em Linguística e Tradução, atuando principalmente no seguinte tema: professores de Libras.

Referências

ALMEIDA FILHO, J.C.P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 3a edição, Campinas: Pontes, 2002.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Brasília: Senado Federal, 2002.

______ . Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Brasília: Senado Federal, 2005.

CHOMSKY, N. The logical basis of linguistic theory. In.: Preprints, Ninth International Congress of Linguistics. Cambridge: Massachussets, 1965. 509–574.

FELIPE, T.A. Libras em Contexto: Curso Básico. Livro Professor. 8 ed. Rio de Janeiro: MEC, 2001.

GESSER, A. Metodologia de ensino em Libras como L2. Florianópolis: UFSC, 2010. Disponível em < https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoPedagogico/metodologiaDeEnsinoEmLibrasComoL2/assets/629/TEXTOBASE_MEN_L2.pdf>. Acessado em 11 de julho de 2022.

_________ . Um olho no professor surdo e outro na caneta. Ouvintes aprendendo a Língua Brasileira de Sinais. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas em 2006. Disponível em < https://cultura-sorda.org/wp-content/uploads/2015/04/Tesis_Gesser_2006.pdf> . Acessado em 06 de julho de 2022.

HYMES, D. On Communicative Competence. In.: PRIDE, J. B. e HOLMES, J. Sociolinguistics. England: Penguin Books, 1972. 381 p. p.269-293.

PEREIRA, M.C.C. Bilinguismo e educação de surdos. Intercâmbio Rev. São Paulo, v.19, p. 62-67, 2009.

WIDDOWSON, H.G. O ensino de línguas para a comunicação. Trad. José Carlos P. de Almeida Filho. Campinas: Ponte, 1991.

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

Garcia, R. R. de O., Carvalho, A. dos G. de, & Marcelino, G. G. (2022). O ENSINO DE LIBRAS L2 NA FORMAÇÃO DE DISCENTES GRADUANDOS SURDOS EM LETRAS-LIBRAS:: relato de experiência no ensino superior. Revista SCIAS Língua De Sinais, 1(1), 120 – 130. https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6796