INDÍGENAS SURDOS, IDENTIDADE CULTURAL E A INTERCULTURALIDADE EM OUTRA PERSPECTIVA

Autores

  • Cristiane Barrivieira Laureth UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM
  • DIONES CLEI TEODORO LOPES UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM
  • Maria Christine Berdusco Menezes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM
  • RITA DE CÁSSIA SILVA SANGLARD UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM https://orcid.org/0000-0001-8744-5333

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6797

Palavras-chave:

Libras, indígena, bilinguismo, cultura surda

Resumo

https://youtu.be/VGz3kkYjYuE

Este artigo discute a inclusão de indígenas surdos nas escolas de educação básica e o ensino bilíngue. Como objetivo geral optou-se por levantar e dar visibilidade as práticas desenvolvidas em algumas regiões do Brasil referente à inclusão de alunos indígenas surdos na educação formal, especificamente os anos inicias e finais do ensino fundamental. O método utilizado foi o dialético que implica sempre em revisão e reflexão crítica. Os dados foram analisados a partir das referências Libras, indígena surdo e bilinguismo, tendo como base o método Histórico Cultural de Vigotski (2007). Os resultados mostram que há sinais compartilhados pelos surdos nas aldeias, por eles criados e que fazem parte da sua própria Língua. Conclui-se que é necessário identificar os elementos culturais que constituem sua identidade, bem como os contextos em que emergem os sinais linguísticos surdos próprios à cultura e como se legitimam e entrelaçam com a Língua de Sinais Brasileira.

Palavras-chave

Libras; indígena; bilinguismo; cultura surda.

Biografia do Autor

Cristiane Barrivieira Laureth, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá-PR (UEM), e-mail: cristianelaurethpitanga@gmail.com.

Maria Christine Berdusco Menezes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM

Doutora em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá-PR (UEM); https://orcid.org/0000-0002-3097-5242; e-mail: mcbmenezes@uem.br.

RITA DE CÁSSIA SILVA SANGLARD, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá-PR (UEM), e-mail: rsilvasanglard@yahoo.com.br.

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

Barrivieira Laureth, C., CLEI TEODORO LOPES, D., Christine Berdusco Menezes, M., & DE CÁSSIA SILVA SANGLARD, R. (2022). INDÍGENAS SURDOS, IDENTIDADE CULTURAL E A INTERCULTURALIDADE EM OUTRA PERSPECTIVA. Revista SCIAS Língua De Sinais, 1(1), 147 – 162. https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6797