LIBRAS COMO LÍNGUA MINORITÁRIA:

ESTRATÉGIAS DE ACESSO E CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PRODUZIDO SOBRE E PELA COMUNIDADE SURDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6802

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Políticas Linguísticas, Comunidade Surda, Libras

Resumo

https://youtu.be/biEuataxCKY

A problemática debatida neste artigo leva em consideração os avanços relativos ao reconhecimento linguístico da comunidade surda nas últimas décadas, ante à política linguística que outorga predomínio à língua portuguesa na produção científica brasileira. Objetivamos debater formas mais inclusivas de disseminação do conhecimento, principalmente em publicações que tematizam a surdez e a educação de surdos. Assim, questionamos: é possível desenvolver estratégias para que a produção e a circulação do conhecimento científico se tornem mais acessíveis ou democráticas? Realizamos um levantamento bibliográfico, juntamente à análise de materiais e repositórios que permitem a socialização do conhecimento científico em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em geral, os repositórios que socializam estudos sobre a educação de surdos não desenvolvem uma forma alternativa ou democrática de divulgação em Libras. Essas ações ocorrem de forma fragmentada em periódicos e livros, bem como, também não são totalmente articuladas e integrativos nos regulamentos para a produção de TCC’s nas licenciaturas analisadas.

Palavras-Chave:

Divulgação Científica. Políticas Linguísticas. Comunidade Surda. Libras.

Biografia do Autor

Paula Aparecida Diniz Gomides, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pedagoga pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Mestra em Educação pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. E-mail: paulagomides@ufmg.br. Pesquisadora das áreas de letramento, decolonização e educação de surdos. 

Ana Regina e Souza Campello, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)

Ana Regina e Souza Campello, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: acampello@ines.gov.br. Professora doutora do Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Tiago da Silva Ribeiro, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)

Tiago da Silva Ribeiro, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: tiago@ines.gov.br. Professor doutor do Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Erliandro Felix Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Erliandro Felix Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: leandro.felix1980@gmail.com. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté, Taubaté, SP, Brasil.

William Velozo Francioni, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

William Velozo Francioni, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Ilha Solteira, São Paulo, Brasil. E-mail: william.francioni@ifsp.edu.br. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté, Taubaté, SP, Brasil.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 30 set. 2022.

BRASIL. Lei nº 10. 436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 27 mar. 2021.

BRASIL. Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm#art1. Acesso em: 06 abr. 2021.

BRASIL. Lei nº 12.319 de 1º de setembro de 2010. Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12319.htm. Acesso em: 31 jul. 2021.

BRASIL. Lei nº 12.711 de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 01 out. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 06 abr. 2021.

BRASIL. Censo da Educação Superior 2019. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/Apresentacao_Censo_da_Educacao_Superior_2019.pdf. Acesso em: 02 ago. 2021.

BRASIL. Lei nº 14.191 de 3 de agosto de 2021. 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/Lei/L14191.htm. Acesso em: 25 set. 2021.

CHAIBUE, K.; AGUIAR, T. C. A Colonialidade sobre o Surdo. Editora Arara Azul. Revista Virtual de Cultura Surda. Edição nº 13, 2014. Disponível em: http://editora-arara-azul.com.br/portal/index.php/revista/edicoes-revista/edicao-14. Acesso em: 28 mai. 2020.

CHALHUB, T.; RIBEIRO, T. da S. (orgs.). Reflexões de um mundo em pandemia: educação, comunicação e acessibilidade. Rio de Janeiro: Ayvu, 2020. Disponível em: https://4c940ada-a8f2-4241-ab73-4171a11a5dc8.usrfiles.com/ugd/4c940a_7dd2bd65b600437aa48cd765d9bec7b4.pdf. Acesso em: 19 out. 2021.

EIJI, H. Identidades Surdas. Blog Cultura Surda. Disponível em: https://culturasurda.net/identidades-surdas/ s/d. Acesso em julho de 2022.

FREITAS, D. A.; EULÁLIO, W. E. S. Os surdos e o ensino superior no Brasil: uma reflexão. Revista Eletrônica Nacional de Educação Física, v. 10, n. 15, 26 jun. 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/2621/2782#:~:text=O%20pa%C3%ADs%20tinha%2C%20em%202016,%2C52%25%20do%20total). Acesso em: 02 ago. 2021.

MARCHESAN, A.; CARPENEDO, R. F. Capacitismo: entre a designação e a significação da pessoa com deficiência. Revista Trama, v. 17, n. 40, p. 45-55. 2021. DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v17i40.26199

MEGALE, A. Educação bilíngue de línguas de prestígio no Brasil: uma análise dos documentos oficiais. The Especialist. Volume 39, número 2, ano 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/38653. Acesso em: 09 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i2a4

LARA, F. A. de. Acesso aberto ao conhecimento científico e acessibilidade na percepção da pessoa surda. 2014. 94 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/handle/1/819. Acesso em: 09 nov. 2021.

QUADROS, R. M. de. Situando as diferenças implicadas na educação de surdos: inclusão/exclusão. Revista Ponto de Vista, UFSC, n. 5, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/pontodevista/article/view/1246. Acesso em: 09 nov. 2021.

QUADROS, R. M. de. O primeiro curso de graduação em Letras Língua Brasileira de Sinais: Educação à distância. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.10, n.2, p.169-185. 2009. Disponível em: https://www.porsinal.pt/index.php?ps=artigos&idt=artc&cat=7&idart=281. Acesso em: 22 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v10i2.984

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In.: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas Buenos Aires: CLACSO, 2005, p.117- 142. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/12_Quijano.pdf. Acesso em: 09 nov. 2021.

RIBEIRO, T. da S. Novas formas de divulgação do conhecimento científico. E-docente. 29 jun. 2021. Disponível em: https://www.edocente.com.br/blog/educacao/novas-formas-de-divulgacao-do-conhecimento-cientifico/. Acesso em: 02 ago. 2021.

SÁ, T. M. de.; FRANCISCO, G. da S. A. M.; BOURGUIGNON, S. C. Biocinais: recurso com licenças abertas em ambiente ava auxilia na divulgação de conhecimento científico bilingue em cursos de Pós-Graduações. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.7, p.72124-72142. 2021. Disponível em: file:///C:/Users/conta/Downloads/33121-84595-1-PB.pdf. Acesso em: 02 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-406

SILVA, R. C. da. Gêneros emergentes em Libras da esfera acadêmica: a prova como foco de análise. 2019. 241f. Tese (Doutorado em Linguística). Programa de Pós-Graduação em Linguística. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. 2018. Disponível em: https://libras.ufsc.br/wp-content/uploads/2018/11/Regulamento-de-TCC-1-1.pdf. Acesso em: 22 out. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Anexo II. O Trabalho de Conclusão de Curso. Disponível em: http://www.letraslibras.ufpr.br/projeto-pedagogico-do-curso/. Acesso em: 22 out. 2021.

WALSH, C.; OLIVEIRA, L. F. de; CANDAU, V. M. Colonialidade e pedagogia decolonial: Para pensar uma educação outra. Arquivos Analíticos de Políticas educativas, v. 26, n. 83, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326558994_Colonialidade_e_pedagogia_decolonial_Para_pensar_uma_educacao_outra. Acesso em: 09 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.26.3874

ZUIN, A. A. S.; BIANCHETTI, L. O produtivismo na era do “publique, apareça ou pereça”: um equilíbrio difícil e necessário. Cadernos de Pesquisa, v. 45, n. 158, pp. 726-750. 2015. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/3294. Acesso em: 09 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/198053143294

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

Aparecida Diniz Gomides, P., e Souza Campello, A. R., da Silva Ribeiro, T., Felix Silva, E., & Velozo Francioni, W. (2022). LIBRAS COMO LÍNGUA MINORITÁRIA: : ESTRATÉGIAS DE ACESSO E CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PRODUZIDO SOBRE E PELA COMUNIDADE SURDA. Revista SCIAS Língua De Sinais, 1(1), 195 – 213. https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6802