Extensão Universitária como Possibilidade de Formação Docente:

uma experiência na Educação de e para Surdos

Autores

  • Gabriel Pigozzo Tanus Cherp Martins

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6848

Palavras-chave:

Formação Docente, Inclusão de Surdos, Libras, Educação de Surdos

Resumo

https://www.youtube.com/watch?v=2BrBoM1fOTs

A inclusão de Surdos é um grande desafio para professores e para todo o sistema educacional, uma vez que é um processo de ensinar e aprender o qual envolve algumas especificidades que devem ser apreendidas durante a formação docente. O presente artigo busca refletir sobre a formação docente para e na educação de Surdos. Para isso apresenta ao leitor uma experiência de um curso extensionista de formação continuada que aborda questões às quais atravessam a educação de Surdos como metodologias, práticas, avaliações e currículo. Durante a formação foi possível identificar algumas lacunas existentes no percurso formativo dos cursistas, assim como seus anseios, sonhos e perspectivas pós-formação. Mesmo passando 20 anos da aprovação da Lei de Libras é necessário (re)pensar a formação docente e romper com algumas amarras que dificultam o desabrochar de uma educação de qualidade.

Palavras-Chave:

Formação Docente; Inclusão de Surdos; Libras, Educação de Surdos.

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

Pigozzo Tanus Cherp Martins , G. (2022). Extensão Universitária como Possibilidade de Formação Docente: : uma experiência na Educação de e para Surdos. Revista SCIAS Língua De Sinais, 1(1), 35–51. https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6848